Pesquisar No Site
Surfe é tema do II Encontro de Educação Física para capacitação e aplicação do esporte nas escolas

Surfe é tema do II Encontro de Educação Física para capacitação e aplicação do esporte nas escolas
Os professores de educação física do município de Caraguatatuba receberam o devido preparo para a aplicação do surfe nas escolas. A formação foi realizada no ultimo sábado (23/11), no II Encontro de Educação Física de 2019.

#PraCegoVer: Professores da rede municipal de ensino recebendo instruções do professor Luciano na praia. (Foto: Divulgação/PMC)
Durante a capacitação houve uma aula da história do surfe em todo mundo e sua iniciação no Brasil, aplicada pelo professor do projeto “Surfe Para Todos”, Luciano San’anna, formado em educação física e pós-graduado em esportes com prancha.
“Esse tipo de aprendizagem é de extrema importância principalmente pelo fator cultural, nós moramos na praia. Em países do exterior como Havaí, Austrália e Califórnia já é normal o surfe estar agregado ao ensino”, declara o professor Luciano.
O projeto tem como principal objetivo valorizar o profissional de Educação Física do município e proporcionar a capacitação e atualização sobre as novas práticas educativas.
Após o encontro os professores serão capazes de dar aulas de surfe, assim o aluno pode receber a iniciação nas escolas, com todo o embasamento teórico, e em um segundo momento ir à praia para praticar o esporte.

#PraCegoVer: professores treinando posicionamento em cima das pranchas ainda na areia. (Foto: Divulgação/PMC)
Segundo a coordenadora pedagógica Sílvia Patrícia, esse tipo de atividade pode aproximar o aluno do ensino. “São esportes atuais, o surfe se tornou um esporte olímpico. Os alunos podem se identificar, tornarem-se atletas e levar a prática do esporte para a vida toda, seja profissionalmente ou somente pela qualidade de vida e os benefícios do esporte”.
Após todo o material didático, as aulas teóricas de aplicação e iniciação do surfe, os professores pegaram suas pranchas e foram para o mar deslizar sob as ondas.
Silvia Patrícia surfou pela primeira vez e conta a experiência. “No início nos sentimos inseguros, mas depois é uma liberdade incrível. Vou até comprar uma prancha para praticar mais o esporte”.
O professor Luciano Sant’anna ressalta que as praias de Caraguatatuba são adequadas para a iniciação e prática do esporte, como por exemplo, as praias Palmeiras e Indaiá para iniciação e Brava, Capricórnio e Massaguaçu para prática.
Nelson de Oliveira
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informações para a Imprensa (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Caraguatatuba resultado das indicações para Revelando SP 2025
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) recebeu 43 manifestações de interesse para participar do programa Revelando SP 2025. Após análise técnica, foram indicadas 15 propostas nas áreas de manifestações artísticas, culinária e artesanato. A seleção foi realizada com base nos critérios estabelecidos no edital do evento, disponível em

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe oficina gratuita de escrita “Jornalismo Literário” nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (17/4), às 18h30, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) recebe a oficina de escrita “Jornalismo Literário”, que será ministrada pela jornalista Mônica Souza, da Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc. A ação é gratuita e não é necessário realizar inscrição. Durante a oficina, a

Secretaria de Serviços Públicos segue com ações de zeladoria em vários bairros de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos continuam simultaneamente nos bairros do Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo, Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio e praças), Camaroeiro (Complexo Turístico) e Praia da Cocanha, nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (14/4), grupos de

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de exploração de jogos de azar e apreende máquinas caça-níqueis em bar
A Guarda Civil de Caraguatatuba apreendeu três máquinas caça-níqueis localizadas em um bar no bairro Jaraguazinho, no último sábado (12). A ação, realizada após os guardas municipais concederem apoio à equipe de Fiscalização de Postura e Urbanismo, ocorreu em um bar e mercearia do bairro. Durante a operação, a equipe

Enxadrista de Caraguatatuba vence 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar
Caraguatatuba se destacou na 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar, realizada na cidade de Tremembé. O aluno João Ricardo Kirsh Fernandes, da Escola Estadual Ismael Iglesias, conquistou o 1º lugar na categoria Sub14. O evento faz parte do calendário esportivo educacional do Vale do Paraíba e contou com