Pesquisar No Site
Novo contrato da Prefeitura com Sabesp prevê antecipação de obras de água e esgoto para seis anos

Novo contrato da Prefeitura com Sabesp prevê antecipação de obras de água e esgoto para seis anos
Caraguatatuba renovou nesta quarta-feira (30/10) o contrato de prestação de serviços com a Sabesp. A Companhia assume por mais 30 anos o investimento em saneamento do município, que visa muito mais que distribuição de água, coleta e tratamento de esgotos, proporciona à população saúde e qualidade de vida.

#PraCegoVer: Prefeito assina contrato em cima de um púlpito transparente e autoridades estão ao lado (Foto: Divulgação/PMC)
O contrato foi assinado entre o Governo do Estado, Prefeitura de Caraguatatuba e Sabesp. A parceria beneficiará mais de 120 mil pessoas na baixa temporada e mais de 300 mil durante a temporada de verão.
O investimento com o novo contrato é de R$ 422 milhões em água e esgoto. Entre os benefícios, os destaques são as ampliações das estruturas e sistemas de reservação das Estações de Tratamento de Água (ETAs) Porto Novo e Massaguaçu.
Em esgotamento sanitário, no período de oito meses já avançaram 53% as obras do Jardim Gaivotas – o prazo de execução é de dois anos. Outras prioridades são a ampliação dos sistemas de esgotos Indaiá, Jardim Adalgisa; implantação de coleta de esgotos para os bairros Golfinho, Jardim Terralão e melhoria dos sistemas Martim de Sá e Jaraguazinho, com implantação de novas redes e ampliação da cobertura em esgotos para imóveis atualmente não atendidos.
Vale ressaltar que, conforme as necessidades, o contrato pode sofrer alterações e revisões a cada quatro anos com o intuito de atender sempre as demandas da cidade.
O superintendente da Sabesp no Litoral Norte, Rui Rodrigues Bueno, destacou a importância da palavra sanear, originária do latim sanus, que significa tornar saudável, habitável, higienizada.
“Por isto a importância do dia de hoje, celebrar um seguro de saúde preventivo e coletivo à população dessa cidade, considerada a mais importante para o Litoral Norte. Para cada dólar investido em água e saneamento, economiza-se U$ 4,3 dólares em saúde, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e desta forma, seguimos no caminho certo”, relatou Rui.
De acordo com o diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, Ricardo Daruiz Borsari, essa renovação é um bem para a população de Caraguatatuba, onde do total acordado, cerca de 80% serão investidos nos primeiros 11 anos. “É uma decisão valorizada que daqui uma década vamos ver a diferença do município. Obrigado pela confiança em continuar com o trabalho em manter uma cidade saneada”, disse.
O subsecretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Glaucio Atorre Pena, representando o governador João Dória, disse que Caraguatatuba está no rumo certo. “É uma decisão acertada, que minimizará os problemas de saúde pública. Sem dúvidas, para o período de veraneio será um grande investimento”, afirmou Glaucio Pena.
O prefeito Aguilar Junior disse que os investimentos representarão uma nova era para a cidade. “É uma nova era. Quanto mais qualidade de vida e balneabilidade no município, mais geração de negócios também. Vamos sempre caminhar mais para entregar o melhor para a população”, destacou.
Aguilar Junior também abordou o Plano Municipal de Saneamento Básico, onde foi proposta a garantia de cinco mananciais, permitindo água por mais tempo, uma preocupação para os próximos 20 anos. “Enfrentamos problemas que nunca foram enfrentados e tenho certeza que em no mínimo seis anos, todas as obras já estarão em andamento”, garantiu o prefeito.
“O contrato contempla 12 obras de diferentes pontos, uma delas no bairro Gaivotas, já em andamento. Um investimento de R$ 11 milhões, com 2 mil novas ligações de esgoto. Outro compromisso é resolver as questões das enchentes no bairro Golfinhos, que durante muito tempo ficou esquecido”, acrescentou o prefeito Aguilar Junior.
Participaram também da cerimônia o presidente da Câmara, Carlinhos da Farmácia, vereadores e secretários municipais, funcionários da Sabesp e comunidade em geral.
Rebecca Bonanate
Informações para a Imprensa (12) 3897-5660 ou
jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos registra crescimento em visitações no primeiro semestre de 2025
O primeiro semestre de 2025 marcou novos recordes no monitoramento de visitação no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos. Com 16.644 visitantes – um aumento real de 34,32% em relação mesmo período no ano anterior, contabilizou público espontâneo, visitas educativas ao Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), atividades da

26º Festival do Camarão começa com programação diversificada
Começou oficialmente na quarta-feira (16), o 26ª Festival do Camarão em Caraguatatuba com direito a gastronomia típica, atrações culturais e musicais na Praça da Cultura, no Centro. A programação completa está disponível. O evento é realizado até dia 27 de julho, tem entrada gratuita e funciona diariamente das 12h às

Caraguatatuba oferece 253 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 253 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Folclore em Festa celebra tradições populares dia 23 em Caraguatatuba
A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, com o apoio da Comissão Setorial de Folclore e Tradições Populares, realiza no dia 23 de agosto (sábado), a partir das 16h, na Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, mais uma edição do tradicional ‘Folclore em Festa’ – celebração às manifestações

XTERRA chega a Caraguatatuba com provas radicais entre praias e trilhas no fim de semana
Caraguatatuba se prepara para receber no próximo fim de semana, a 4ª edição consecutiva do XTERRA, o maior circuito off-road do mundo. A etapa promete transformar a cidade no ponto de encontro de atletas profissionais e amadores que buscam desafios, adrenalina e contato direto com a natureza. O palco das