Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba realiza capacitação dos conselheiros tutelares eleitos

Prefeitura de Caraguatatuba realiza capacitação dos conselheiros tutelares eleitos
A Prefeitura de Caraguatatuba, através do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realiza de 11 a 13 de dezembro a capacitação dos dez conselheiros tutelares eleitos no último pleito realizado no mês de outubro. A ação acontece no salão Monteiro Lobato, na sede da secretaria de educação.

#PraCegoVer: Em pé, Promotora dos Direitos Humanos e a da Infância e Juventude de Caraguatatuba, fala ao microfone. Ao fundo um telão onde é projetado conteúdo da capacitação. (Fotos: Divulgação /PMC)
De acordo com a presidente do CMDCA, Cintia Alves, a capacitação tem como objetivo apresentar e estreitar os vínculos dos conselheiros com toda a rede de proteção à criança e ao adolescente.
“A comunicação entre a rede deve acontecer com o menor ruído possível. Por isso, o CMDCA tem uma agenda de formação continuada para que o trabalho de todos, e principalmente do Conselho Tutelar, alcance cada vez mais excelência no município”, destaca.
Na parte da manhã desta quarta-feira (11), esteve presente o defensor público Rodrigo Calejon, que se apresentou oficialmente aos novos conselheiros e falou sobre a atuação da Defensoria no Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Em continuidade, a promotora dos Direitos Humanos e a da Infância e Juventude de Caraguatatuba, Dra. Regiane Maria Heil Portes, explanou de maneira muito clara sobre os artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que mais embasam as atividades cotidianas dos conselheiros tutelares, relacionadas às suas funções legais, suas atribuições.
“É muito importante que haja uma conexão entre a rede protetiva, que fiquem claras as atribuições e responsabilidades de todos os envolvidos. Além disso, focamos bastante em conduzir a atuação deles pautada no fortalecimento dos vínculos da criança e do adolescente com sua família de origem, pautados sempre na legislação, Estatuto da Criança e do Adolescente e Constituição Federal”, disse.

#PraCegoVer: Em pé, Promotora dos Direitos Humanos e a da Infância e Juventude de Caraguatatuba, fala ao microfone para conselheiros tutelares e integrantes da rede de atendimento que estão sentados em carteiras escolares. (Fotos: Divulgação /PMC)
Com carga horária total de 24 horas, a capacitação abrangerá palestras, dinâmicas e contará com a participação de integrantes da rede de atendimento, atuantes nas atividades, que abordarão temas como: rede socioassistencial, atividades de rotina de acolhimento; visitas técnicas, estudos de caso, medidas protetiva, código de ética, rede PROTEGE, entre outros.
A posse dos 10 conselheiros tutelares eleitos está marcada para o dia 10 de janeiro de 2020 e acontecerá em todo território nacional. O mandato é valido para o período de 2020-2024.
Caraguatatuba dispõe de duas sedes do Conselho Tutelar, sendo uma na região central e outra na Zona Sul do município, inaugurada em dezembro de 2017 pelo prefeito Aguilar Junior.
Serviço
Em todo o Brasil qualquer cidadão pode para registrar uma denúncia de violência através de três canais: Disque 100, aplicativo Proteja Brasil e Ouvidoria Online.
Disque 100: O usuário disca para o número 100, passa pelo atendimento eletrônico e, após selecionar a opção desejada, é encaminhado ao atendimento humano. O atendente registra a denúncia e fornece o número do protocolo.
Aplicativo Proteja Brasil: O usuário vai à loja de aplicativos do seu celular e faz o download, gratuitamente, do aplicativo Proteja Brasil, disponível para iOs e Android. Rapidinho, respondendo um formulário simples, o usuário registra a denúncia, a qual será recebida pela mesma central de atendimento do Disque 100. Se quiser acompanhar a denúncia, basta ligar para o Disque 100 e fornecer dados da denúncia.
Ouvidoria Online: O usuário preenche o formulário disponível em http://www.humanizaredes.gov.br/ouvidoria-online/ e registra a denúncia, a qual também será recebida pela mesma central de atendimento do Disque 100. Se quiser acompanhar a denúncia, basta ligar para o Disque 100 e fornecer dados da denúncia.
Adriana Rodrigues
Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba realiza abertura de novas exposições no aniversário da cidade
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abriu no último sábado (19), três novas exposições – “Edna Lins – Tributo”, que apresenta uma homenagem em memória da pintora (1937 – 2022); “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma coleção

Cerimônia “Barcos ao Mar” marca fim do defeso do camarão neste domingo
A 26ª edição da tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, será realizada neste domingo (27/4), às 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Na ocasião, a comunidade pesqueira do município se reúne para pedir a proteção de São Pedro Pescador e

Xadrez e tênis masculino de Caraguatatuba se classificam para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude
Caraguatatuba recebeu neste fim de semana (26 e 27) a fase sub-regional do 40º Jogos Abertos da Juventude (sub-18) com as modalidades futebol de campo masculino, damas feminino, xadrez masculino e tênis masculino. Com os resultados, as equipes de xadrez e tênis masculino de Caraguatatuba garantiram a classificação para a

Grupos de Cultura Popular de Caraguatatuba visitam Museu Afro Brasil
A Cia. de Moçambique do Perequê-Mirim e Grupo Maracatu Odé da Mata, grupos de cultura popular de Caraguatatuba, estiveram no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em São Paulo, em um enriquecedor encontro de intercâmbio cultural no último sábado (5). A ação teve como objetivo fortalecer o vínculo entre os integrantes

Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê é destaque na programação cultural do fim de semana
Aproximadamente 30 pessoas participaram no último sábado (26/4), de uma saída fotográfica pelas margens do Rio Juqueriquerê, realizada pelo fotógrafo Gustavo Grunewald. A ação integra o projeto Clube da Fotografia, idealizado e coordenado pelo profissional, que também é artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).