Pesquisar No Site
Praça do Caiçara recebe 1ª edição da Semana da Arte Contra a Barbárie

Praça do Caiçara recebe 1ª edição da Semana da Arte Contra a Barbárie
A Praça do Caiçara recebe nesta sexta-feira (14), a partir das 11h30, a 1ª edição da Semana da Arte Contra a Barbárie. O evento é gratuito e aberto ao público.
A Semana da Arte Contra a Barbárie é um movimento realizado em diversas cidades do País com a intenção de promover a liberdade de expressão e os direitos humanos, combatendo todo e qualquer tipo de repressão.
Em Caraguatatuba o projeto foi abraçado pela professora de Artes do 1º, 2º e 3º do Ensino Médio do Colégio Imperatrice, Carla Terra, que também é membro do Fórum de Cultura do Litoral Norte.
Ela conta que a ideia de participar da causa veio a partir de um trabalho que vinha desenvolvendo com seus alunos com o apoio dos professores Ricardo Catarina e Carlos Nery sobre a Semana da Arte Moderna – que ocorreu em São Paulo entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922 – e que coincide com o ato da Semana da Arte Contra a Barbárie.
“A sala de aula se tornou pequena para este projeto tão importante e então decidimos expandir até alcançar outras pessoas que também quisessem abraçar a causa”, contou.
Durante o evento será gravado o “Samba do Artigo Quinto”, com letra de Newton Moreno e música de Fernanda Maia, que fala sobre a liberdade através da arte.
Ao longo do encontro também haverá um recital de poemas e pinturas feitas pelos alunos, além de performances teatrais, oficinas gratuitas, apresentações de danças folclóricas e projeções artísticas nas paredes do museu.
A Semana da Arte Contra a Barbárie tem o apoio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.
Confira a programação
11h30 – Pintura e poesia (com os alunos do Ensino Médio)
15h – Oficinas de Encadernação Artesanal e faixas e cartazes
15h30 – Performance com Hannah Ferreira – “Deu um nó”
16h – Gravação do “Samba do Artigo Quinto”
17h – Performance “Intertexto”
18h – Ato “Peço castigo” – Poema de Pablo Neruda
19h – Maracatu Odé da Mata
19h40 – Projeções com Cineclube Sambaqui
Drielly Leite
Jornalista Responsável: Mara Cirino
Informações à Imprensa (12) 3897-5660 ou imprensa.fundacc@gmail.com
Veja Também Recentes

Aulas de Prevenção a Risco e Queda é sucesso entre idosos e PcDs em Caraguatatuba
Uma das aulas mais divertidas, animadas e frequentadas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), é a “Prevenção a Risco e Queda”, com o professor Leandro Lopes. Nos encontros, que ocorrem as terças e quintas-feiras, das 11h às 12h, Lopes trabalha a consciência corporal,

Cursos gratuitos em parceria com Etec de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento têm início
Uma oportunidade de qualificação para ingressar no mercado de trabalho ou reciclagem para os empregados. Esse é o objetivo dos cursos gratuitos oferecidos pelo governo municipal em parceria com Escola Técnica Estadual e Programa de Qualificação profissional básica do Centro Paula Souza (Etec) para jovens e adultos, que iniciaram nesta

CaraguaPrev recadastra aposentados e pensionistas aniversariantes de abril
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promove a prova de vida anual obrigatória dos aposentados e pensionistas aniversariantes de abril presencialmente até dia 30 (quarta-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro, ou on-line por meio do aplicativo Minha Previdência. O CaraguaPrev é o responsável

Caraguatatuba oferece 146 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 146 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (28/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de