Pesquisar No Site
Audiência pública para implantação da coleta seletiva é realizada em Caraguatatuba

Audiência pública para implantação da coleta seletiva é realizada em Caraguatatuba

Audiência pública para implantação da coleta seletiva é realizada em Caraguatatuba (Fotos: Gustavo Grunewald/PMC)
Com a presença de mais de 100 pessoas, a Prefeitura de Caraguatatuba realizou na noite desta terça-feira (6), a primeira audiência pública para o processo de implantação da coleta seletiva no município.
Durante o encontro foi apresentando o panorama atual dos resíduos sólidos gerados no município, que passam das quatro toneladas por mês, além da proposta para o cenário da coleta em um horizonte de planejamento para 20 anos, bem como sugestões de programas (capacitação técnica e educação ambiental) e adequação na legislação municipal.
No levantamento feito pela empresa Felco Faleiros Projetos e Consultoria em Engenharia Ltda, responsável pelo diagnóstico da cidade, estima-se que o município produza mais de 900 quilos de materiais reciclados por mês, sendo que nos meses da alta temporada esse volume chegue a 1,4 toneladas.
O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcel Giorgeti, ressalta que com a implantação do programa de coleta seletiva, os gastos com a coleta dos resíduos sólidos do município diminui drasticamente, uma vez que esse material segregado não será mais disponibilizado para o transbordo.

Audiência pública para implantação da coleta seletiva é realizada em Caraguatatuba (Fotos: Gustavo Grunewald/PMC)
Além disso, segundo ele, a coleta eficiente está diretamente ligada com a questão da sustentabilidade, pois esses materiais que são considerados “lixo” podem ser reutilizados.
“Sem contar com a geração de renda e emprego e, principalmente com o fomento social, uma vez que todo material reciclado coletado será entregue as cooperativas cadastradas na prefeitura que irão realizar somente a triagem, aumentando o poder trabalho”, destacou.
Giorgeti esclarece que a participação da comunidade nas audiências é fundamental para a elaboração do projeto. “Todos os questionamentos e sugestão feitas pelos participantes, serão analisadas e inserida dentro do processo. A audiência é a oportunidade do cidadão se manifestar e garantir os seus direitos”, afirmou o secretário.
O projeto do plano de coleta seletiva está disponível no site da prefeitura www.caraguatatuba.sp.gov.br e pode ser analisada por qualquer pessoa.
Uma segunda audiência será realizada para concluir esta etapa com a participação da população. A previsão é que ela aconteça no final de agosto ou início de setembro.
Veja Também Recentes

Escola de Caraguatatuba promove atividades em alusão ao Dia Nacional da Educação de Surdos
Inclusão, empatia e conhecimento. Os dias 23 (Dia Nacional da Educação dos Surdos) e 24 de abril (Dia Nacional da Lei de Libras) são importantes para lembrar a importância da educação inclusiva e acessível para as pessoas surdas ou com deficiência auditiva no país. Em Caraguatatuba, a EMEFEBS Professor Ricardo

Mutirão de cirurgias odontológicas reduz fila de espera na rede municipal
O mutirão de cirurgia oral menor da rede municipal de saúde de Caraguatatuba resultou em 60 procedimentos concluídos em dois sábados (29/3 e 5/4), com foco na extração de dentes do siso. A ação, realizada no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), situado no bairro Jardim Primavera, buscou atender à demanda

15ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será encenada no Complexo Turístico do Camaroeiro
O Complexo Turístico do Camaroeiro será o novo local em 2025 para a 15ª edição da Paixão de Cristo de Caraguatatuba. A encenação será realizada no dia 18 de abril, sexta-feira, às 20h. A classificação é livre e a entrada é gratuita, com sugestão de doação de 1kg de alimento

Caraguatatuba promove mutirão odontológico na rede municipal de saúde
Os pacientes que aguardavam por procedimentos cirúrgicos odontológicos começaram a ser atendidos no último sábado (29), durante mutirão promovido pela Secretaria Municipal de saúde em Caraguatatuba. A ação buscou reduzir a fila de espera por atendimentos especializados e foi realizada no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO), no setor

Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela