Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba forma 355 pessoas nas oficinas oferecidas pelos CRAS nesse primeiro semestre

Prefeitura de Caraguatatuba forma 355 pessoas nas oficinas oferecidas pelos CRAS nesse primeiro semestre
Prefeitura de Caraguatatuba forma 355 pessoas nas oficinas oferecidas pelos CRAS nesse primeiro semestre

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, encerrou o ciclo de formatura das oficinas oferecidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), nessa quarta-feira (10/07).

#PraCegoVer: Banner da Prefeitura de Caraguatatuba do lado esquerdo em um suporte de alumínio. Ao lado direito uma mesa longa, com uma toalha azul onde estão vários trabalhos feitos por alunos em feltro e material reciclável para uso e decoração como garrafas decorativas, bichinhos para enfeitar parede, pesinho de papel, bolsas, etc. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Ao todo, 355 pessoas foram certificadas nas oficinas, nesse primeiro semestre, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Massaguaçu, Norte, Centro e Sul, além dos Centros Comunitários Pedra Grande e Pegorelli, Núcleo Social do Morro do Algodão e CIASC Perequê Mirim.

O SCFV tem o objetivo de fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva, voltada a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Na solenidade realizada ontem, no Núcleo de Atendimento Social no bairro Massaguaçu, 52 pessoas receberam o certificado de conclusão em oficinas de Artesanato em Feltro, Artesanato Sustentável, Designer de Sobrancelhas, Maquiagem e Cabeleireiro.

O Secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, parabenizou os formandos, facilitadores de oficinas, equipe do CRAS e a Secretaria por mais um ciclo de oficinas concluídas e agradeceu ao prefeito Aguilar Junior pelas reformas do CRAS e do Núcleo de Atendimento Social do Massaguaçu que ganhou novo forro, pintura e ampliou com mais salas para atendimentos.

A dona de casa Fátima Terezinha Alves, 65 anos, participa das oficinas há quatro anos e acabou de concluir a oficina de Artesanato Sustentável. “Ainda não aposentei e as peças que produzo depois que participei das oficinas me ajudam a complementar a renda”, contou.

Pela primeira vez, José Giovani da Silva, 58 anos, participou de duas oficinas: artesanato em feltro e artesanato sustentável. “Aqui, ganhei uma nova família. Criamos um grupo de whatsapp, nos falamos todos os dias e um ajuda o outro. Juntos criamos uma cooperativa que faz artesanato voltado a resgatar a cultura caiçara de Caraguatatuba. Inclusive já estamos expondo em feiras na cidade”, destacou.

Marcya de Souza, 28 anos, concluiu a Oficina de Cabeleireiro. Durante a oficina levou os irmãos e os filhos para colocar em prática o corte de cabelo masculino, além da sua mãe para fazer escova progressiva, sob a supervisão da Facilitadora. “O aprendizado foi muito bom. Estou aguardando os outros módulos para participar também”, disse.

Também prestigiaram o evento, Lourianne Bastos, diretora técnica; Alcione Vitório, coordenadora da Proteção Básica; Tássia Marchiori, coordenadora de Programas de Projetos; Juliana Macedo, coordenadora do CRAS Massaguaçu e as Facilitadoras de Oficinas, Letícia Duarte (Oficina de Maquiagem), Patrícia Monteiro (Oficina de Artesanato em Feltro), Ana Mary Sales (Oficina de Artesanato Sustentável) e Cíntia Fernanda de Mattos (Oficina de Designer de Sobrancelhas).

Várias peças confeccionadas pelos alunos ficaram expostas no local para apresentar um pouco do que puderam aprender durante esse período.

Festa Julina – Após a Certificação, a comunidade também pode aproveitar a Festa Julina oferecida no Núcleo de Atendimento Social do Massaguaçu, com oferta de cachorro quente, algodão doce e refrigerantes, além de brincadeiras nas barracas da pescaria, argola, boca do palhaço entre outras.

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Corpo em Expressão Cia. de Dança apresenta espetáculo “Liminal” no Teatro Mario Covas
Corpo em Expressão Cia. de Dança apresenta espetáculo “Liminal” no Teatro Mario Covas

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe no dia 10 de setembro (quinta-feira), às 19h30, o espetáculo “Liminal – Um Paralelo Entre a Utopia e a Realidade”, com a Cia. de Dança Corpo em Expressão. Os ingressos podem ser adquiridos com antecedência, na página da companhia no Instagram (@corpoemexpressao), ou

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 01/09/2026
Avanços da Base Nacional da Computação na rede são apresentados ao Conselho Municipal de Educação
Avanços da Base Nacional da Computação na rede são apresentados ao Conselho Municipal de Educação

A Secretaria de Educação de Caraguatatuba apresentou ao Conselho Municipal de Educação, na quarta-feira (26), as ações já desenvolvidas e os próximos passos para a implementação pedagógica da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação na rede municipal de ensino. O encontro mostrou como o tema será levado para a

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 28/08/2026
Macc participa da “20ª Primavera dos Museus”
Macc participa da “20ª Primavera dos Museus”

Entre os dias 22 e 24 de setembro, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) integra a 20ª Primavera dos Museus com o tema “Museus para todas as pessoas”. A iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) reúne instituições museais e culturais de diferentes regiões do país

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 11/09/2026
Educação promove Mostra Mentes Brilhantes com finais de projetos científicos da Rede Municipal
Educação promove Mostra Mentes Brilhantes com finais de projetos científicos da Rede Municipal

A Prefeitura de Caraguatatuba publicou nesta segunda-feira (24) o edital da Mostra “Mentes Brilhantes” 2026, iniciativa da Secretaria de Educação voltada aos estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal. A proposta reúne atividades de iniciação científica, matemática, sustentabilidade e gamificação, com incentivo à criatividade e ao protagonismo dos alunos. A

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 25/08/2026
Programa Saúde em Primeiro Lugar comemora mais de 37 mil participações em Caraguatatuba
Programa Saúde em Primeiro Lugar comemora mais de 37 mil participações em Caraguatatuba

Desenvolvido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), em parceria com a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, o Programa Saúde em Primeiro lugar já realizou aproximadamente 3,2 mil ações, com mais de 37 mil participações em ações voltadas à prevenção de doenças, promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida. São atividades

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 01/09/2026