Pesquisar No Site
2º Campeonato de Bocha Sentada trabalha corpo e mente de idosos e pessoas com deficiência
2º Campeonato de Bocha Sentada trabalha corpo e mente de idosos e pessoas com deficiência
O clima foi de festa e muita competição no encerramento do 2º Campeonato de Bocha Sentada realizado na manhã desta sexta-feira (20/09), no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi).

#PraCegoVer: salão do jogo mostra dois homens jogando, um em cadeira de rodas e outro idoso, enquanto árbitro, levanta raquete sinalizando algo. No meio da pista há bolas azuis, vermelhas e brancas; (Foto: Luis Gava/PMC)
Durante três dias, idosos e pessoas com deficiência compartilharam além de competitividade, risadas, novas amizades e conhecimento.
O campeão Nelson Egídio Ducca, de 73 anos contou que participou do primeiro torneio, mas nem classificou. “Eu comecei a treinar bastante, foi bom até para ocupar meu tempo e cabeça. Hoje sou ganhador, muito boa essa sensação. Há anos não me sinto assim, vitorioso”, contou o primeiro classificado.
Inédito em campeonatos de bocha no Ciapi, o segundo lugar, ficou para uma mulher. Maria do Socorro Soares, de 53 anos adorou a experiência e afirma “Vou treinar bastante e na próxima chegar ao primeiro lugar. Estou muito feliz”, disse a vice-campeã.

#PraCegoVer: os três primeiros colocados posando para foto com troféu; (Foto: Luis Gava/PMC)
O terceiro lugar ficou para Altair Firmino, de 53 anos, que já participou de diversos campeonatos de bocha estaduais como atleta com deficiência, representando Caraguatatuba, por meio do departamento de esportes adaptados da Secretaria de Esportes e Recreação.
O campeonato contou com 32 participantes entre frequentadores do Ciapi, do Instituto Pró+vida, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caraguatatuba (APAE) e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
Sobre o esporte – A bocha sentada é parecida com a bocha tradicional. O jogador tem como objetivo encostar o maior número de bolas na bola alvo.
O jogo consiste em um conjunto de seis bolas azuis, seis bolas vermelhas e uma bola branca (bola alvo). A quadra deverá ser lisa e plana como o piso de um ginásio em madeira ou sintético.

#PraCegoVer: todos os participantes posando para foto com medalhas. (Foto: Luis Gava/PMC)
Veja Também Recentes
Encontro de Turismo amplia diálogo com trade e população em Caraguatatuba nesta quinta-feira
A Prefeitura de Caraguatatuba realiza nesta quinta-feira (29), às 17h30, o 10º Encontro de Diálogo com representantes de setores turístico e público em geral. A reunião será na sede da Secretaria de Turismo e marca o primeiro encontro do ano de 2026. O evento se pauta em apresentar a programação
Prefeitura de Caraguatatuba reinstala corrimão da trilha da Pedra do Jacaré na Prainha
A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba iniciou a recolocação do corrimão da trilha de acesso à Pedra do Jacaré, na Prainha. O serviço abrange a reinstalação da ferragem do guarda-corpo ao longo da escadaria. A obra deve ser concluída na primeira quinzena de fevereiro, mas pode se
Saiba como funciona a classificação de risco na UPA em Caraguatatuba
A classificação de risco nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) é organizada pelas cores vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, que indicam a gravidade do quadro clínico, e não a ordem de chegada. O sistema prioriza os casos mais sérios, garantindo atendimento imediato aos pacientes classificados como vermelho, enquanto situações
Caraguatatuba promove ação com DER-SP que simula efeitos do sono, álcool e droga na condução de veículos
Motoristas de idades diversas como também pessoas não habilitadas a dirigir, passaram por um percurso montado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) na sexta-feira, sábado e domingo (23, 24 e 25) na Praça da Cultura, Centro, com os óculos que simulam a embriaguez, o sono e de anfetaminas ao
Caraguatatuba conquista 12 medalhas no ‘Jiu-Jitsu na Praia’ em Ilhabela
Caraguatatuba foi destaque no cenário regional do jiu-jitsu na última semana, durante o campeonato “Jiu-Jitsu na Praia’, realizado no arquipélago de Ilhabela. Ao todo, 12 atletas do município subiram ao pódio e garantiram medalhas na competição de jiu-jitsu sem kimono (No-Gi). Os competidores são alunos dos professores Jonatas Souza e