Pesquisar No Site
Mais de 100 gestantes recebem kit enxoval do Fundo Social de Caraguatatuba em 2019
Mais de 100 gestantes recebem kit enxoval do Fundo Social de Caraguatatuba em 2019
O Fundo Social de Caraguatatuba encerrou nesta sexta-feira (29/11), no Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), o último ciclo de palestras de 2019, do projeto “Atender”, dedicado às gestantes do município. Neste ano, mais de 100 futuras mamães passaram pela ação com orientações e acolhimento durante a gravidez.
O projeto ocorre todo mês, com um ciclo de três palestras sobre variados temas, como amamentação, vínculos afetivos e os primeiros mil dias do bebê. Ao final, as gestantes recebem das mãos da presidente do Fundo Social, Samara Aguilar, um kit enxoval.

#PraCegoVer: Samara junto com gestante e uma filha pequena, seguram enxoval que está dentro de uma bolsa de pano de cor crua; (Foto: divulgação/PMC)
O kit contém 20 peças, entre macacão, body, pacote de fraldas, toalhas de banho e rosto, lençol, cobertor e meias. Algumas peças são confeccionadas pela oficina de costura do Fundo Social.
À espera do quarto filho, Lucimara Jesus Sousa, de 33 anos, está grávida de seis meses. Ela conta que com certeza o novo bebê receberá um cuidado mais atencioso. “Se eu tivesse todas essas informações nas outras gestações, talvez alguns detalhes tivessem sido mais fáceis”, disse.
Já Dayana Rodrigues, de 29 anos, está grávida do terceiro filho. “Este kit, preparado com tanto cuidado, me ajudará nos primeiros dias da criança. Será uma ótima economia. Agradeço demais esta oportunidade”, contou.
A presidente do Fundo Social, Samara Aguilar explica que a proposta é muito mais que a entrega do enxoval. É promover o cuidado com as gestantes, dentro de um espaço dedicado às mulheres de nossa cidade, principalmente nesta fase tão bonita da mulher.
“Em quase três anos partilhamos deste momento com várias gestantes e esperamos que tenhamos contribuído positivamente para a chegada da hora tão esperada, o nascimento do bebê. Obrigada por acreditarem no nosso trabalho e ano que vem tem mais!”, destacou Samara.
Em 2020, as gestantes que quiserem participar do projeto devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do seu bairro. Após atendimento com uma assistente social, será feito um encaminhamento ao Fundo Social.
O projeto é realizado em parceria com as secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Cidadania e a Pastoral da Criança.
A coordenadora do Centro de Aleitamento Materno Infantil (Ceami), enfermeira Ana Claudia Oliveira Tripac, acrescentou um trabalho que ocorre desde abril deste ano.
“Estabelecemos que as primeiras consultas dos recém-nascidos com o pediatra serão realizadas no Ceami/Banco de Leite, dentro do Pró-Mulher. Após o nascimento, o próprio hospital já agenda a consulta com a gente e assim, iremos encaminhar a mãe para os serviços oferecidos no município e poder acompanhar mais de perto a família”, disse a enfermeira.
O Ceami está localizado no prédio do Centro de Referência da Mulher na Av. Dr. Arthur Costa Filho, 2135 – Sumaré e o Fundo Social fica na Rua José Damazo dos Santos, 39 – Centro.

#PraCegoVer: Samara posa para foto com gestante segurando kit enxoval. (Foto: divulgação/PMC)
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou
jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes
Defesa Civil participa de Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFSP Campus Caraguatatuba
A Defesa Civil municipal marcou presença na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba, na segunda-feira (20). Estiveram presentes o coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Oduvaldo Romano e o técnico Marcos Alves Medeiros, com 13 anos e 27
Caraguatatuba inicia projeto de educação em saúde bucal para pessoas com deficiência
Voltado à promoção de práticas adequadas de higiene oral entre usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município, a Secretaria de Saúde deu início ao projeto “Educação em Saúde Bucal para Pessoas com Deficiência”. O intuito é realizar palestras educativas destinadas a pais, cuidadores, professores e
Quarta Literária da Kaká recebe contadora de histórias Rita Brugnerotti no dia 22
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza no dia 22/10 (quarta-feira), às 19h, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, mais uma edição da ‘Quarta Literária da Kaká’. O encontro será com a escritora, atriz e contadora de histórias, Rita Brugnerotti. A entrada é gratuita e para participar não é necessário
Guarda Civil de Caraguatatuba recupera motocicleta furtada em São Sebastião
Um homem foi detido pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba na tarde da última segunda-feira (3), após ser encontrado com uma motocicleta furtada em São Sebastião. A ocorrência foi atendida no bairro Travessão. A ação ocorreu após uma denúncia recebida pelos agentes, que se deslocaram até a Rua Geraldo
Noite para mulheres empreendedoras apresenta histórias inspiradoras no mundo dos negócios
No Brasil, o empreendedorismo feminino é uma realidade consolidada e em crescimento. No ano passado, de acordo com dados levantados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, esse número atingiu um recorde com 10,35 milhões de empreendedoras, o que representa cerca de 34% do total