Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba encerra ciclo de palestras “A Reforma da Previdência e os Impactos na Carreira do Servidor Público”

Prefeitura de Caraguatatuba encerra ciclo de palestras “A Reforma da Previdência e os Impactos na Carreira do Servidor Público”
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Administração e do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguáPrev), promoveu a segunda e última palestra “A Reforma da Previdência e os Impactos na Carreira do Servidor Público (PEC nº 6/2019)” na terça-feira (13/8), no Teatro Mario Covas, no Indaiá. Dessa vez, o público-alvo do debate foram os servidores do quadro do magistério da Secretaria de Educação. Os demais funcionários da Secretaria da Educação e de outras pastas assistiram à palestra nos dias 24 e 25 de julho.

#PraCegoVer: O advogado e especialista em Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), Douglas Figueiredo, ministra a palestra “A Reforma da Previdência e os Impactos na Carreira do Servidor Público” para o magistério (Fotos: Cláudio Gomes/PMC).
Quinhentos e cinquenta servidores entre professores, coordenadores pedagógicos, diretores de escola e supervisores de ensino da Prefeitura de Caraguatatuba esclareceram suas dúvidas com o advogado e especialista em Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), Douglas Figueiredo. O presidente do CaraguaPrev, Ezequiel Guimarães, acompanhou o evento.
Figueiredo falou sobre as alterações na carreira e na aposentadoria do professorado, com a entrada em vigor da Proposta de Emenda à Constituição nº 6 de 2019 (PEC nº 6/2019), que modifica o sistema de previdência social, estabelece regras de transição e disposições transitórias, e dá outras providências.

#PraCegoVer Servidores dos magistério fazem credenciamento para assistir à palestra da Reforma da Previdência (Fotos: Cláudio Gomes/PMC).
Atualmente a proposta tramita na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, que na quarta-feira (14/08) se reuniu pela primeira ver para tratar da PEC da reforma e aprovou a convocação do secretário especial da Previdência, Rogério Marinho; do ministro da Economia, Paulo Guedes; de representantes dos sindicatos, magistrados e policiais para duas semanas de audiências públicas, a partir da próxima segunda-feira (19).
A Câmara dos Deputados aprovou PEC nº 6/2019 da reforma da previdência em 2º turno na madrugada da quarta-feira (07/08), por 370 votos a favor, 124 contra e 1 abstenção. Agora, a proposta será enviada ao Senado Federal para apreciação. No dia 10 de julho, o texto-base (texto principal) da reforma foi aprovado em 1º turno, com 379 votos a favor e 131 contra.

#PraCegoVer: Quinhentos e cinquenta servidores do quadro do magistério da Prefeitura de Caraguatatuba na palestra da sobre a Reforma da Previdência, com o advogado e especialista em Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), Douglas Figueiredo (Fotos: Cláudio Gomes/PMC).
A Escola de Governo está localizada na Av. Goiás, 615 – Indaiá. Mais informações pelo telefone (12) 3883-9523/3883-9668, WhatsApp (12) 99775-2420 ou pelo e-mail escola.governo@caraguatatuba.sp.gov.br.
O CaraguaPrev fica Av. Prestes Maia, 302 – Centro (em frente ao Fisk). Mais informações pelos telefones (12) 3883-3252/ 3883-3480 ou no site http://www.caraguaprev.sp.gov.br.
O Palestrante
Douglas Figueiredo é diretor técnico e procurador jurídico do Serviço de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores Municipais de Indaiatuba (Seprev), palestrante e pós-graduado em RPPS pelo Damásio Educacional; formado em Direito Processual Civil pela PUC de Campinas; e possui MBA em Gestão Pública e Administração de Cidades pela Anhanguera.
Os demais funcionários da Secretaria da Educação assistiram à palestra “A Reforma da Previdência e os Impactos na Carreira do Servidor Público” no dia 24 de julho, no Teatro Mario Covas. Os servidores das outras pastas participaram do encontro no dia 25 de julho.
Na ocasião, a palestrante foi a advogada Magadar Briguet, que é professora universitária, possui especialização em Direto do Estado pela USP e exerceu o cargo de procuradora e assessora do Tribunal de Contas do Município de São Paulo; além de ser consultora jurídica da Associação Paulista de Entidades de Previdência do Estado e dos Municípios (APEPREM) e da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM) e diretora técnica da ABCPrev Gestão e Formação Previdenciária.
A Palestra
Um dos tópicos abordados durante a palestra foram os requisitos exigidos pela PEC 6/2019 (Reforma da Previdência) para a aposentadoria voluntária dos docentes: idade mínima de 57 anos (mulheres) e 60 anos (homens) e tempo de contribuição de 25 anos (ambos os sexos).
A Câmara dos Deputados aprovou em 12 de julho, por 465 votos a 25, destaque do PDT à proposta da Reforma da Previdência e reduziu a idade exigida ao professor para se aposentar pelo pedágio de 100% do tempo de contribuição que faltar na data de publicação PEC 6/2019. A idade passa a ser de 55 anos para mulher e 58 anos para homem para 52 anos se mulher e 55 anos se homem.
Para os demais servidores públicos, a transição será por pontuação, que soma o tempo de contribuição e a idade mínima, que começa em 86 pontos (mulheres) e 96 pontos (homens). A cada ano, haverá aumento de um ponto, com duração de 14 anos para mulheres e de nove anos para homens. A transição termina quando a pontuação alcançar 100 pontos para mulheres e 105 pontos para homens. O tempo mínimo de contribuição dos servidores é de 30 anos (mulheres) e de 35 anos (homens). A idade mínima começa em 56 anos para mulheres e 61 anos para homens.
Regras de transição – Para a definição das regras de cálculo dos proventos se levará em consideração a data de ingresso do servidor no cargo. Quem ingressou no serviço público até o dia 31/12/2003 e não optar pelo regime de previdência complementar (RPC), terá assegurada a integralidade da remuneração, desde que, adicionalmente, cumpram a idade mínima de 62 anos para mulher e 65 anos para o homem, mantida a paridade com a última remuneração do cargo para fins de reajuste dos benefícios.
Para os atuais servidores que não quiserem se sujeitar a essas regras, em especial aqueles que ingressaram no serviço público a partir de 2004, os proventos serão calculados a partir de 60% da média das bases de contribuição que a abrangerão 100% de todo o período contributivo a qualquer regime previdenciário, acrescido de 2% do que tempo de contribuição exceder a 20 anos de contribuição, sendo os proventos rejustados nos termos estabelecidos na legislação do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).
Para o professor que comprovar exclusivamente 25 anos de contribuição, se mulher, e 30 anos de contribuição, se homem, em efetivo exercício das funções de magistério na educação infantil e no ensino fundamental e médio, o somatório da idade e do tempo de contribuição, incluídas as frações, será equivalente a 81 pontos, se mulher, e 91 pontos, se homem, aos quais serão acrescentados, a partir de 1º de janeiro de 2020, um ponto a cada ano para o homem e para a mulher, até atingir o limite de 92 pontos, se mulher, e 100 pontos, se homem.
Incorporação – A proposta veda a incorporação de vantagens de caráter temporário ou vinculadas ao exercício de função de confiança ou de cargo em comissão à remuneração do cargo efetivo.
A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão, por meio de lei, contribuições para custeio de regime próprio de previdência social, cobradas dos servidores ativos, dos aposentados e dos pensionistas, que poderão ter alíquotas progressivas de acordo com o valor da base de contribuição ou do benefício recebido.
A reforma não alterou as acumulações de funções previstas no Artigo 37 da Constituição Federal: dois cargos de professor; um cargo de professor com outro técnico ou científico; e dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas.
Abono de permanência
Foi garantido o direito ao abono de permanência aos servidores que atualmente fazem jus a ele e que continuarem em atividade, mas permitiu aos entes federativos estabelecer condições para a continuidade de seu pagamento até o limite da contribuição do servidor ao RPPS. Até que isso ocorra, será devido o abono equivalente ao valor da contribuição individual.
Veja Também Recentes

Atletas de Judô de Caraguatatuba se destacam no Inter-Regional Paulista em São Bernardo do Campo
Quatro atletas de judô de Caraguatatuba disputaram a fase Inter-Regional Paulista nas categorias sub-18 e sub-21, na cidade de São Bernardo do Campo, no último sábado (12), e conquistaram bons resultados para o município. Yasmim Siqueira ficou com a medalha de bronze na categoria sub-21 até 78kg. Com a colocação,

Presidente do Fundo Social participa do almoço de Páscoa com crianças e adolescentes da Casa Beija-Flor
A Casa Beija-Flor preparou um almoço de celebração da Páscoa para 253 crianças e adolescentes assistidas pela entidade, educadores e convidados, no centro de convivência do Barranco Alto, em Caraguatatuba, na quarta-feira (16). A instituição desenvolve projetos sociais para pessoas entre 6 a 17 anos e 11 meses, em situação

Hospital Regional do Litoral Norte Francine Maia França abre processo seletivo para 39 cargos
O Hospital Regional do Litoral Norte – Francine Maia França, unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) em Caraguatatuba, abre processo seletivo para formação de cadastro reserva em 39 diferentes cargos. As inscrições serão gratuitas, realizadas unicamente via formulário eletrônico, nos dias 05 e 06 de maio de 2025, e

Caraguatatuba oferece 155 vagas de emprego nesta quinta-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 155 oportunidades de emprego nesta quinta-feira (24/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade As vagas são oferecidas pelo PAT e os currículos são recebidos presencialmente, das 8h às 16h. É importante que o candidato acesse o

Defesa Civil de Caraguatatuba recebe alerta do Estado sobre fortes chuvas nesta quinta e sexta-feira
A Defesa Civil do Estado emitiu alerta para a previsão de chuvas de intensidade moderada a forte, com risco de tempestades, rajadas de vento e queda de granizo entre quinta-feira (24), e sexta-feira (25). As regiões com maior atenção no momento são além do Litoral Norte, a Região Metropolitana de