Pesquisar No Site

Fundacc leva teatro e música para Jornada da Cidadania no CDP de Caraguatatuba

Publicado em: 23/05/2017
Ação CDP
Fundacc leva teatro e música para Jornada da Cidadania no CDP de Caraguatatuba

Pelo menos 30 presos do Centro de Detenção Provisória Dr. José Eduardo Mariz de Oliveira (CDP), de Caraguatatuba, participam, nesta quinta-feira (25), dentro da 2ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade, de um espetáculo de teatro e apresentação de canto e coral. A montagem foi feita pela equipe da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba .

A peça “O Reflexo do Espelho Estrangeiro e a Esperança de um Povo Brasileiro” foi desenvolvida pela professora Bruna Guimarães que há três semanas ensaia com 10 detentos. Eles farão a abertura do evento às 9h.

Segundo a professora, esse experimento partiu de uma roda de conversa sobre algumas questões, por exemplo: o que é o crime? qual sua origem no Brasil? Como reagir de forma positiva dentro de uma situação negativa?

“Assim fomos traçando um desenho do que queríamos falar. Pois acredito que para sair de uma situação da qual não queremos permanecer, é necessário entender o porquê chegamos até ela. Filosofar e depois expressar”.

De acordo com o coordenador de teatro Heron Carrillo a fundação pretende fazer com que os detentos usem seu tempo para ter contato com atividades artísticas, diminuindo o número de presos que após obter a liberdade acabam cometendo um novo delito. “É o teatro e a Fundacc usando a arte como ferramenta de pura cidadania” ele completa.

 

Canto e coral

Outra participação importante feita pela Fundacc é levar o canto e coral para os detentos, sendo que 20 deles farão uma apresentação especial na Jornada da Cidadania.

De acordo com a coordenadora da Fundação, Mara Amaral, “através de habilidades que os próprios participantes já traziam, desenvolvemos o experimento mesclado de canto, jogo de capoeira, música e interpretação”.

Na formatura, eles apresentarão a música Raridade, de Anderson Freire, sendo que um detento estará no viola e outro na percussão. O trabalho foi desenvolvido em quatro ensaios e ainda envolve toda uma movimentação corporal.

A presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, destaca a importância da parceria com a o CDP como forma de levar cultura e educação para os presos. “Essa é uma parceria salutar e esperamos levar muito mais cultura para essa população”.

 

Jornada

A Jornada da Cidadania é um evento que abre as portas da unidade prisional para a sociedade civil e entidades parceiras. Ela será realizada das 9h às 16h, quando serão realizados um mutirão de atendimentos nas áreas da saúde, da cidadania e do judiciário.

No dia, irá ocorrer a formatura de 30 detentos que concluíram o curso do PET (Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania). A cerimônia acontecerá no período da manhã e irá contar com beca e outras formalidades comuns à ocasião.

À tarde, o grupo “Contadores de Histórias” da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) irá levar entretenimento à população carcerária por meio de histórias, lendas e causos. Dois atores irão falar sobre aspectos da vida caiçara de forma divertida e descontraída.

No quesito cidadania, estão previstos a expedição de mais de 400 documentos entre RGs, CPFs e Certidões de Nascimento para os presos provisórios.

Uma exposição de 35 telas (22,5 x 16,5 cm) pintadas pelos próprios reeducandos irá compor parte do cenário da Jornada.  Ao final do evento, convidados serão presenteados com as pinturas.

 

Cronograma de atividades

9h às 16h – Confecção de RGs, CPFs e Certidão de Nascimento

9h às 16h – Apresentação dos trabalhos dos reeducandos – curso do PET

 

Pavilhão de Trabalho

9h – Cerimonial de Abertura

10h – Teatro – Fundacc

10h45 – Formatura dos alunos do curso de PET

13h30 – Palestra – Qual é o seu Fruto – Funap

14h30 – Workshop Fundacc

 

Pavilhão Escolar

9h – Palestra Caef

9h às 12h – Palestra “Apresentando projeto pinturas em telas” – Fundacc

9h às 16h – Atendimento de saúde, exames específicos como aferição de pressão arterial, glicemia, entre outros

10 às 16h – Atendimento Jurídico

13h30 – Contadores de Histórias – Fundacc

14h30 – Palestra Narcóticos Anônimos

14h30 – Palestra “DST/AIDS”

Mais Notícias

Veja Também Recentes

WhatsApp Image 2024-03-28 at 12.56.53
Prefeitura de Caraguatatuba inicia na próxima semana reforma da ponte do Verde Mar

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, inicia nos próximos dias a reforma da ponte sobre o rio Cocanha, no bairro Verde Mar, Região Norte do município. A estrutura foi danificada por conta das chuvas do ano passado e o problema se agravou em

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 28/03/2024
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente abre eleição para representantes da sociedade civil
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente abre eleição para representantes da sociedade civil

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Caraguatatuba realizará na próxima terça-feira (23), a eleição para representantes da sociedade civil, no horário das 9h às 16h. O local de votação será a sede do CMDCA, situada na Rua Senador Feijó nº 165, Jardim Aruan, antigo

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 16/04/2024
Caraguatatuba reforça importância de vacinação contra gripe para grupos prioritários
Caraguatatuba reforça importância de vacinação contra gripe para grupos prioritários

Caraguatatuba continua com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). Este ano, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 02/04/2024
Prefeitura finaliza obras de contenção das margens do Rio Santo Antonio, no bairro Rio do Ouro
Prefeitura finaliza obras de contenção das margens do Rio Santo Antonio, no bairro Rio do Ouro

A Prefeitura de Caraguatatuba finalizou nesta terça-feira (23) os trabalhos de contenção das margens do rio Santo Antonio, em trecho do bairro Rio do Ouro. Uma das margens do rio foi solapada durante fortes chuvas que atingiram a cidade no início do mês de março. O trecho do rio que

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 23/04/2024
Saúde em Primeiro Lugar atende 1,6 mil pessoas com atividades de saúde física e mental no primeiro trimestre
Saúde em Primeiro Lugar atende 1,6 mil pessoas com atividades de saúde física e mental no primeiro trimestre

O programa Saúde em Primeiro Lugar, uma parceria entre o Instituto Sócrates Guanaes (ISG) e a Prefeitura de Caraguatatuba tem se destacado como uma iniciativa essencial na promoção da saúde e prevenção de doenças para a população. Nos primeiros três meses deste ano já foram desenvolvidas cerca de 110 atividades

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 09/04/2024