Pesquisar No Site

Exposição fotográfica de mulheres assistidas no CIAM marca encerramento do Agosto Lilás no Teatro Mario Covas

Destaques
Exposição fotográfica de mulheres assistidas no CIAM marca encerramento do Agosto Lilás no Teatro Mario Covas
Exposição fotográfica de mulheres assistidas no CIAM marca encerramento do Agosto Lilás no Teatro Mario Covas

Sobrou alegria e alto astral no encerramento do “Agosto Lilás”, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, com a exposição de fotos de 24 mulheres assistidas no Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), sexta-feira (30/08), no Teatro Mario Covas.

#PraCegoVer: Saguão do Teatro Mario Covas. Prefeito Aguilar Junior e a primeira-dama Samara Aguilar posam com as mulheres referenciadas no CIAM que foram modelos das fotos que compõem a exposição (Fotos: Cláudio Gomes).

A mostra fotográfica “Descobrindo como sou bela” teve o objetivo de ressaltar a beleza individual e elevar a autoestima de mulheres que, no decorrer da vida, foram vítimas de algum tipo de violência (física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial).

O prefeito Aguilar Junior e a esposa Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, fizeram questão de conferir as fotos.

“O CIAM é um compromisso de campanha entregue à população feminina. Quando idealizamos esse projeto, assim como o espaço Pró-Mulher (Centro de Referência de Saúde da Mulher), pensamos em atender com atenção, cuidado, respeito e carinho as mulheres, principalmente as vítimas de violência. Hoje estamos aqui para celebrar a força e a beleza dessas mulheres. As fotos ficaram maravilhosas. Continuem contando com nossa administração”, afirmou o prefeito.

A presidente do Fundo Social acrescentou: “Mais uma vez, quero agradecer a todas por acreditar nesse projeto. Que nada nem ninguém as impeçam de realizarem o que está no coração de vocês. Sigam em frente, firmes”.

#PraCegoVer: A primeira-dama, Samara Aguilar, o prefeito Aguilar Junior, a coordenadora do CIAM Márcia Gusmão e a psicóloga Jaquelina Teixeira, posam para foto no saguão do Teatro Mario Covas (Fotos: Cláudio Gomes).

Uma das fotografadas, Miriam Abranches, 50 anos, disse que o CIAM foi um divisor de águas em sua vida. “Cheguei ao CIAM, após sofrer muitos anos com um relacionamento abusivo, que me provocou um câncer. Lá, tive apoio social, psicológico e jurídico. Agradeço a toda equipe e ao prefeito Aguilar Junior e sua esposa Samara por terem criado esse espaço”, disse.

“Essa noite foi maravilhosa, só tenho a agradecer. O CIAM é minha segunda família”, Maria Criatiana Ribeiro, 34 anos. A colega Amanda Zampini, 41 anos, declarou: “Nunca me senti tão especial. Estou muito feliz”.

A noite de celebração contou ainda com a apresentação do coral de mulheres do CIAM, conduzido pela psicóloga Jaquelina Teixeira da Silva, que apresentou as músicas “Assim Caminha a Humanidade” (Lulu Santos) e “Será?” (Dado Villa-Lobos e Renato Russo); de Tânia Cibele Campos de Souza, 43 anos, que soltou a voz ao interpretar a música de Belchior, “Como nossos pais”; e a declamação de Eglaia Del Piccolo, 34 anos, da poesia “Essencialmente Mulher”, da autora Cledinéia Carvalho Santos.

A coordenadora do CIAM, Márcia Denise Gusmão Coelho, ressaltou que para esse evento, a equipe do equipamento fez questão de oferecer maquiagem, cabelo, roupas de festa e manicure para as mulheres referenciadas. “A ideia era fazer com que elas se sentissem acolhidas, importantes e belas, e nós alcançamos nosso objetivo. Ver essas mulheres que chegaram até nós, massacradas, hoje, com alegria e força para tomar as rédeas da própria vida, é muito gratificante. Além disso, o Agosto Lilás fará parte do calendário oficial do município. Isso nos faz ter certeza que estamos no caminho certo”, destacou.

Também prestigiaram o evento o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes e a coordenadora do setor de Proteção Especial, Ana Maria Magagnini, idealizadora do CIAM.

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura abre inscrições para estabelecimentos participantes do evento “Saberes e Sabores Caiçaras”
Prefeitura abre inscrições para estabelecimentos participantes do evento “Saberes e Sabores Caiçaras”

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) está com inscrições abertas para os estabelecimentos interessados em participar da terceira edição do festival “Saberes e Sabores Caiçaras”, que será realizado de 10 a 12 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. A inscrição é facultada a

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 23/04/2024
Caraguatatuba recebe reunião com CETESB e representantes de secretarias de Meio Ambiente do Litoral Norte
Caraguatatuba recebe reunião com CETESB e representantes de secretarias de Meio Ambiente do Litoral Norte

Caraguatatuba recebeu nesta quarta-feira (3) os representantes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e das Secretarias de Meio Ambiente dos municípios vizinhos, para uma importante reunião. O encontro contou com a presença dos Secretários de Meio Ambiente e de suas equipes técnicas de licenciamento, sendo de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 03/04/2024
Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (17), o quadro de vagas de emprego para 181 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 17/04/2024
Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira
Prefeitura abre inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) está com inscrições abertas até o dia 19 de abril (sexta-feira), para estabelecimentos que queiram participar do 3º Festival Geek Games, a ser realizado entre os dias 02 e 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. Serão

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 11/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba reforça participação dos munícipes com a Coleta Seletiva
Prefeitura de Caraguatatuba reforça participação dos munícipes com a Coleta Seletiva

A Prefeitura de Caraguatatuba está intensificando o apelo à população para que o descarte de materiais para a Coleta Seletiva seja feito nos dias e horários corretos, a fim de garantir a eficiência do serviço. A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca disponibiliza o cronograma completo da coleta pelo

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 02/04/2024