Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba dá prazo de 10 dias para EDP resolver problemas de fios soltos na cidade

Prefeitura de Caraguatatuba dá prazo de 10 dias para EDP resolver problemas de fios soltos na cidade
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, deu um prazo de 10 dias para que a EDP, empresa concessionária do serviço de energia resolva o problema dos fios soltos espalhados na região central.

#PraCegoVer: Imagem mostra várias fachadas de casas e comércio e um amontoado de fios (Foto: Divulgação/PMC)
A decisão foi passada nesta terça-feira (3) aos representantes da empresa e o prazo é válido de 9 a 19 de dezembro. Somente nessa região já foram feitas 60 autuações no último ano, equivalente a cerca de R$ 150 mil.
De acordo com o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, a medida ocorre após não ter sido tomada nenhuma providência desde as últimas reuniões. “Esses fios colocam a população em risco e o prefeito Aguilar Junior determinou que o problema fosse solucionado”.
Durante a reunião desta terça, a analista de relacionamento da EDP, Andréia Souto, explicou que a maioria dos fios pertence às empresas de telefonia e internet que compartilham de seus postes.
“Infelizmente, essas empresas não fazem a manutenção ou trocam os fios por outros de melhor tecnologia e deixam os antigos cortados e para trás”.
Ela disse que a EDP está disposta a resolver a situação e solicitou um encontro com essas empresas para que possam fazer a retirada da fiação.
Com base na Resolução 004/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as concessionárias de energia devem ceder seus postes de forma compartilhada com as empresas de telefonia e internet.
Conforme Cardozo, não é possível mais a população conviver com fios soltos nas calçadas ou pendurados, colocando todos em risco.
“A Prefeitura não vai mais admitir essa situação”, disse ele acrescentando que a fiscalização será efetivada em todo o município e que a comunidade pode acionar o sistema 156 para denúncias.
A reunião contou com a presença do vereador Tato Aguilar.
Mara Cirino
Informação à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Caraguatatuba divulga tabela do Torneio Início e 1ª rodada do Torneio da Cidade de Futebol de Campo
Foi divulgada, nesta quarta-feira (23), a tabela da segunda fase e finais do Torneio Início de Aniversário da Cidade. Os jogos ocorrem no próximo domingo (27), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 12h (confira a tabela completa abaixo). No Torneio Início, todas as equipes participantes se

Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil
Estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, matriculados no do 4º e 5º ano, do Ensino Fundamental I, e do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental II iniciam nesta segunda-feira (7) a participação no projeto Mentes Brilhantes. A iniciativa visa incentivar, motivar e preparar os alunos para a

Lei que qualifica empresas como organizações sociais para prestação de serviços em Caraguatatuba é aprimorada
A Lei nº 2.778/2025 foi sancionada e publicada na Edição nº 1.566 do Diário Oficial Eletrônico do Município da última quarta-feira (16/4). Com a sua entrada em vigor, a Lei Municipal nº 2.559/2021 sofreu alterações parciais para se adequar à Lei Federal nº 9.637/1998, e também tornou facultada ao Poder

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba abre três novas exposições neste sábado
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abre neste sábado (19/4), às 10h, as exposições: “Edna Lins – Tributo”, uma homenagem em memória da artista; “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma coleção de obras gravadas do artista espanhol

Guarda Civil de Caraguatatuba realiza palestra sobre botão ‘SOS Escola’ para diretores da rede municipal
Guardas municipais de Caraguatatuba estiveram, na última quinta-feira (27), na reunião de diretores da rede municipal de ensino, realizada na sede da Secretaria de Educação. O objetivo foi realizar uma palestra sobre o funcionamento do botão ‘SOS Escola’, que quando acionado, envia notificações em tempo real para viaturas da Guarda