Pesquisar No Site
Ecoponto Golfinhos completou um ano nesta semana com mais de 12 toneladas recebidas

Ecoponto Golfinhos completou um ano nesta semana com mais de 12 toneladas recebidas
A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) realizou nessa terça-feira (06/07) o balanço anual dos resíduos sólidos descartados no Ecoponto Golfinhos desde sua inauguração em 3 agosto de 2018.

#PraCegoVer: Foto do espaço onde está sendo construído o novo Ecoponto no Massaguaçu (Foto: Divulgação/ PMC).
Como um dos principais pontos de descarte de materiais prejudiciais ao meio ambiente como pneus, lâmpadas e plásticos, o Ecoponto já recebeu ao logo de um ano, 12,8 mil toneladas de resíduos de construção civil, 44 toneladas de materiais recicláveis, 30 toneladas de pneus, 50 toneladas de poda e materiais como madeira, 200 quilos de pilhas e 100 litros de óleo.
O objetivo da SMAAP é fazer com que cada vez mais pessoas se conscientizem a respeito dos prejuízos de não separar o lixo ou descartá-lo em locais inapropriados.

#PraCegoVer: Foto das caçambas verde escrito “Ecoponto” onde é colocado os tipos corretos de materiais descartados (Foto: Divulgação/ PMC).
Segundo o gestor ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Reinaldo Gomes, realizar o balanço anual dos materiais descartados no Ecoponto Golfinhos e perceber como as pessoas têm colaborado é muito importante para a cidade. “Esse balanço nos mostra como produzimos resíduos em excesso e como o Ecoponto é fundamental no destino final de cada material”, disse.
Iniciativas como a da Prefeitura de Caraguatatuba de construir pontos de descartes de resíduos sólidos, colaboram com a natureza, com a cidade e com os próprios habitantes, portanto é necessária a participação de todos.
Caraguatatuba receberá novo Ecoponto
A Prefeitura iniciou também no começo desse ano a construção de um novo Ecoponto no bairro do Massaguaçu, Região Norte da cidade.
O bairro ganhará o primeiro Ecoponto e o espaço servirá para receber resíduos de construção civil (entulho – até 1m³ por entrega), móveis, equipamentos domésticos, sobras de poda, pneus (máximo de 4 unidades por entrega), material de Coleta Seletiva (papel, plástico, vidro, metal), óleo de cozinha, resíduos eletrônicos, pilhas, baterias de equipamentos eletrônicos e madeiras.
A previsão de término do Ecoponto é para o mês de outubro e a intenção é desenvolver nas pessoas o cuidado com o meio ambiente e o cuidado com descarte de resíduos.
A SMAAP realiza diversos projetos pela Prefeitura de Caraguatatuba no município, como Adote o Verde, Arborização Urbana, Coleta Seletiva, Contrate Caçamba Legal, entre outros. No site da Prefeitura é possível conferir essas ações. Conheça no link: www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/meio-ambiente/
Veja Também Recentes

Caraguatatuba participa da IV Marcha dos Secretários de Turismo em Brasília
Representantes de diferentes regiões do país discutiram políticas públicas e estratégias voltadas à gestão do turismo nos municípios na IV Marcha dos Secretários de Turismo entre os dias 1º e 3 de abril em Brasília. A programação do evento incluiu painéis com especialistas e técnicos do Ministério do Turismo sobre

Enxadrista de Caraguatatuba vence 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar
Caraguatatuba se destacou na 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar, realizada na cidade de Tremembé. O aluno João Ricardo Kirsh Fernandes, da Escola Estadual Ismael Iglesias, conquistou o 1º lugar na categoria Sub14. O evento faz parte do calendário esportivo educacional do Vale do Paraíba e contou com

Neste sábado tem exibição do filme “Yvy Pyte – Coração da Terra” no Espaço Hartãt
Neste sábado (12/4), às 19h, o Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, realiza a exibição do filme “Yvy Pyte – Coração de Terra” – uma produção documental que traça um percurso entre as terras Guarani e desfaz fronteiras físicas e simbólicas. A ação tem entrada gratuita. A iniciativa é do Ponto de

Lei que qualifica empresas como organizações sociais para prestação de serviços em Caraguatatuba é aprimorada
A Lei nº 2.778/2025 foi sancionada e publicada na Edição nº 1.566 do Diário Oficial Eletrônico do Município da última quarta-feira (16/4). Com a sua entrada em vigor, a Lei Municipal nº 2.559/2021 sofreu alterações parciais para se adequar à Lei Federal nº 9.637/1998, e também tornou facultada ao Poder

Cursos gratuitos em parceria com Etec de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento têm início
Uma oportunidade de qualificação para ingressar no mercado de trabalho ou reciclagem para os empregados. Esse é o objetivo dos cursos gratuitos oferecidos pelo governo municipal em parceria com Escola Técnica Estadual e Programa de Qualificação profissional básica do Centro Paula Souza (Etec) para jovens e adultos, que iniciaram nesta