Pesquisar No Site
Com muita emoção, aspirantes da 3ª turma participaram da primeira aula na Guarda Mirim
Com muita emoção, aspirantes da 3ª turma participaram da primeira aula na Guarda Mirim
A 3ª turma de aspirantes à Guarda Mirim participou na manhã dessa segunda-feira (29/07) da aula de iniciação ao curso, que começou às 7h30. Ao todo 24 aspirantes estavam presentes no local e o diretor, Daniel Ribeiro de Souza, apresentou o projeto aos novos integrantes.

#PraCegoVer: A turma que está prestes a se formar, de pé, na sala de aula e novos aspirantes estão sentados (Foto: Laís Fontes/ PMC)
Eles assistiram à ordem unida realizada pela 2ª turma, quando entoaram o hino nacional e municipal. A formação se desfez logo após o grito de guerra, quando os aspirantes se reuniram dentro da sala de aula para receberem palavras de motivação do diretor. “Esse projeto é como uma segunda casa para os jovens que entram aqui e costumamos dizer que não somos simplesmente uma instituição, somos uma família, pois aprendemos juntos todos os dias.”
Em seguida, a turma superior, que está prestes a se formar, fez a tradicional entregar do boné da Guarda para os novos recrutas. Essa tradição emocionou a todos os presentes e principalmente os veteranos que realizaram a entrega após dicas motivacionais e inspiradoras. Para eles, encerrar o curso é apenas mais uma etapa. Embora sintam saudades, tudo que eles aprenderam levarão para a vida.
Teve também a apresentação da 1ª turma, composta por oito integrantes, que falaram sobre o quão importante é estar participando do projeto e como é bom ver novas pessoas interessadas e determinadas a seguir por esse caminho.
Matheus Silva Porto, de 16 anos, que já havia tentado participar do projeto outras vezes, estava feliz por ter passado na prova seletiva. “Eu já conhecia a instituição e sempre achei muito interessante. Estar aqui é emocionante e apesar de difícil, sei que estou pronto.”
Cada professor se apresentou e desejou sorte aos novos alunos. O Vereador De Paula, que estava presente e sempre apoiou o projeto da Guarda Mirim, afirmou que estar ali na frente e poder ver novos rostos eram uma honra. “Ao entrar para a Guarda, você passa por dificuldades, mas é com determinação que você vence essa dificuldade e se torna mais forte. Portanto, aqueles que usarem o brasão no lado esquerdo devem honrar a instituição e dar o melhor de si”, acrescentou.
Veja Também Recentes
PAT de Caraguatatuba oferece 102 vagas de emprego nesta quarta-feira
Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (19). Ao todo, estão disponíveis 102 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem
Pirata Cup define equipes classificadas para fase final no Centro Esportivo
O Pirata Cup movimentou o Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) no último sábado (22) com os jogos que definiram as equipes classificadas para a fase final da competição. As partidas também foram transmitidas pela plataforma Youtube, ampliando o acesso do público aos confrontos. A rodada deu sequência ao campeonato
Caraguatatuba abre inscrições para cursos gratuitos do Projeto Digital Jovem SP
A Secretaria Municipal de Governo, em parceria com o Instituto Cequalis e o Ministério do Trabalho e Emprego, traz para Caraguatatuba o Projeto Digital Jovem SP, que oferece três cursos gratuitos de tecnologia e capacitação profissional. O projeto é destinado a jovens de 16 a 29 anos, e as inscrições
Jogos Regionais das Apaes promovem esporte integração e inclusão em Caraguatatuba
O Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), em Caraguatatuba, recebe, entre os dias 24 e 26 de setembro, os Jogos Regionais das Apaes 2026. A competição deve reunir atletas de diferentes unidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e promover a inclusão, a integração e a convivência
Mutirão orienta agricultores familiares sobre inscrições no Programa de Aquisição de Alimentos
A Prefeitura de Caraguatatuba promoveu, na última terça-feira (11), um mutirão de Cadastro Único voltado aos agricultores familiares interessados em participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS). A ação foi realizada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê e contou com a participação