Pesquisar No Site
Patrulha Maria da Penha reforça proteção às mulheres vítimas de violência

Patrulha Maria da Penha reforça proteção às mulheres vítimas de violência
A Campanha “Agosto Lilás” segue com a conscientização pelo fim da violência contra a mulher e desde o mês de maio, Caraguatatuba possui mais um serviço de proteção às mulheres vítimas de violência: a Patrulha Maria da Penha.

#PraCegoVer: Cartaz dizendo: Não se Cale. Com uma imagem de uma mulher de olhos fechados e com um X no lugar de seus lábios. (Foto: Raiana Bitencourt/PMC)
Implantada pela Polícia Militar, a Patrulha Maria da Penha acompanha por meio de visitas domiciliares, as mulheres que possuem medidas protetivas e também acompanham os agressores.
Em caso de não cumprimento da parte do agressor, a mulher aciona a Patrulha, e logo em seguida, a equipe se dirige até o local.
Segundo o capitão PM Luiz Fernando, as vítimas recebem orientação quanto ao uso do aplicativo SOS Mulher e algumas outras instruções. “Já para os agressores, informamos quanto ao cumprimento da medida protetiva e quais as causas que o não cumprimento pode acarretar”, explicou.
Sobre o aplicativo, a mulher aperta o botão e imediatamente aciona a Polícia Militar. A viatura mais próxima é enviada rapidamente até o local de onde foi emitido o sinal por meio do celular.
A Patrulha atua em torno de 90 dias, com três visitas mensais. Após o término do prazo, a equipe policial encaminha ao Fórum Municipal os relatórios de atendimento, para uma nova avaliação. Caso haja necessidade, o serviço é retomado.
Desde maio deste ano, mês em que a Patrulha Maria da Penha foi implantada no município, mais de 180 visitas foram realizadas. Em conjunto com a Polícia, o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) também acompanha as vítimas com apoio de assistente social e psicólogo. São mais de 200 atendimentos por mês.
Sua denúncia pode salvar uma vida! Denuncie, ligue 180!
Serviço
Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM)
Endereço: Av. Cuiabá, 400 – Indaiá
Telefone: 3883-9908
Delegacia de Defesa da Mulher (DDM)
Endereço: Av. Maranhão, 341 – Indaiá
Telefone: 3882-3242
Veja Também Recentes

Sabesp informa mudanças no local e horário de atendimento presencial em Caraguatatuba
A Sabesp, concessionária dos serviços de água e esgoto em Caraguatatuba, informa que a partir desta segunda-feira (11), o atendimento presencial em Caraguatatuba volta a ser realizado na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, nº 131, no Centro (rua da praia), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Com

Caraguatatuba oferece 85 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 85 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (21), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Centenas de pessoas prestigiam abertura do 26º Festival do Camarão em Caraguatatuba
Centenas de pessoas prestigiaram a abertura do 26º Festival do Camarão na noite da última quarta-feira (16/7), na Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba. A festividade, que celebra a cultura tradicional caiçara, é uma realização do Governo Municipal e da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, em

Governo Municipal informa retorno da linha de ônibus 302 – Tabatinga Direto na próxima segunda-feira
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Caraguatatuba informa que a linha 302 – Tabatinga Direto volta a ser novamente disponibilizada aos usuários do transporte público. A empresa concessionária do Transporte Público Sancetur – Santa Cecília de Turismo Ltda. (Sou Caraguá) retornará a operação da linha 302

Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos registra crescimento em visitações no primeiro semestre de 2025
O primeiro semestre de 2025 marcou novos recordes no monitoramento de visitação no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos. Com 16.644 visitantes – um aumento real de 34,32% em relação mesmo período no ano anterior, contabilizou público espontâneo, visitas educativas ao Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), atividades da