Pesquisar No Site
Fundo Social de Caraguatatuba proporciona novas oportunidades às mulheres do CIAM

Fundo Social de Caraguatatuba proporciona novas oportunidades às mulheres do CIAM
Promover a emancipação financeira e o empoderamento das mulheres atendidas pelo Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM). Com esse cuidado, o Fundo Social de Caraguatatuba iniciou nesta quarta-feira (18/09), curso de Pães e Bolos Caseiros no local.

#PraCegoVer: mulheres sentadas de costas em cadeiras brancas, enquanto equipe do fundo social dá as orientações;
Até o dia 6 de novembro, 10 mulheres aprenderão diversas receitas como, pães de forma, integral, rosca estrela, pretzel e frios, além de bolos de cenoura, milho, fubá, chocolate, coco e banana.
As aulas serão desenvolvidas às quartas-feiras, das 8h30 às 11h30, dentro do CIAM, no bairro Indaiá, pela monitora Edilaine Foltran.
Priscila, de 33 anos, está desempregada e vê no curso a oportunidade de recomeçar de vida. Vitima de um relacionamento abusivo, perdeu o emprego de técnica de uma marca de cosméticos conceituada, e hoje busca uma nova história, com seus três filhos.
“Pela minha profissão de revendedora eu precisava viajar bastante, e ele (esposo), me controlava muito. Tinha que mandar foto, vídeos de todo lugar que eu estava, uma hora me obrigou a pedir demissão. Desde aí minha vida só piorou. Um dia busquei ajuda no CIAM e há três meses, vivo de novo”, contou Priscila.
A coordenadora do espaço, Marcia Denise Gusmão Coelho, agradeceu a parceria com o Fundo Social e explicou que ofertar novas oportunidades a essas mulheres é o que mais precisam. “Tudo na vida delas tem que ser novo. A partir do momento que nos procuram, é uma nova chance de ser feliz, e este curso, agrega na independência que procuram”, destacou.
Para o Fundo Social de Solidariedade, descentralizar os cursos faz com que as oportunidades cheguem mais perto da população.
A presidente, Samara Aguilar, conta que é gratificante oferecer esta emancipação. “Tenho certeza que nosso trabalho fará muita diferença na vida dessas mulheres. Ter o próprio dinheiro eleva a autoestima e valoriza qualquer ser humano. Parabéns a todas”, disse Samara.
O CIAM foi inaugurado em novembro de 2017 para atender e fortalecer mulheres vítimas de violência e oferece atendimento psicossocial, orientação sociojurídica, grupos socioeducativos e diversas oficinas.
Veja Também Recentes

Inscrições para curso de Libras gratuito em Caraguatatuba estão encerradas
Foram encerradas as inscrições do curso gratuito de Libras em Caraguatatuba. Mais de 100 vagas foram preenchidas em pouco mais de cinco dias, segundo a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi). O curso terá início em maio, com duração de três meses. No segundo semestre,

Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.

Exposições no Museu de Arte e Cultura integram programação dos 168 anos de Caraguatatuba
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) apresenta três exposições em alusão ao aniversário de 168 anos de emancipação político-administrativa do município, celebrado em 20 de abril. As mostras “Edna Lins – Tributo”, “terra terreno território”, de Dani Sandrini, e “Loucuras de Goya” estarão disponíveis para visitação entre

Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê é destaque na programação cultural do fim de semana
Aproximadamente 30 pessoas participaram no último sábado (26/4), de uma saída fotográfica pelas margens do Rio Juqueriquerê, realizada pelo fotógrafo Gustavo Grunewald. A ação integra o projeto Clube da Fotografia, idealizado e coordenado pelo profissional, que também é artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

2º De Ponta a Ponta – Mostra de Dança Itinerante é atração neste sábado em Caraguatatuba
Para comemorar o Dia Internacional da Dança lembrado em 29/4, Caraguatatuba recebe no próximo sábado (26) o “2º De Ponta a Ponta”. A classificação é livre e o evento é gratuito. As apresentações serão realizadas em três pontos da cidade, Massaguaçu, Centro e Travessão. No Travessão a apresentação será às