Pesquisar No Site

Ações da Defesa Civil de Caraguatatuba são apresentadas na Alemanha

Publicado em: 25/10/2019
Ações da Defesa Civil de Caraguatatuba são apresentadas na Alemanha
Ações da Defesa Civil de Caraguatatuba são apresentadas na Alemanha

O vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão de Caraguatatuba, Capitão Campos Junior, está em Bermerhaven, na Alemanha, onde apresenta ações desenvolvidas pela Defesa Civil e participa de uma troca de experiência com os profissionais daquele país.

#PraCegoVer: Várias pessoas estão sentadas em uma mesa octogonal e olham à frente para slide escrito Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Foto: Divulgação/PMC)

Na quinta-feira (24), ele fez apresentação de um estudo sobre o quadro de um possível apagão elétrico e quais medidas poderiam ser adotadas. “A ideia é que cada participante apresente um cenário e depois sejam feitos os estudos para delinear um tipo de plano de contingência para as comunidades de Caraguatatuba, de São José dos Campos e do governo estadual, levando em consideração as infraestruturas críticas das cidades e o impacto para a população”, explica Campos.

Ele também participou de workshop com Beate Colleen, do órgão responsável pela Defesa Civil da Alemanha, que abordou a importância da preparação para catástrofes e da realização de simulados. Ela foi responsável pela gestão de crise nas Copas do Mundo da Alemanha e da África do Sul e da delegação da Alemanha na Copa do Mundo no Brasil.

Outro encontro foi com Frieder Kircher, ex-comandante dos Bombeiros de Berlim. Por ele, foi mostrado o exemplo de pontos (locais) de reunião e encontro para emergência na capital alemã.

#PraCegoVer: Vice-prefeito e secretário Campos Junior está em pé, de lado para uma parede onde tem um slide e ele aponta o dedo para uma frase (Foto: Divulgação/PMC)

Com o prefeito de Bremerhaven, Melf Grantz, Campos Junior teve a oportunidade de entregar lembranças de Caraguatatuba como revista, artesanato e um azulejo feito especialmente para a ocasião.

A comitiva brasileira conta também com o coordenador municipal de Defesa Civil de São José dos Campos, Paulo Henrique Zacarone; o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Walter Nyakas Júnior; mais três bombeiros, sendo um o coordenador regional da Defesa Civil, capitão Bernardes, um da Escola de Bombeiros, capitão Baruffaldi, e um da Casa Militar, capitão Smario, além de uma tradutora Priscila Orsi.

Troca de experiência

A ida da comitiva ocorre um ano após a visita de coronéis do Corpo de Bombeiros da Alemanha a Caraguatatuba. O intercâmbio foi feito a convite da Fundação Engagement Global, que atua financiando projetos. “Eles trouxeram os bombeiros no ano passado e agora estão nos levando, sem qualquer ônus para o município”, explica Campos Júnior.

“A vinda da comitiva no ano passado foi até em função do que Caraguatatuba já vivenciou, com a Catástrofe de 1967 e a resiliência de seu povo e foi um passo importante para a criação da Defesa Civil no país. O brasileiro e o caiçara, em especial, é muito solidário e nossa cidade precisa desenvolver essa cultura de voluntariado e despertar nas pessoas esse sentido de envolvimento e participação organizada”, conta o secretário.

A comitiva brasileira participa de ações até o dia 30 de outubro no Quartel do Corpo de Bombeiros de Bremerhaven. Haverá visitas a várias instalações que se referem a esse tema, bem como palestras e debates com vários atores do sistema de contingência desse tipo de risco tecnológico daquela região da Alemanha.

“A ideia é discutir as melhores práticas para agir em questões de segurança, abastecimento de água, esgoto, hospitais, abastecimento de alimentos, remoção e abrigo, enfim, todos os vários segmentos e sistemas da sociedade”.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba e Cartório de Registro de Imóveis se unem para melhorar serviços à população
Prefeitura de Caraguatatuba e Cartório de Registro de Imóveis se unem para melhorar serviços à população

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, promoveu uma reunião nesta quarta-feira (3) com o Cartório de Registro de Imóveis visando otimizar os serviços prestados à população. O encontro reuniu especialistas da Secretaria de Urbanismo com o oficial de registro de imóveis, Dr. Diego Selhane Perez, juntamente

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 03/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento público para prestação de serviço no 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento público para prestação de serviço no ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, iniciou os preparativos para a comemoração do ‘Dia do Observador de Aves’, um evento que acontecerá entre os dias 16 e 19 de maio no Parque Natural Municipal Juqueriquerê. Realizado pela primeira vez em Caraguatatuba, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 05/04/2024
Cineclube Pontos MIS inicia programação em Caraguá
Cineclube Pontos MIS inicia programação em Caraguá

 Abrindo a semana será exibido o filme nacional O dia que durou 21 Anos A partir desta terça-feira, 2 de abril, às 19h, tem início na Videoteca Lúcio Braun, o Cineclube Pontos MIS, um programa de formação e difusão cultural que acontece em todo o Estado de São Paulo. A entrada

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/04/2024
Prefeitura multa empresa por manter área para descarte irregular de entulhos no Gaivotas
Prefeitura multa empresa por manter área para descarte irregular de entulhos no Gaivotas

A Prefeitura de Caraguatatuba multou a CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista) por reincidência em manter uma área abandonada localizada na Rua Gaivota, no bairro Gaivotas, região central da cidade. O terreno abriga uma linha de transmissão e tem servido de descarte irregular de lixo e entulho, conforme

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Secretaria de Urbanismo Publicado em 03/04/2024
CREAS e CMDMC promovem evento que destaca os direitos das mulheres
CREAS e CMDMC promovem evento que destaca os direitos das mulheres

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba (CMDMC) promoveu, na última semana, uma reunião nas dependências do Creas, com o tema “Empoderamento Feminino”. O evento, que faz parte das celebrações do mês das mulheres, teve o

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 03/04/2024