Pesquisar No Site
Prefeitos do Circuito Litoral Norte buscam ações para gestão de resíduos sólidos na alta temporada

Prefeitos do Circuito Litoral Norte buscam ações para gestão de resíduos sólidos na alta temporada
Aconteceu na tarde desta quinta-feira (06/02) uma reunião do Circuito Litoral Norte Paulista na Secretaria de Turismo de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Logotipo do Circuito Litoral Norte Paulista . (Imagem: Divulgação /PMC)
Estiveram presentes os prefeitos Aguilar Junior, de Caraguatatuba; Delcio Sato, de Ubatuba; Maria das Graças Ferreira (Gracinha), de Ilhabela; e o secretário de Governo de São Sebastião, Luiz Carlos de Carvalho.
Na pauta constaram assuntos como a elaboração de um plano de gestão de resíduos sólidos voltados ao Litoral Norte.
A iniciativa sugere a criação de estações de transbordo que são pontos de transferência intermediários de resíduos coletados na cidade, criados em função da considerável distância entre a área de coleta e o local de destinação final.
Nas estações de transbordo, os resíduos são compactados e colocados em carretas de maior capacidade que levam os resíduos até o aterro sanitário.
A iniciativa resultará numa significativa redução orçamentária com relação às verbas destinadas ao transporte dos resíduos, além da circulação de caminhões pelas rodovias que cortam a região.
Atualmente os resíduos coletados nas cidades do Litoral Norte são enviados para aterros sanitários em Tremembé ou Jambeiro. Porém, os municípios sofrem com o transporte na alta temporada e quando há interdições na Rodovia dos Tamoios por conta de chuvas, cujos acumulados ultrapassem os 100 milímetros.

#PraCegoVer: Representantes do Circuito Litoral Norte Paulista durante reunião. Estão sentados em cadeiras de madeiras e reunidos ao redor de mesa com tampo branco (Imagem: Divulgação /PMC)
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, compartilhou com os outros prefeitos as ações pertinentes à questão da administração de resíduos, já realizadas em Caraguatatuba.
O município, por exemplo, dispõe de três Ecopontos distribuídos nas regiões Norte, Sul e Centro. Os Ecopontos são áreas públicas licenciadas para transbordo e triagem, destinadas ao recebimento de resíduos de construção civil, podas e materiais recicláveis, entregues voluntariamente por munícipes ou catadores.
O programa de coleta seletiva é outra realidade no município e os números apontam que tanto os munícipes quanto os veranistas estão atentos e aderindo às boas práticas de cuidados com o meio ambiente. A coleta seletiva recolhe, em média, 60 toneladas de lixo reutilizável por mês e na alta temporada esse número aumenta para 80 toneladas.
Qualificação e Esporte
Outro item pautado pelos representantes do Circuito Litoral Norte foi um encontro com presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf. O objetivo do encontro é viabilizar a implantação no Litoral Norte de sedes do chamado Sistema S: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI, SESC, SESI e SENAC). O encontro está pré-agendado para acontecer no mês de março, na cidade de Ubatuba.
O prefeito Aguilar Junior falou sobre a importância das formações em parceria com o SENAI. “Realizamos 18 cursos em 2019 e tivemos resultados muito positivos com a absorção da mão de obra, melhor qualificação de profissionais já atuantes e a geração de oportunidades para jovens com uma formação reconhecida pelo mercado. Para 2020 já temos 15 cursos programados, iniciando no dia 10 de fevereiro com o curso de reparador de aparelhos eletrodomésticos da linha branca”, disse.
Recursos hídricos
Para o próximo encontro com os representantes do Circuito Litoral Norte Paulista será colocado em pauta o tema Gestão de Recursos Hídricos.
A intenção é de viabilizar uma reunião com representantes do Governo do Estado de São Paulo sobre o Comitê de Bacia Hidrográfica do Litoral Norte (CBH-LN) para tratar dos eventos e ações para avaliação das propostas para aplicação dos recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) destinados ao CBH-LN.
Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Secretaria de Serviços Públicos promove ações nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos destinou, entre os dias 7 e 14 de abril, grupos descentralizados de trabalhadores para executarem a limpeza, operações tapa-buracos, pinturas, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e consertos em boca de lobos ruas, avenidas, praças, prédios públicos e quadras esportivas das

Alunos do 6º ano da EMEF Professor Auracy Mansano aprendem e se divertem com lançamento de foguete de garrafa pet
A quarta-feira (30/4) foi dia de aprendizado e diversão para os alunos do 6º anos da EMEF Professor Auracy Mansano, no Jetuba, zona norte de Caraguatatuba. As crianças tiveram aula com os professores Rafael Silva Nunes (Ciências) e Osias de Barros Anunciação (Ciências e Matemática) sobre como montar um foguete

Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela

Caraguatatuba realiza feira de adoção de cães e gatos neste sábado
Dez animais estarão à espera de um novo lar na Feira de Adoção realizada neste sábado (5), das 12h às 16h, nas dependências do Serramar Shopping, em Caraguatatuba. O evento é organizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em conjunto com as ONGs de proteção animal, Anjo de Patas

Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” é destaque em Caraguatatuba; quinta-feira
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realiza nesta quinta-feira (10/4), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário da