Pesquisar No Site

Nutrição, geração de renda e preservação ambiental: Caraguatatuba passa a servir açaí juçara na alimentação escolar

Publicado em: 15/08/2019
Nutrição, geração de renda e preservação ambiental: Caraguatatuba passa a servir açaí juçara na alimentação escolar
Nutrição, geração de renda e preservação ambiental: Caraguatatuba passa a servir açaí juçara na alimentação escolar

Os alunos da rede municipal de ensino de Caraguatatuba retornaram às aulas experimentando um suco diferente, servido na hora do lanche: o suco da polpa de açaí juçara. A experiência, que se iniciou com a volta às aulas do segundo semestre/2019, está acontecendo em todas as unidades escolares do município, entre creches e escolas do ensino fundamental.

#PraCegoVer: Cozinheira escolar servindo suco de açaí juçara aos alunos. (Fotos: Luis Gava/PMC)

A inclusão do novo alimento no cardápio foi feita após a realização de testes de aceitabilidade, coordenados pela nutricionista Fernanda Nunes Pereira, diretora do setor de alimentação escolar do município. Segundo ela, o novo suco teve uma ampla aprovação entre os alunos.

“O suco com a polpa do açaí juçara é muito saudável, pois é rico em substâncias antioxidantes (antocianinas) e a gordura é de excelente qualidade nutricional. Além disso, tem a questão da sustentabilidade ambiental, por apoiar os produtores locais e estimular as famílias, a população, a usar o fruto da palmeira juçara”, explicou a nutricionista.

Atualmente o açaí juçara é fornecido por agricultores familiares da região na forma de polpa congelada e pode ser utilizado em diversas combinações, como suco batido com frutas, leite, bolos, etc.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, explica que a escolha do açaí juçara está baseada em três pilares: é um alimento de alta qualidade nutricional, fomenta a agricultura familiar do município, valorizando o produtor local, e ainda faz parte de ações de cuidados com o meio ambiente, pois contribui para a preservação da palmeira juçara.

O juçara é o açaí da Mata Atlântica

Ameaçada de extinção devido a décadas de extração clandestina de seu palmito, a palmeira juçara atualmente é protegida por lei, sendo a extração ilegal considerada crime ambiental. Isso porque ao contrário de outras espécies, sua palmeira não se regenera após ser cortada para extração do palmito.

A polpa do juçara é muito similar ao açaí originário da Amazônia, ambas extraídas a partir dos frutos de suas palmeiras.

A colheita dos frutos é realizada sem causar danos à planta. Após a obtenção da polpa, suas sementes podem ser utilizadas para o replantio, para a produção de artesanato e servem como adubo orgânico, tornando sua utilização um processo sustentável.

Confira abaixo os cliques de nossas crianças com seus “bigodinhos” de açaí juçara!

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura realiza reforma de 14 escolas municipais e 10 Unidades Básicas de Saúde
Prefeitura realiza reforma de 14 escolas municipais e 10 Unidades Básicas de Saúde

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, continua com a reforma e manutenção de 14 escolas da rede municipal de ensino e 10 Unidades Básicas de Saúde, cujo investimento gira em torno de R$ 10 milhões. As unidades de ensino receberão uma série de serviços, que

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 10/04/2024
Caraguatatuba expõe em feira internacional WTM Latin America
Caraguatatuba expõe em feira internacional WTM Latin America

Representantes da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba estão nesta semana com exposição e divulgação na feira WTM Latin America, em São Paulo. O evento é voltado à indústria de viagens e turismo e o município tem um espaço no estande do Governo do Estado de São Paulo, junto com outras

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024
Prefeitura divulga programação completa do 3º Geek Games
Prefeitura divulga programação completa do 3º Geek Games

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, divulgou a programação completa do 3º Geek Games, que será de 2 a 5 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. Entrada gratuita! O evento será realizado na quinta e sexta-feira (2 e 3), das 18h às 22h;

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 26/04/2024
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição “Entre as Cores: Da serra ao Mar”

Em um mundo cada vez mais desconectado da natureza, a ceramista e artista plástica Claudia Canova apresenta um olhar único sobre a temática através de suas cerâmicas. Pequenos insetos, geralmente ignorados ou até mesmo temidos, assumem proporções grandiosas em suas obras, convidando o público a um encontro inesperado e transformador.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba registra ato de vandalismo em caçambas de lixo
Prefeitura de Caraguatatuba registra ato de vandalismo em caçambas de lixo

A Prefeitura de Caraguatatuba registrou ato de vandalismo em duas caçambas utilizadas para descarte de lixos que estavam instaladas na Rua da Torre, no bairro do Travessão. Além de atear fogo, os suspeitos ainda derrubaram o lixo. A administração já havia colocado os equipamentos no local justamente para impedir o

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 15/04/2024