Pesquisar No Site
Fiscalização conjunta da Prefeitura de Caraguatatuba, Artesp e EMTU multa cinco veículos irregulares

Fiscalização conjunta da Prefeitura de Caraguatatuba, Artesp e EMTU multa cinco veículos irregulares
Uma fiscalização conjunta realizada no domingo (17/11) entre a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das Secretarias de Urbanismo e Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop), Agência Reguladora de Transporte no Estado de São Paulo (Artesp), Empresa Municipal de Transporte Urbano (EMTU) e Polícia Militar terminou com a multa de cinco veículos entre ônibus e vans que realizam transporte de passageiros de turismo de um dia.

#PraCegoVer: Agentes de Trânsito e da Artesp fiscalizam vans na Avenida da Praia.(Foto: Divulgação/PMC)
Em uma das ações, as equipes estiveram no Jardim Adalgisa, na região norte, onde flagraram três vans por permanecer ou trafegarem no município sem a devida licença emitida pela Prefeitura. Nesse caso, precisam se cadastrar na Secretaria de Turismo, informando para onde vão – estacionamento particular no caso de ficar só um dia – ou estabelecimento de hospedagem e receberam a confirmação da Semop.
Dos dois ônibus flagrados, um estava na Massaguaçu, na mesma região e outro no Jardim Adalgisa, mas, nesse caso, a infração foi porque desembarcaram passageiros em local diferente do determinado na licença .
Segundo o secretário de Urbanismo Wilber Cardozo, foram fiscalizados 20 veículos, sendo 10 ônibus e 10 vans. “Importante destacar que vamos intensificar a fiscalização sempre que necessário e os irregulares serão autuados”, diz o secretário da pasta.
A lei n° 2.456, de 7 de dezembro de 2018, determina que quem transitar pelo município sem autorização receberá multa de 2 mil VRMs (Valor de Referência do Município), equivalente hoje a R$ 6.960.
Autuação também para quem desembarcar passageiros fora do local definido na senha e utilizar ou usufruir dos estacionamentos públicos ou privados, divergente do mencionado por ocasião da solicitação da autorização. Neste caso, a multa é de 500 VRMs, ou R$ 1.740.
O veículo de fretamento turístico recebe uma senha para identificação. De acordo com a Prefeitura, ela é obrigatória, seja para a utilização das áreas de estacionamentos privados ou para a hospedagem dos excursionistas em hotéis, pousadas, colônias de férias, casas de aluguel, campings ou congêneres.
A solicitação deve ser feita com, no mínimo, 10 dias de antecedência, com observância do limite diário de 25 veículos, em um link específico nos site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/. Os veículos devem estar regulares em todos os órgãos competentes.
Denúncias podem ser feitas no telefone 156.
Mara Cirino
Informação à Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Cursos, capacitações e parcerias institucionais marcam primeiros 100 dias da Secretaria de Governo
Curso, capacitações, parcerias institucionais, entre outras ações marcaram os primeiros 100 dias de trabalho da Secretaria de Governo de Caraguatatuba. Destaque para a oferta de cursos e capacitações iniciativa importante para promover o desenvolvimento socioeconômico e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do município. Esses cursos podem ser uma

Pré-Conferências sobre Direitos da Pessoa Idosa começam na próxima semana
Encontros para escuta, diálogo e construção coletiva. Esse é o objetivo das Pré-Conferências de Direitos da Pessoa Idosa, que se iniciam na próxima segunda-feira, dia 14, entre 9h e 11h, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira. Serão realizadas

Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10 de abril (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana”. A atividade faz parte da programação de aniversário de Caraguatatuba. A entrada é gratuita

Idosos de Caraguatatuba participam de seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade 2025
Os idosos esportistas de Caraguatatuba participam durante esta semana da seletiva municipal para os Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi). O Jomi é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. A sede e a data da competição ainda não foram definidas pela organização do evento. Já a

Final da Copa Nova Liga e Torneio Início marcam domingo de futebol em Caraguatatuba
Para comemorar os 168 anos de Caraguatatuba, a programação esportiva do município reservou para o último domingo (20), a final da Copa Nova Liga de Futebol e o Torneio Início de Aniversário da Cidade, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Na disputa do título da Copa Nova Liga, E.C.