Pesquisar No Site

Dia da Independência é marcado por patriotismo e amor por Caraguatatuba

Publicado em: 07/09/2019
Dia da Independência é marcado por patriotismo e amor por Caraguatatuba
Dia da Independência é marcado por patriotismo e amor por Caraguatatuba

O 7 de setembro em Caraguatatuba foi marcado pelo espírito de patriotismo e amor por Caraguatatuba. Centenas de pessoas participaram dos atos cívicos que foram realizados em cinco regiões da cidade.

#PraCegoVer: Em pé , autoridades municipais posam para foto. Ao fundo estão hasteadas as bandeiras Nacional, Estadual e Municipal. (Foto: Luis Gava/PMC)

O objetivo da Prefeitura de Caraguatatuba ao descentralizar as cerimônias, foi proporcionar maior integração nos bairros, envolvendo comunidades e estudantes. Bandas, Coral, Guarda Mirim e Fanfarras foram as atrações das comemorações de 2019.

As atividades iniciaram com a cerimônia oficial de hasteamento da bandeira, realizada no Teatro Mário Covas. Devido à instabilidade climática, a Secretaria de Educação optou por transferir o evento da Praça do Caiçara para o Teatro Mário Covas. 

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito Aguilar Junior, a presidente do Fundo Social, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, o presidente da Câmara, Francisco Carlos Marcelino, o 1º Tenente PM Paluri, comandante interino da 2ª Cia de Caraguatatuba, além de secretários municipais, vereadores, equipes gestoras das unidades escolares da região central e estudantes da rede municipal.

O 1º Tenente PM Paluri, comandante interino da 2ª Cia de Caraguatatuba, destacou o sentimento de patriotismo. “Temos que ser patriotas não só no dia de hoje, mas nas ações do dia a dia. Aproveito para agradecer a Prefeitura de Caraguatatuba pela parceria com a Polícia Militar na cidade. Temos recebemos muito apoio da administração para melhorar a segurança da população”, disse.

#PraCegoVer: (Foto: Luis Gava/PMC)

Já o prefeito Aguilar Junior chamou a atenção pelo amor por Caraguatatuba. “É um sentimento que tenho e que a população precisa ter. Seja cuidando de nossas crianças, numa obra realizada, seja no carinho com os idosos. O 7 de setembro é um momento de reflexão e a palavra amar precisa ser irradiada. Amar o Brasil, amar o Estado de São Paulo e amar Caraguatatuba. Partindo desse sentimento promoveremos uma grande transformação na vida das pessoas”, comentou.

A cerimônia no Teatro Mário Covas contou a participação da Banda Municipal Carlos Gomes, o Água Viva Coral, os Grupos de Escoteiro Caraguatá e Edgard Armond, além das três turmas da Guarda Mirim de Caraguatatuba.

Polo Massaguaçu

O ato cívico realizado na EMEF Profª Antônia Nunes Arouca, no bairro Massaguaçu, contou com a presença de autoridades municipais e reuniu as seguintes unidades escolares: EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira, EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares, EMEF Profª. Antonia Antunes Arouca, CEI Prof.ª Ester Nunes de Souza, Profª. Maria Thereza de Souza Castro e CEI/EMEI Profª. Vera da Silva Santos. 

A execução dos hinos foi realizada pela FAMCAL sob orientação dos maestros Marcão e Jesus Salatiel.

Polo Casa Branca

O terceiro ato cívico foi realizado na EMEF Luiz Silvar do Prado, no Casa Branca, onde foi realizado o hasteamento da bandeira, acompanhado pelas autoridades municipais. A execução dos hinos ficou por conta da BAMMAC, sob regência do maestro Daniel Maciel. 

Neste polo estavam reunidas as seguintes unidades escolares: EMEF Prof. Oswaldo Ferreira, EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado, CEI/EMEI Profª Maria Eugenia Aranha Chodounsky, CEI / EMEI Profª Aparecida Maria Pires de Meneses e EMEI / EMEF João Thimóteo do Rosário.

Polo Tinga

O penúltimo ato cívico aconteceu na EMEF Profª Maria Ap. de Carvalho, no bairro Tinga onde estavam reunidas as unidades escolares: EMEF Prof. Jorge Passos, CEI/EMEI Profª Maria Onicie Dias Pereira, CEI Profª Telma do Amarante Veiga Santos, EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, CEI/EMEI Profª Maria Elma Mansano, EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho, EMEI/EMEF Prof. João Batista Gardelim, CEI do Bairro do Poiares, CEI Severino Vitoriano dos Santos, EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira, EMEI/EMEF Carlos Altero Ortega, CEI/EMEI Profª Maria Carlita Saraiva Guedes, EMEFEBS Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra, CEI/EMEI Profª Thereza Yanesse S. Cardozo, EMEF Profª Maria Aparecida Ujio, Creche MEIMEI e Creche Santo Antônio. 

Foi realizado o hasteamento das bandeiras municipal, estadual e nacional. As autoridades municipais e o público presente, acompanharam a apresentação do coral do CIDE Tinga, que entoou os hinos de Caraguatatuba e nacional, sob comando da regente Tatiana Borges. 

A cerimônia contou também com a participação BMCT – Banda Marcial do Cide Tinga e da Fanfarra Maria Moraes. 

Travessão

O encerramento dos atos cívicos aconteceu na EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no bairro Travessão. Estavam reunidas as unidades escolares: CEI João Lino da Cruz, CEI Elisa Butschkau, EMEI/EMEF Prof. João Benedito Marcondes, EMEI/EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira, CEI Profª Regina Célia Santos Chapira Blaustein, CEI/EMEI Leonor Mendes de Barros, CEI/EMEI Prof. Francisco Assis de Carvalho, EMEF Prof. Euclydes Ferreira, CIEFI Profª Edna Maria Nogueira Ferraz, EMEF Prof. Geraldo de Lima EMEI Yasutada Nasu, CEI/EMEI Profª Célia Rocha Lobo, EMEF Profª Jane Urbano Focesi, CEI/EMEI ADI Adriana Aparecida Cassiano, EMEI/EMEF Masako Sone, CIASE Governador Adhemar Pereira de Barros. 

Sob a regência do mastro Daniel Maciel, a BAMMAC executou os hinos de Caraguatatuba e Nacional, enquanto as bandeiras eram hasteadas.

O Prefeito Aguilar Junior, acompanhado das autoridades municipais, parabenizou a todos os envolvidos pela organização e pontualidade dos eventos. Agradeceu a participação de toda a comunidade e encerrou os atos cívicos deste 7 de setembro de 2019.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

WhatsApp Image 2024-03-28 at 12.56.53
Prefeitura de Caraguatatuba inicia na próxima semana reforma da ponte do Verde Mar

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, inicia nos próximos dias a reforma da ponte sobre o rio Cocanha, no bairro Verde Mar, Região Norte do município. A estrutura foi danificada por conta das chuvas do ano passado e o problema se agravou em

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 28/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba registra ato de vandalismo em caçambas de lixo
Prefeitura de Caraguatatuba registra ato de vandalismo em caçambas de lixo

A Prefeitura de Caraguatatuba registrou ato de vandalismo em duas caçambas utilizadas para descarte de lixos que estavam instaladas na Rua da Torre, no bairro do Travessão. Além de atear fogo, os suspeitos ainda derrubaram o lixo. A administração já havia colocado os equipamentos no local justamente para impedir o

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 15/04/2024
Prefeitura e PM Ambiental agem para demolir construção em área de risco no Rio do Ouro
Prefeitura e PM Ambiental agem para demolir construção em área de risco no Rio do Ouro

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou nesta quarta-feira (24), a demolição de mais uma residência construída em área de risco, no bairro Rio do Ouro. A operação contou com o auxílio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e Polícia Militar Ambiental. O local já foi

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 24/04/2024
Revisão do Plano de Diretor de Turismo é aprovada e garante desenvolvimento do setor
Revisão do Plano de Diretor de Turismo é aprovada e garante desenvolvimento do setor

A Revisão do Plano Diretor de Turismo da Estância Balneária de Caraguatatuba (PDTur) foi aprovada por unanimidade em sessão da Câmara Municipal nesta terça-feira (23). O Plano Diretor de Turismo é uma ferramenta estratégica que orienta as ações e investimentos para o setor turístico, promovendo um crescimento sustentável e maximizando

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 24/04/2024
Censo previdenciário online do CaraguaPrev para servidores da ativa, inativos e pensionistas inicia na quarta-feira
Censo previdenciário online do CaraguaPrev para servidores da ativa, inativos e pensionistas inicia na quarta-feira

O Censo Previdenciário e Funcional Cadastral Obrigatório 2024 do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (Caraguaprev) começa no dia 1º de maio e segue até o dia 5 de julho, no site https://www.caraguaprev.sp.gov.br/, após o cadastro de login e senha. Funcionários efetivos da ativa da Prefeitura Municipal, Fundação Educacional

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/04/2024