Pesquisar No Site
Educação Inclusiva de Caraguatatuba reúne profissionais especializados para ações de 2020
Educação Inclusiva de Caraguatatuba reúne profissionais especializados para ações de 2020
Aconteceu nesta sexta-feira (07/02), na sede da Secretaria de Educação de Caraguatatuba, a primeira reunião geral do setor de Educação Inclusiva do município. Cerca de 80 profissionais especialistas participaram do evento que teve como proposta o alinhamento das ações para o ano letivo.

#PraCegoVer: Educadoras posam para foto ao lado de quadro com símbolo da educação inclusiva . (Imagem: Divulgação /PMC)
A secretária de Educação, Márcia Paiva, realizou a abertura do encontro dando boas-vindas aos educadores ressaltando a grandiosidade e importância do trabalho que realizam.
“Criar na escola um ambiente capacitador e inclusivo para crianças com deficiência depende, em grande parte, de profissionais que tenham uma compreensão clara sobre educação inclusiva e que assumam o compromisso de ensinar a todas as crianças”, disse.
Educação inclusiva é uma modalidade de educação que inclui alunos com qualquer tipo de deficiência ou transtorno, ou com altas habilidades em escolas de ensino regular.
A diversidade proposta pela escola inclusiva é proveitosa para todos. De um lado estão os alunos com deficiência, que usufruem de uma escola preparada para ajudá-los com o aprendizado e do outro, os demais alunos que aprendem a conviver com as diferenças de forma natural, a desenvolver o respeito e a paciência.

#PraCegoVer: Em pé, diretora do setor de educação inclusiva fala ao microfone para educadores que estão sentados em cadeiras escolares . (Imagem: Divulgação /PMC)
A diretora do setor, Adriana Bueno Coelho, explica que entre as ações propostas para o ano de 2020 está a valorização do protagonismo e de boas práticas docentes; atividades em datas alusivas buscando sempre o envolvimento e integração com as famílias; promoção de minicursos para divulgar boas práticas já realizadas.
“Temos boas ideias realizadas no atendimento educacional especializado, por exemplo, que é um trabalho conjunto entre o profissional especializado e o educador para checar se existem barreiras para a aprendizagem”, disse.
O calendário de eventos e ações para 2020 será intenso e abordará diversos temas. Já na próxima semana, duas importantes ações serão realizadas. Na sexta-feira, dia 14 de fevereiro, as unidades escolares abordarão o tema Combate ao Bullying. Na mesma data também é comemorado o Dia da Amizade. No sábado, dia 15, será comemorado o Dia Municipal da Família na Escola, quando acontecerá a primeira reunião do ano com pais e responsáveis.
Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Caraguatatuba conta com 120 vagas de emprego no PAT nesta quarta-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba disponibiliza 120 vagas de emprego nesta quarta-feira (7), para diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos devem ser entregues presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato pode consultar os
Caraguatatuba antecipa preparação da rede de saúde para reforçar vigilância contra o sarampo
A Prefeitura de Caraguatatuba está antecipando a preparação da rede municipal para identificação e atendimento de possíveis casos suspeitos de sarampo. A medida integra o trabalho preventivo da Secretaria de Saúde, e considera o cenário epidemiológico e o fluxo intenso de pessoas que chegam ao município durante a temporada. Como
Cine Hartãt exibe documentário indígena “Do Colo da Terra” no dia 17 de outubro em Caraguatatuba
O projeto Cine Hartãt exibe no dia 17 de outubro (sábado), às 19h, o documentário “Do Colo da Terra”, dirigido por Renata Meirelles e David Vêluz. A sessão é gratuita e ocorre no Ponto de Cultura Viva Espaço Hartãt – Acervo Indígena, em Caraguatatuba. A exibição marca o encerramento do
Inscrições abertas: Projeto Vozes do Litoral mapeia artistas e coletivos da cultura Hip-Hop do Litoral Norte
Artistas, coletivos, produtores e agentes culturais do movimento hip-hop já podem participar do projeto Vozes do Litoral, que realiza mapeamento de pessoas e iniciativas que atuam na cena dos quatro municípios do Litoral Norte. As inscrições seguem até o dia 14 de outubro (quarta-feira). A iniciativa tem como objetivo conhecer,
Caraguatatuba recebe primeira doação do Programa de Aquisição de Alimentos e beneficia cerca de 700 pessoas
O Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba recebeu, na última quarta-feira (30), a primeira doação vinculada ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea. A ação resultou na destinação de 1.220 quilos de alimentos para sete instituições sociais cadastradas no programa, beneficiando aproximadamente 700 pessoas