Pesquisar No Site
Exposição fotográfica de mulheres assistidas no CIAM marca encerramento do Agosto Lilás no Teatro Mario Covas

Exposição fotográfica de mulheres assistidas no CIAM marca encerramento do Agosto Lilás no Teatro Mario Covas
Sobrou alegria e alto astral no encerramento do “Agosto Lilás”, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, com a exposição de fotos de 24 mulheres assistidas no Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), sexta-feira (30/08), no Teatro Mario Covas.

#PraCegoVer: Saguão do Teatro Mario Covas. Prefeito Aguilar Junior e a primeira-dama Samara Aguilar posam com as mulheres referenciadas no CIAM que foram modelos das fotos que compõem a exposição (Fotos: Cláudio Gomes).
A mostra fotográfica “Descobrindo como sou bela” teve o objetivo de ressaltar a beleza individual e elevar a autoestima de mulheres que, no decorrer da vida, foram vítimas de algum tipo de violência (física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial).
O prefeito Aguilar Junior e a esposa Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, fizeram questão de conferir as fotos.
“O CIAM é um compromisso de campanha entregue à população feminina. Quando idealizamos esse projeto, assim como o espaço Pró-Mulher (Centro de Referência de Saúde da Mulher), pensamos em atender com atenção, cuidado, respeito e carinho as mulheres, principalmente as vítimas de violência. Hoje estamos aqui para celebrar a força e a beleza dessas mulheres. As fotos ficaram maravilhosas. Continuem contando com nossa administração”, afirmou o prefeito.
A presidente do Fundo Social acrescentou: “Mais uma vez, quero agradecer a todas por acreditar nesse projeto. Que nada nem ninguém as impeçam de realizarem o que está no coração de vocês. Sigam em frente, firmes”.

#PraCegoVer: A primeira-dama, Samara Aguilar, o prefeito Aguilar Junior, a coordenadora do CIAM Márcia Gusmão e a psicóloga Jaquelina Teixeira, posam para foto no saguão do Teatro Mario Covas (Fotos: Cláudio Gomes).
Uma das fotografadas, Miriam Abranches, 50 anos, disse que o CIAM foi um divisor de águas em sua vida. “Cheguei ao CIAM, após sofrer muitos anos com um relacionamento abusivo, que me provocou um câncer. Lá, tive apoio social, psicológico e jurídico. Agradeço a toda equipe e ao prefeito Aguilar Junior e sua esposa Samara por terem criado esse espaço”, disse.
“Essa noite foi maravilhosa, só tenho a agradecer. O CIAM é minha segunda família”, Maria Criatiana Ribeiro, 34 anos. A colega Amanda Zampini, 41 anos, declarou: “Nunca me senti tão especial. Estou muito feliz”.
A noite de celebração contou ainda com a apresentação do coral de mulheres do CIAM, conduzido pela psicóloga Jaquelina Teixeira da Silva, que apresentou as músicas “Assim Caminha a Humanidade” (Lulu Santos) e “Será?” (Dado Villa-Lobos e Renato Russo); de Tânia Cibele Campos de Souza, 43 anos, que soltou a voz ao interpretar a música de Belchior, “Como nossos pais”; e a declamação de Eglaia Del Piccolo, 34 anos, da poesia “Essencialmente Mulher”, da autora Cledinéia Carvalho Santos.
A coordenadora do CIAM, Márcia Denise Gusmão Coelho, ressaltou que para esse evento, a equipe do equipamento fez questão de oferecer maquiagem, cabelo, roupas de festa e manicure para as mulheres referenciadas. “A ideia era fazer com que elas se sentissem acolhidas, importantes e belas, e nós alcançamos nosso objetivo. Ver essas mulheres que chegaram até nós, massacradas, hoje, com alegria e força para tomar as rédeas da própria vida, é muito gratificante. Além disso, o Agosto Lilás fará parte do calendário oficial do município. Isso nos faz ter certeza que estamos no caminho certo”, destacou.
Também prestigiaram o evento o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes e a coordenadora do setor de Proteção Especial, Ana Maria Magagnini, idealizadora do CIAM.
Veja Também Recentes

#ElasTech reúne centenas de alunas em evento de tecnologia de inclusão de gênero em Caraguatatuba
Para comemorar o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), Caraguatatuba realizou nesta quinta-feira (24), no Teatro Mário Covas, a primeira edição do #ElasTech, evento de tecnologia de inclusão de gênero. As atividades foram propostas para conscientizar sobre a necessidade de mais meninas e mulheres no

Neste sábado tem exibição do filme “Yvy Pyte – Coração da Terra” no Espaço Hartãt
Neste sábado (12/4), às 19h, o Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, realiza a exibição do filme “Yvy Pyte – Coração de Terra” – uma produção documental que traça um percurso entre as terras Guarani e desfaz fronteiras físicas e simbólicas. A ação tem entrada gratuita. A iniciativa é do Ponto de

Alunos do 6º ano da EMEF Professor Auracy Mansano aprendem e se divertem com lançamento de foguete de garrafa pet
A quarta-feira (30/4) foi dia de aprendizado e diversão para os alunos do 6º anos da EMEF Professor Auracy Mansano, no Jetuba, zona norte de Caraguatatuba. As crianças tiveram aula com os professores Rafael Silva Nunes (Ciências) e Osias de Barros Anunciação (Ciências e Matemática) sobre como montar um foguete

Inscrições para curso de Libras gratuito em Caraguatatuba estão encerradas
Foram encerradas as inscrições do curso gratuito de Libras em Caraguatatuba. Mais de 100 vagas foram preenchidas em pouco mais de cinco dias, segundo a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi). O curso terá início em maio, com duração de três meses. No segundo semestre,

Árvores emaranhadas em fiações elétricas são retiradas em Caraguatatuba
Moradores dos bairros Jardim Britânia, Indaiá e Jardim Terralão acionaram a Defesa Civil para retiradas de árvores que caíram ou estavam na iminência de cair na fiação elétrica em decorrência da chuva do último fim de semana. Equipes formada por servidores da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e da