Pesquisar No Site
Paratletas de Caraguatatuba garantem vice-campeonato no Surf Adaptado na Argentina

Paratletas de Caraguatatuba garantem vice-campeonato no Surf Adaptado na Argentina
Os atletas paralímpicos de Caraguatatuba, Marçal Leme da Costa e Monique de Oliveira foram vice-campeões no último final de semana (08 e 09/11), na 2ª edição do Campeonato Sudamericano de Surf Adaptado, realizado em Playa Grande, na Argentina.

#PraCegoVer: Atleta Monique está usando branco e levanta o braço em sinal de vitória. Atrás dela está o banner de divulgação do campeonato e outras pessoas se posicionam nas laterais do palco. (Fotos: Divulgação/PMC).
Com a participação de mais de 40 atletas de diversos países da América do Sul, ambos conquistaram o 2º lugar em suas categorias: Marçal pela AS3 (sentado) e Monique pela AS5 (com assistência) feminino.
Ambos os surfistas integram a equipe de esportes adaptados da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba.
Pelo segundo ano participando da competição, Marçal contou que a disputa pelo 1º lugar foi acirrada. “Foi uma competição muito dura, pois a água era muito gelada e os ventos fortes. São elementos que não estamos acostumados no nosso litoral. Mas que com persistência, faltou pouco para o primeiro lugar”, explicou.

#PraCegoVer: Dois homens estão em pé, e atrás deles está o banner de divulgação do campeonato. Juntos eles seguram a bandeira do Brasil com as mãos. (Fotos: Divulgação/PMC).
A edição inaugural do Campeonato Sudamericano de Surf Adaptado foi realizada no ano passado também no Mar Del Plata, na Playa Grande.
Surf Adaptado
O Surf Adaptado é um dos esportes de sucesso que surgiu da necessidade de lazer e socialização entre as pessoas com deficiência. Consiste em técnicas diferenciadas e equipamentos adaptados à necessidade de cada praticante.
Para cada deficiência desenvolvem-se pranchas especiais e técnicas específicas, para que possam praticar com segurança. Além disso, existem diversas categorias de competição de acordo com a deficiência, que podem variar de competição para competição, mas as mais comuns são: ASI (deficiência intelectual, com ou sem assistência), AS1 (para quem surfa sem assistência), AS2 (sem assistência ou ajoelhado), AS3 (surfe sentado), AS4 (para surfistas deitados), AS5 (com assistência) e AS6 (deficiência visual).
Raiana Bitencourt
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Evento de tecnologia de inclusão de gênero é destaque no dia 24 de abril em Caraguatatuba
Caraguatatuba será palco de um importante evento de tecnologia de inclusão de gênero. Trata-se do #ElasTech, que será realizado no dia 24 abril, no Teatro Mário Covas. A data comemora o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que conscientiza sobre a necessidade de mais meninas

Fundacc lança novo credenciamento de artistas e fazedores de Cultura para 2025
Está aberto o credenciamento 2025 para propostas de artistas e fazedores de Cultura, voltado para compor programação com atividades ou criações de obras artísticas nas programações culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Lançada no início de abril, a inscrição segue até o dia 4 de março de 2026, é gratuita e voltada a artistas, grupos e entidades

Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga
Moradores do Núcleo Recanto da Luz, localizado no loteamento Recanto do Sol, com cerca de 35 ocupações, no Golfinhos, e do Núcleo Jardim Samambaia no bairro do Tinga, com cerca de 29 ocupações, estão recebendo a visita da equipe da Secretaria de Habitação para a retomada do Programa de Regularização

Aulas de Prevenção a Risco e Queda é sucesso entre idosos e PcDs em Caraguatatuba
Uma das aulas mais divertidas, animadas e frequentadas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), é a “Prevenção a Risco e Queda”, com o professor Leandro Lopes. Nos encontros, que ocorrem as terças e quintas-feiras, das 11h às 12h, Lopes trabalha a consciência corporal,

Atleta de Caraguatatuba é campeã paulista de boxe olímpico na categoria até 70 kg
A equipe de boxe olímpico da Secretaria de Esportes de Caraguatatuba celebra uma importante conquista do município. A atleta Maíra Alexandre Alfredo conquistou, no último sábado (12), o título paulista de boxe olímpico na categoria ‘Elite Feminino’ até 70 kg, no 1º Campeonato Paulista de Boxe Estreantes – Elite Masculino