Pesquisar No Site

Família e escola: Caraguatatuba reafirma a importância da parceria com dia municipal sobre o tema

Publicado em: 17/02/2020
Família e escola: Caraguatatuba reafirma a importância da parceria com dia municipal sobre o tema
Família e escola: Caraguatatuba reafirma a importância da parceria com dia municipal sobre o tema

O ano letivo começou. A escola, mais do que uma instituição que se dedica ao processo de ensino e aprendizagem entre alunos e docente, é uma das instituições mais importantes na vida de uma pessoa.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior interage com crianças fantasiadas durante evento na EMEFEBS Ricardo Luques Sammarco Serra, no bairro Praia das Palmeiras. (Imagem: Divulgação /PMC)

Com foco nisso, para que a família e a escola formem uma equipe, a Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria de Educação, promoveu neste sábado (15/02), o “Dia Municipal da Família na Escola”.

A data também foi definida para a realização da primeira reunião de pais. Foi uma oportunidade para que os pais e responsáveis pudessem conhecer melhor os professores, funcionários e equipe gestora da escola.

Cada uma das 56 unidades escolares do município realizou práticas diferenciadas: teve competição de fantasias de carnaval, bazar de artesanatos, pintura de rosto, desenho, jogos de tabuleiro, esportes coletivos, apresentações de dança, cama elástica, entre outras brincadeiras.

O prefeito Aguilar Junior, acompanhado pela secretária de Educação, Márcia Paiva, visitou três unidades escolares durante o sábado.

Pela manhã, esteve na EMEF Luis Silvar do Prado, no bairro Casa Branca, onde acompanhou a entrega de kits escolares e falou sobre o projeto da Prefeitura de Caraguatatuba que retoma a educação em tempo integral.

#PraCegoVer: CEI/EMEI ADI Adriana Aparecida Cassiano, no bairro Perequê Mirim, posa para foto acompanhada do prefeito Aguilar Junior. (Imagem: Divulgação /PMC)

Nessas unidades, além das aulas da base curricular, serão oferecidas no contraturno, oficinas culturais (dança, música, teatro, artes), e atividades esportivas (atletismo, ginástica, xadrez e jogos cooperativos). Haverá também orientação à pesquisa e aos estudos, aulas de resolução de problemas matemáticos, hora da leitura, aulas de informática, práticas de educação ambiental e qualidade de vida.

O prefeito Aguilar Junior esclareceu que o principal objetivo da escola em tempo integral é ampliar a formação dos alunos. Isso implica estimular o desenvolvimento em diversas dimensões: cognitiva, afetiva, ética, físico-corporal, cidadã, etc. Significa ir além dos conteúdos e cuidar também da inteligência emocional, integrando artes, idioma, música, esportes, literatura.

A implantação do projeto está sendo realizada com verba orçamentária do município, tendo em vista o corte das verbas federais destinadas para essa finalidade. Os projetos pedagógicos de cada escola terão características diversas e aspectos diferenciados, determinados pelas peculiaridades culturais da comunidade local.

No período da tarde as visitas foram realizadas nas unidades CEI/EMEI ADI Adriana Aparecida Cassiano, no bairro Perequê Mirim e na EMEFEBS (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Bilíngue para Surdos) Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra, na Praia das Palmeiras.

#PraCegoVer: Profissionais do setor de educação inclusiva posam para foto . (Imagem: Divulgação /PMC)

A secretária de Educação, Márcia Paiva, explicou que a escola é uma comunidade que faz parte da vida dos alunos. Nesse ambiente são formados vínculos importantes. Muito da vida social dos alunos também acontece dentro do ambiente escolar. As comemorações e festividades são lembranças que carregamos. “A presença dos pais e responsáveis, além de colaborar com os múltiplos aspectos escolares, inclusive o disciplinar, é uma valiosa ferramenta para o professor se achegar ao aluno, conhecê-lo bem, compreendê-lo, ajustar o processo pedagógico, fazer com que a aprendizagem se torne concreta”, disse.

Dia da Amizade e combate ao Bullying

O Dia Nacional da Amizade e de Combate do Bullying, 14 de fevereiro, também foi comemorado, nas unidades escolares de Caraguatatuba com atividades que buscaram refletir a importância da relação afetiva entre as pessoas.

Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas. O termo surgiu a partir do inglês bully​, palavra que significa tirano, brigão ou valentão, na tradução para o português.

Caraguatatuba realiza desde abril de 2019 o projeto “Saúde Mental nas Escolas: Valorização da Vida” promovendo encontros, rodas de conversas e capacitações para promoção da saúde mental e prevenção da violência autoprovocada (mutilação).

 

Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura prorroga prazo do Concurso de Fotografia para 'Dia do Observador de Aves' até 1° de maio
Prefeitura prorroga prazo do Concurso de Fotografia para ‘Dia do Observador de Aves’ até 1° de maio

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, informa a prorrogação do prazo para o Concurso de Fotografia em celebração ao ‘Dia do Observador de Aves’, até a próxima quarta-feira (1°/05). Portanto, os interessados em concorrer ainda podem se increver e enviar a foto

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 15 - Vida terrestre ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/04/2024
Após vitória, times se preparam para a semifinal do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo
Após vitória, times se preparam para a semifinal do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo

No último domingo (7), os gramados de Caraguatatuba tremeram com jogos das quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo. Logo na primeira partida disputada no Campo Estrela do Morro, no Morro do Algodão, o EC Beira Mar enfrentou o EC Primavera e venceu por 3

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 08/04/2024
Prefeitura informa mudança no local de atendimento do núcleo Morro do Algodão a partir de segunda-feira
Prefeitura informa mudança no local de atendimento do núcleo Morro do Algodão a partir de segunda-feira

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, informa que a partir da próxima segunda-feira (29/04), o atendimento realizado no Núcleo do Morro do Algodão será transferido para a Central de Benefícios, situada na Rua Senador Feijó, 165, Jardim Aruan. A mudança visa oferecer uma estrutura mais

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 26/04/2024
Famílias atendidas pelo CREAS enriquecem cultura e história de Caraguatatuba no MACC
Famílias atendidas pelo CREAS enriquecem cultura e história de Caraguatatuba no MACC

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu uma visita guiada ao Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) para as famílias assistidas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O evento, realizado nesta quinta-feira (25), fez parte das comemorações do aniversário de

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 29/04/2024
CREAS e CMDMC promovem evento que destaca os direitos das mulheres
CREAS e CMDMC promovem evento que destaca os direitos das mulheres

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba (CMDMC) promoveu, na última semana, uma reunião nas dependências do Creas, com o tema “Empoderamento Feminino”. O evento, que faz parte das celebrações do mês das mulheres, teve o

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 03/04/2024