Pesquisar No Site
FAKE NEWS: Instituto Argonauta desmente aparecimento de tubarão na Praia Massaguaçu
FAKE NEWS: Instituto Argonauta desmente aparecimento de tubarão na Praia Massaguaçu
Trata-se uma Fake News (notícia falsa), a informação de aparecimento de um possível tubarão na Praia Massaguaçu, na Região Norte de Caraguatatuba. Segundo o Instituto Argonauta, o animal que encalhou na praia é um tipo de cetáceo da família dos Golfinhos (Odontoceto).

#PraCegoVer: Imagem mostra um golfinho sobre a areia com a água do mar passando por ele (Foto: Divulgação)
O gerente da base do Instituto Argonauta em São Sebastião, Manuel Albaladejo, informa que receberam um acionamento na manhã de quinta-feira sobre este animal. “Existem duas espécies muito parecidas, pelas imagens fica difícil dizer com certeza, mas acreditamos ser um ‘Cachalote anão’, parente dos golfinhos”.
Segundo ele, apesar de ter encalhado e aparentemente ferido, como mostram algumas imagens, ele conseguiu retornar para a água antes que pudesse ter recebido alguma ajuda.
“O aparecimento desses animais por aqui é raro, mas não é uma ocorrência nova. Destacamos também que não houve ataque a nenhuma pessoa”.
Ainda conforme Albaladejo, é possível que esse animal tenha sido avistado já na parte da tarde em Ilhabela.
Características
Os cachalotes anões são as mais pequenas das espécies do gênero Kogia sima. Os adultos têm cerca de 2,7 metros de comprimento e pesam até 270 kg. A longevidade não é conhecida nesta espécie, no entanto não parece ser longa pois o indivíduo de mais idade conhecido até à data apenas tinha 22 anos.
A coloração dos adultos é entre o cinza-azulado-escuro e o castanho-escuro no dorso e mais claro no ventre. Muitas vezes a barriga apresenta uma tonalidade rosada. Lateralmente na cabeça, entre o olho e a barbatana peitoral, apresentam uma marca mais clara em forma de “C”, que costuma chamar-se de “falsa guelra”.
O corpo é robusto, o perfil da cabeça é triangular ou quadrado e o maxilar inferior é muito estreito. A barbatana dorsal é larga, falcada e numa posição central no dorso.
As espécies do gênero Kogia alimentam-se principalmente de cefalópodes (lulas e polvos) mesopelágicos e bênticos, consumindo ocasionalmente peixes e crustáceos (camarões e caranguejos).
Desconhece-se muito sobre a sua estrutura social, mas existem registros de grupos de até 10 indivíduos, de ambos os sexos e várias idades.
Veja Também Recentes
Praça da Cultura recebe ensaios da 16ª encenação da Paixão de Cristo
Teve início no dia 9 de março a programação de ensaios da 16ª encenação da Paixão de Cristo, promovida pelo Governo Municipal e pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Neste ano, a apresentação será no dia 3 de abril, na Sexta-feira Santa, às 20h, na Praça da Cultura,
Prefeitura convoca mais 23 bolsistas do PEAD para limpeza dos bairros de Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba aguarda mais 23 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 até quarta-feira (25/3), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato, os convocados vão
Caraguá Run 2026: veja benefícios e dicas para prova do próximo domingo
Nos últimos anos o número de praticantes da corrida de rua aumentou consideravelmente. A modalidade se popularizou entre os brasileiros com um aumento recorde de 85% em 2025, com mais de 5,3 mil provas oficiais realizadas, comparado a 2,8 mil em 2024, segundo dados da Associação dos Organizadores de Corrida de
“Quarta Literária da Kaká” celebra cultura caiçara na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt
A Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, no Centro de Caraguatatuba, recebe em abril mais uma edição da Quarta Literária da Kaká. O encontro será no dia 29/4 (quarta-feira), às 19h, e contará com a participação de Priscila Siqueira, Pedro Caetano, Julinho Mendes e Silvio Rangel. A entrada é gratuita e não
Mostra Coletiva “Memória Ancestral – Povos Originários”: Inscrições abertas para artesãos e artistas plásticos do Litoral Norte
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) está com inscrições abertas para o edital de Cooperação Cultural que selecionará obras de artistas plásticos e artesãos para a Mostra Coletiva “Memória Ancestral – Povos Originários”. Os interessados podem se inscrever até o dia 26 de março, por meio do formulário