Pesquisar No Site
Família e escola: Caraguatatuba reafirma a importância da parceria com dia municipal sobre o tema

Família e escola: Caraguatatuba reafirma a importância da parceria com dia municipal sobre o tema
O ano letivo começou. A escola, mais do que uma instituição que se dedica ao processo de ensino e aprendizagem entre alunos e docente, é uma das instituições mais importantes na vida de uma pessoa.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior interage com crianças fantasiadas durante evento na EMEFEBS Ricardo Luques Sammarco Serra, no bairro Praia das Palmeiras. (Imagem: Divulgação /PMC)
Com foco nisso, para que a família e a escola formem uma equipe, a Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria de Educação, promoveu neste sábado (15/02), o “Dia Municipal da Família na Escola”.
A data também foi definida para a realização da primeira reunião de pais. Foi uma oportunidade para que os pais e responsáveis pudessem conhecer melhor os professores, funcionários e equipe gestora da escola.
Cada uma das 56 unidades escolares do município realizou práticas diferenciadas: teve competição de fantasias de carnaval, bazar de artesanatos, pintura de rosto, desenho, jogos de tabuleiro, esportes coletivos, apresentações de dança, cama elástica, entre outras brincadeiras.
O prefeito Aguilar Junior, acompanhado pela secretária de Educação, Márcia Paiva, visitou três unidades escolares durante o sábado.
Pela manhã, esteve na EMEF Luis Silvar do Prado, no bairro Casa Branca, onde acompanhou a entrega de kits escolares e falou sobre o projeto da Prefeitura de Caraguatatuba que retoma a educação em tempo integral.

#PraCegoVer: CEI/EMEI ADI Adriana Aparecida Cassiano, no bairro Perequê Mirim, posa para foto acompanhada do prefeito Aguilar Junior. (Imagem: Divulgação /PMC)
Nessas unidades, além das aulas da base curricular, serão oferecidas no contraturno, oficinas culturais (dança, música, teatro, artes), e atividades esportivas (atletismo, ginástica, xadrez e jogos cooperativos). Haverá também orientação à pesquisa e aos estudos, aulas de resolução de problemas matemáticos, hora da leitura, aulas de informática, práticas de educação ambiental e qualidade de vida.
O prefeito Aguilar Junior esclareceu que o principal objetivo da escola em tempo integral é ampliar a formação dos alunos. Isso implica estimular o desenvolvimento em diversas dimensões: cognitiva, afetiva, ética, físico-corporal, cidadã, etc. Significa ir além dos conteúdos e cuidar também da inteligência emocional, integrando artes, idioma, música, esportes, literatura.
A implantação do projeto está sendo realizada com verba orçamentária do município, tendo em vista o corte das verbas federais destinadas para essa finalidade. Os projetos pedagógicos de cada escola terão características diversas e aspectos diferenciados, determinados pelas peculiaridades culturais da comunidade local.
No período da tarde as visitas foram realizadas nas unidades CEI/EMEI ADI Adriana Aparecida Cassiano, no bairro Perequê Mirim e na EMEFEBS (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Bilíngue para Surdos) Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra, na Praia das Palmeiras.

#PraCegoVer: Profissionais do setor de educação inclusiva posam para foto . (Imagem: Divulgação /PMC)
A secretária de Educação, Márcia Paiva, explicou que a escola é uma comunidade que faz parte da vida dos alunos. Nesse ambiente são formados vínculos importantes. Muito da vida social dos alunos também acontece dentro do ambiente escolar. As comemorações e festividades são lembranças que carregamos. “A presença dos pais e responsáveis, além de colaborar com os múltiplos aspectos escolares, inclusive o disciplinar, é uma valiosa ferramenta para o professor se achegar ao aluno, conhecê-lo bem, compreendê-lo, ajustar o processo pedagógico, fazer com que a aprendizagem se torne concreta”, disse.
Dia da Amizade e combate ao Bullying
O Dia Nacional da Amizade e de Combate do Bullying, 14 de fevereiro, também foi comemorado, nas unidades escolares de Caraguatatuba com atividades que buscaram refletir a importância da relação afetiva entre as pessoas.
Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas. O termo surgiu a partir do inglês bully, palavra que significa tirano, brigão ou valentão, na tradução para o português.
Caraguatatuba realiza desde abril de 2019 o projeto “Saúde Mental nas Escolas: Valorização da Vida” promovendo encontros, rodas de conversas e capacitações para promoção da saúde mental e prevenção da violência autoprovocada (mutilação).
Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Festival Muvúka promove extensa programação com expressões culturais afro-brasileiras neste fim de semana em Caraguatatuba
O Festival de Cultura Afro – Muvúka é destaque na programação cultural deste fim de semana em Caraguatatuba. No sábado e domingo (26 e 27/4), o Polo Cultural do Travessão, na zona sul da cidade, recebe diversas atrações – apresentações artísticas, palestras (inclusive do Sebrae), fórum cultural, rodas de conversa, oficinas, atividades para as crianças

Caraguatatuba oferece 125 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 125 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (14/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Atletas de Judô de Caraguatatuba se destacam no Inter-Regional Paulista em São Bernardo do Campo
Quatro atletas de judô de Caraguatatuba disputaram a fase Inter-Regional Paulista nas categorias sub-18 e sub-21, na cidade de São Bernardo do Campo, no último sábado (12), e conquistaram bons resultados para o município. Yasmim Siqueira ficou com a medalha de bronze na categoria sub-21 até 78kg. Com a colocação,

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de

Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10 de abril (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana”. A atividade faz parte da programação de aniversário de Caraguatatuba. A entrada é gratuita