Pesquisar No Site
Praça do Caiçara recebe 1ª edição da Semana da Arte Contra a Barbárie
Praça do Caiçara recebe 1ª edição da Semana da Arte Contra a Barbárie
A Praça do Caiçara recebe nesta sexta-feira (14), a partir das 11h30, a 1ª edição da Semana da Arte Contra a Barbárie. O evento é gratuito e aberto ao público.
A Semana da Arte Contra a Barbárie é um movimento realizado em diversas cidades do País com a intenção de promover a liberdade de expressão e os direitos humanos, combatendo todo e qualquer tipo de repressão.
Em Caraguatatuba o projeto foi abraçado pela professora de Artes do 1º, 2º e 3º do Ensino Médio do Colégio Imperatrice, Carla Terra, que também é membro do Fórum de Cultura do Litoral Norte.
Ela conta que a ideia de participar da causa veio a partir de um trabalho que vinha desenvolvendo com seus alunos com o apoio dos professores Ricardo Catarina e Carlos Nery sobre a Semana da Arte Moderna – que ocorreu em São Paulo entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922 – e que coincide com o ato da Semana da Arte Contra a Barbárie.
“A sala de aula se tornou pequena para este projeto tão importante e então decidimos expandir até alcançar outras pessoas que também quisessem abraçar a causa”, contou.
Durante o evento será gravado o “Samba do Artigo Quinto”, com letra de Newton Moreno e música de Fernanda Maia, que fala sobre a liberdade através da arte.
Ao longo do encontro também haverá um recital de poemas e pinturas feitas pelos alunos, além de performances teatrais, oficinas gratuitas, apresentações de danças folclóricas e projeções artísticas nas paredes do museu.
A Semana da Arte Contra a Barbárie tem o apoio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.
Confira a programação
11h30 – Pintura e poesia (com os alunos do Ensino Médio)
15h – Oficinas de Encadernação Artesanal e faixas e cartazes
15h30 – Performance com Hannah Ferreira – “Deu um nó”
16h – Gravação do “Samba do Artigo Quinto”
17h – Performance “Intertexto”
18h – Ato “Peço castigo” – Poema de Pablo Neruda
19h – Maracatu Odé da Mata
19h40 – Projeções com Cineclube Sambaqui
Drielly Leite
Jornalista Responsável: Mara Cirino
Informações à Imprensa (12) 3897-5660 ou imprensa.fundacc@gmail.com
Veja Também Recentes
Escola transforma leitura e matemática em protagonistas da aprendizagem com projeto educacional em Caraguatatuba
Tecnologia, leitura, matemática e protagonismo estudantil se encontraram na EMEI/EMEF “Profº Jorge Passos”, no bairro Jaraguazinho, no dia 12 de maio, para cerimônia de certificação das plataformas ‘Elefante Letrado’ e ‘Matific’. A ação integra o projeto “Escola Conectada”, iniciativa que tem transformado a rotina dos alunos por meio do uso
Atletas de Caraguatatuba conquistam 16 medalhas em torneio regional da Federação Aquática Paulista
A equipe de natação de Caraguatatuba foi destaque no 4º Torneio Regional da 6ª Região da Federação Aquática Paulista (FAP), disputado no Centro Esportivo João do Pulo, em Pindamonhangaba, no último sábado (16). Os atletas somaram 16 medalhas entre provas individuais e confirmaram o bom momento da modalidade no município.
PAT de Caraguatatuba abre inscrições para curso gratuito de Inglês
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba está com inscrições abertas, até dia 2 de junho, para curso gratuito de Inglês em níveis diferentes de conhecimento da língua. As aulas têm como objetivo qualificar moradores do município para atuação nas áreas de turismo, comércio e recepção. São 45
Caraguatatuba amplia eventos promovidos por empreendedores locais em espaços públicos
Empreendedores de Caraguatatuba passaram a contar com um modelo que permite a realização de eventos em espaços públicos do município. A iniciativa fortalece o comércio local, movimenta a economia e amplia as opções de lazer para moradores e turistas. Os eventos são organizados pelos próprios empreendedores e dependem de autorização
Caraguatatuba promove programação especial durante o Mês do Meio Ambiente com ações educativas e sustentáveis
Em celebração ao Mês do Meio Ambiente, comemorado em junho, Caraguatatuba preparou uma programação especial com atividades gratuitas voltadas à conscientização ambiental, sustentabilidade e valorização dos recursos naturais do município. As ações serão realizadas ao longo de todo o mês e incluem plantio de mudas, limpeza de praias, palestras, educação