Pesquisar No Site
Caminhão-laboratório da EDP receberá mais de nove mil alunos de escolas municipais de Caraguatatuba

Caminhão-laboratório da EDP receberá mais de nove mil alunos de escolas municipais de Caraguatatuba
De 30 de setembro a 18 de outubro, mais de 9 mil alunos, de 17 unidades escolares da rede pública de ensino de Caraguatatuba, participarão das atividades do caminhão-laboratório do projeto Boa Energia nas Escolas, da EDP.

#PraCegoVer: Imagem de equipamento onde há uma lâmpada econômica acesa. (Fotos: Divulgação/PMC)
A iniciativa trabalha conceitos sobre a utilização segura e eficiente da eletricidade de forma lúdica e divertida com estudantes da cidade.
No caminhão-laboratório, os alunos vivenciam uma série de experimentos, aprendendo na prática temas como a preservação dos recursos naturais, os tipos de geração de energia, segurança com pipas e rede elétrica e sobre como melhor usar equipamentos elétricos dentro de casa.
Após a visita ao caminhão, os participantes recebem um kit com história em quadrinhos, adesivos com dicas de economia de energia e uma miniatura do caminhão da Boa Energia para poder ser montada em sala de aula. Para que o conteúdo seja trabalhado de forma ampla, 86 educadores das escolas contempladas passaram por um curso de capacitação de 40 horas/aula, recebendo orientações sobre formas de abordar os assuntos no ambiente escolar.

#PraCegoVer: Imagem de uma aluna com as mãos num Gerador de Van der Graff. (Fotos: Divulgação/PMC)
O projeto, que faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) e utiliza a metodologia PROCEL Educação, é regulado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
O caminhão-laboratório oferece atividades como: Painel interativo e casa de consumo; Gerador de Van der Graff; Condutores e Isolantes; Globo de Plasma; Teste de Nervos; Gerador Manual; Placa de Energia Solar; Semáforo das Bandeiras Tarifárias.
Gincana Cultural Xô Desperdício

#PraCegoVer: Arte da 3ª Gincana cultural EDP
A EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar, no bairro Estrela D’ Alva, é a representante de Caraguatatuba na 3ª edição da Gincana Cultural Xô Desperdício.
Como parte da gincana, os alunos produziram um vídeo que visa estimular a comunidade escolar a promover o combate ao desperdício de energia elétrica nas escolas, residências e na sociedade em geral.
Para que a escola consiga um excelente resultado no concurso, precisamos da ajuda de todos, curtindo e compartilhando!
O vídeo está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=Si8mvd1i6QY.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba promove eventos sobre saúde bucal nas escolas municipais em maio
Diversos eventos marcam a divulgação do Projeto Dentista na Escola nos dias 17, 24 e 31 de maio, para alunos da rede municipal de ensino. As ações serão realizadas em três regiões da cidade, sempre em uma escola-sede, com a participação aberta a alunos e familiares, inclusive de outras escolas

#ElasTech reúne centenas de alunas em evento de tecnologia de inclusão de gênero em Caraguatatuba
Para comemorar o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), Caraguatatuba realizou nesta quinta-feira (24), no Teatro Mário Covas, a primeira edição do #ElasTech, evento de tecnologia de inclusão de gênero. As atividades foram propostas para conscientizar sobre a necessidade de mais meninas e mulheres no

Escola de Caraguatatuba promove atividades em alusão ao Dia Nacional da Educação de Surdos
Inclusão, empatia e conhecimento. Os dias 23 (Dia Nacional da Educação dos Surdos) e 24 de abril (Dia Nacional da Lei de Libras) são importantes para lembrar a importância da educação inclusiva e acessível para as pessoas surdas ou com deficiência auditiva no país. Em Caraguatatuba, a EMEFEBS Professor Ricardo

Agricultores familiares de Caraguatatuba participam de capacitação sobre legislação ambiental
Agricultores familiares de Caraguatatuba terão a oportunidade de participar do curso de Administração Rural sobre Legislação Ambiental na sexta-feira (4). A formação será realizada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, das 8h às 17h, e tem como objetivo apresentar a legislação ambiental vigente e auxiliar na adequação das propriedades rurais.

Saúde promove ação com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo
A Secretaria de Saúde, por meio dos setores de coordenação e articulação de Saúde Mental, da coordenação do Centro de Reabilitação e da coordenação da Saúde da Mulher fez uma ação conjunta com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nessa sexta-feira (4), onde foi proporcionado um