Pesquisar No Site
Megaoperação da Secretaria de Serviços Públicos é realizada no Porto Novo
Megaoperação da Secretaria de Serviços Públicos é realizada no Porto Novo
O bairro Porto Novo recebe diversos serviços realizados pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep).

#PraCegoVer: Funcionário em caminhão cesto aéreo realiza poda de árvore que encosta na rede primária de energia (Foto: Divulgação/PMC)
Entre os trabalhos realizados estão manutenção de bloquetes nas vias do bairro, limpeza e desobstrução de bocas de lobo utilizando técnica de hidrojateamento e poda de árvores que estavam em contato com a rede primária de energia.
O hidrojateamento consiste na aplicação de um jato de água de alta pressão dentro de uma tubulação para limpá-la ou desobstruí-la. A alta velocidade da água gera uma pressão que destrói os objetos que estão impedindo o fluxo dentro de uma tubulação, sem danificá-la.
Os resíduos mais comuns encontrados nas bocas de lobo são areia (arrastada para dentro da tubulação pela maré alta), resíduos verdes (folhas, galhos e grama) e lixo como papéis, sacos plásticos, canudos, fraldas descartáveis, garrafas pet, garrafas de vidro, entre outros.
A manutenção nos bloquetes é necessária devido às erosões causadas pelo tempo, proporcionando perigo no tráfego de pedestres e veículos. A equipe da Sesep realiza a manutenção da via, retirando os bloquetes antigos, nivelando a base com bica corrida e reaproveitando as peças que não foram danificadas utilizando uma camada de areia para o reassentamento.
Os bloquetes como pavimento das ruas de Caraguatatuba são uma alternativa para fornecer um serviço de drenagem mais eficiente. (saiba mais clicando aqui)
Todos os serviços foram iniciados na quinta-feirfa (05/03) pela equipe Regional Sul da Sesep, que conta com oito funcionários e maquinário específico para cada um dos trabalhos.
Nelson de Oliveira
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Basquete Caraguá vence DNK por 61 a 30 pela Copa Metropolitana Sub-17 em casa
A equipe Sub-17 de Caraguatatuba conquistou mais uma vitória na Copa Metropolitana de Basquete. Jogando em casa, no sábado (8), o Basquete Caraguá venceu o DNK do Vale Basketball, de Jacareí, por 61 a 30. A partida foi disputada no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) e terminou com vantagem
Nova eleição on-line da CIPA da Prefeitura de Caraguatatuba é nesta quinta-feira (3/9)
Os servidores públicos escolhem nesta quinta-feira (3/9) 12 representantes na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) da Prefeitura de Caraguatatuba da Gestão 2026/2027, seis titulares e seis suplentes por meio do voto eletrônico. A votação eletrônica é das 6h às 18h, exclusivamente no site http://cipaa.caraguatatuba.sp.gov.br/. Para votar, o servidor
Copa da Criança de Futebol abre competição com rodada de muitos gols em Caraguatatuba
O Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) e o Campo do Perequê-Mirim receberam a primeira rodada da Copa da Criança de Futebol, no sábado (29) com partidas nas categorias feminino e masculino. A competição reuniu jovens atletas, familiares, comissões técnicas e amantes do esporte. Na categoria sub-7, o Projeto Nova
2º Simpósio Educacional começa nesta quarta-feira com formação e lançamento do Currículo da Educação Infantil
Caraguatatuba realiza, de quarta-feira (26) a sexta-feira (28), o 2º Simpósio Educacional, com três dias de formação voltados aos profissionais da rede municipal de ensino e participação de especialistas em educação antirracista, inclusão, neurodiversidade, avaliação biopsicossocial e saberes tradicionais. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o
Prefeitura de Caraguatatuba faz a entrega de alvarás para artesãs que participam da Feira de Mulheres Empreendedoras do Tinga
Na segunda-feira (17), foi realizada cerimônia de entrega dos alvarás que autorizam 100 mulheres empreendedoras a comercializarem seus produtos na Feira “Elas Caiçaras”, na praça situada no encontro da Avenida Marechal Deodoro da Fonseca com Avenida Brasília, no bairro Tinga. A Feira funciona todo sábado, das 16h às 22h, e