Pesquisar No Site
Família de coruja buraqueira é atração no Ciase do Travessão

Família de coruja buraqueira é atração no Ciase do Travessão
Uma família de corujas buraqueiras, cujo nome científico é Athene cunicularia, tem atraído curiosos para uma área próxima ao Centro Integrado de Ações Sociais e Esportivas (Ciase) do Travessão, na região Sul de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Família de corujas buraqueiras estão na entrada da toca feita no chão, uma delas está batendo as asas. (foto: Luis Gava/ PMC)
Há um casal e cinco filhotes. A equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) vai ao local para colocar uma placa indicativa informando a presença das aves de forma a ficarem protegidas contra adultos e crianças curiosas que se aproximam para ver mais de perto, porque algumas delas acabam espantando os bichos ou até mesmo sendo atacadas por elas.
No semestre passado, a Secretaria deu início ao projeto ‘Toca das Corujas’ com a instalação de placas nos locais onde elas buscam abrigos, a partir da ideia de alguns munícipes que construíram uma pequena casinha na Avenida da Praia, no Centro de Caraguatatuba.
De acordo com Reinaldo Gomes Dias dos Santos, chefe de Meio Ambiente, já são cerca de 15 pontos identificados na cidade, no Camaroeiro, no Centro, Cocanha, Massaguaçu, Porto Novo, entre outros. “A iniciativa visa a preservação dessas aves, até mesmo de animais que são predadores naturais como cachorros”.
A coruja-buraqueira recebe esse nome por cavar buracos no solo. Ela vive cerca de 9 anos, a reprodução começa entre março ou abril. Botam, em média, de 6 a 11 ovos; o número mais comum é de 7 a 9 ovos. A incubação dura de 28 a 30 dias.
Elas são animais silvestres protegidos pelo artigo 29 da Lei n° 9.605 de Crimes Ambientais. Esse artigo define que “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente é crime sujeito a detenção de seis meses a um ano, além de multa”.
Caso alguém identifique algum ‘buraco’ novo de corujas pode entrar em contato direto com a SMAAP pelo telefone (12) 3897-2530.
Veja Também Recentes

Fiscalização ambiental reforça monitoramento no Perequê-Mirim em Caraguatatuba
A equipe de Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, em parceria com a Polícia Militar Ambiental, realizou uma ação de monitoramento na Rua Yoshizo Shibata, no bairro Perequê-Mirim, na última sexta-feira (27/5). A operação teve como objetivo coibir intervenções ambientais irregulares, como supressão de

Caraguatatuba intensifica atendimento a pessoas em situação de rua
A equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) promoveu na manhã da última terça-feira (27), duas ações simultâneas na Praia do Centro e na Praça do Coreto, em Caraguatatuba, com foco na escuta qualificada e no encaminhamento de pessoas em situação de rua para os serviços da rede socioassistencial.

Pontos MIS tem Mostra LGBT+ na Videoteca Lúcio Braun em junho
A Videoteca Lúcio Braun apresenta mais uma seleção de filmes do programa Pontos MIS. As exibições serão às terças-feiras, dias 3, 10, 14 e 24 de junho, às 18h, com entrada gratuita. Em junho é celebrado o mês do orgulho LGBT+ e, para marcar a data, Cineclube preparou uma programação dedicada

Secretaria de Administração de Caraguatatuba chama mais aprovados do Concurso de 2023 para apresentação até sexta-feira
Mais 19 aprovados de sete cargos do Concurso Público de 2023 da Prefeitura de Caraguatatuba foram convocados entregar a documentação referente à posse até a próxima sexta-feira (23/5), das 9h às 12h e das 13h às 16h30, na Secretaria de Administração, no Centro. Após a entrega dos documentos e atestar

Mais de 150 profissionais de enfermagem participam do 1º Aulão de Ritmado e engajam ação solidária
O 1º Aulão de Ritmado, realizado na última sexta-feira (16), na Praça da Cultura, em Caraguatatuba, reuniu 155 profissionais de enfermagem da rede municipal de saúde em um evento de dança para promover o exercício físico. A ação integrou a programação da Semana Brasileira de Enfermagem e foi promovida pela