Pesquisar No Site

Fundacc leva teatro e música para Jornada da Cidadania no CDP de Caraguatatuba

Publicado em: 23/05/2017
Ação CDP
Fundacc leva teatro e música para Jornada da Cidadania no CDP de Caraguatatuba

Pelo menos 30 presos do Centro de Detenção Provisória Dr. José Eduardo Mariz de Oliveira (CDP), de Caraguatatuba, participam, nesta quinta-feira (25), dentro da 2ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade, de um espetáculo de teatro e apresentação de canto e coral. A montagem foi feita pela equipe da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba .

A peça “O Reflexo do Espelho Estrangeiro e a Esperança de um Povo Brasileiro” foi desenvolvida pela professora Bruna Guimarães que há três semanas ensaia com 10 detentos. Eles farão a abertura do evento às 9h.

Segundo a professora, esse experimento partiu de uma roda de conversa sobre algumas questões, por exemplo: o que é o crime? qual sua origem no Brasil? Como reagir de forma positiva dentro de uma situação negativa?

“Assim fomos traçando um desenho do que queríamos falar. Pois acredito que para sair de uma situação da qual não queremos permanecer, é necessário entender o porquê chegamos até ela. Filosofar e depois expressar”.

De acordo com o coordenador de teatro Heron Carrillo a fundação pretende fazer com que os detentos usem seu tempo para ter contato com atividades artísticas, diminuindo o número de presos que após obter a liberdade acabam cometendo um novo delito. “É o teatro e a Fundacc usando a arte como ferramenta de pura cidadania” ele completa.

 

Canto e coral

Outra participação importante feita pela Fundacc é levar o canto e coral para os detentos, sendo que 20 deles farão uma apresentação especial na Jornada da Cidadania.

De acordo com a coordenadora da Fundação, Mara Amaral, “através de habilidades que os próprios participantes já traziam, desenvolvemos o experimento mesclado de canto, jogo de capoeira, música e interpretação”.

Na formatura, eles apresentarão a música Raridade, de Anderson Freire, sendo que um detento estará no viola e outro na percussão. O trabalho foi desenvolvido em quatro ensaios e ainda envolve toda uma movimentação corporal.

A presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, destaca a importância da parceria com a o CDP como forma de levar cultura e educação para os presos. “Essa é uma parceria salutar e esperamos levar muito mais cultura para essa população”.

 

Jornada

A Jornada da Cidadania é um evento que abre as portas da unidade prisional para a sociedade civil e entidades parceiras. Ela será realizada das 9h às 16h, quando serão realizados um mutirão de atendimentos nas áreas da saúde, da cidadania e do judiciário.

No dia, irá ocorrer a formatura de 30 detentos que concluíram o curso do PET (Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania). A cerimônia acontecerá no período da manhã e irá contar com beca e outras formalidades comuns à ocasião.

À tarde, o grupo “Contadores de Histórias” da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) irá levar entretenimento à população carcerária por meio de histórias, lendas e causos. Dois atores irão falar sobre aspectos da vida caiçara de forma divertida e descontraída.

No quesito cidadania, estão previstos a expedição de mais de 400 documentos entre RGs, CPFs e Certidões de Nascimento para os presos provisórios.

Uma exposição de 35 telas (22,5 x 16,5 cm) pintadas pelos próprios reeducandos irá compor parte do cenário da Jornada.  Ao final do evento, convidados serão presenteados com as pinturas.

 

Cronograma de atividades

9h às 16h – Confecção de RGs, CPFs e Certidão de Nascimento

9h às 16h – Apresentação dos trabalhos dos reeducandos – curso do PET

 

Pavilhão de Trabalho

9h – Cerimonial de Abertura

10h – Teatro – Fundacc

10h45 – Formatura dos alunos do curso de PET

13h30 – Palestra – Qual é o seu Fruto – Funap

14h30 – Workshop Fundacc

 

Pavilhão Escolar

9h – Palestra Caef

9h às 12h – Palestra “Apresentando projeto pinturas em telas” – Fundacc

9h às 16h – Atendimento de saúde, exames específicos como aferição de pressão arterial, glicemia, entre outros

10 às 16h – Atendimento Jurídico

13h30 – Contadores de Histórias – Fundacc

14h30 – Palestra Narcóticos Anônimos

14h30 – Palestra “DST/AIDS”

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura promove atividade de conscientização ambiental no CRAS Massaguaçu
Prefeitura promove atividade de conscientização ambiental no CRAS Massaguaçu

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou esta semana uma atividade em grupo no Centro Comunitário Calixto Leandro, CRAS Massaguaçu, com o tema “O Planeta Precisa da Sua Ajuda. Preserve. Faça Sua Parte”. A atividade contou com o renomado biólogo José Donizeti de Oliveira Santos

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 14 - Vida na água Publicado em 19/04/2024
Plantão Odontológico em UPAs completa dois anos e já realizou 11,7 mil atendimentos
Plantão Odontológico em UPAs completa dois anos e já realizou 11,7 mil atendimentos

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Centro (Jardim Primavera) e do Sul (Perequê-Mirim) disponibilizam há dois anos Plantão Odontológico para casos de urgência e emergência. Os serviços foram iniciados em abril de 2022 e até hoje foram realizados 11.733 atendimentos que vão desde alívios de dores, extrações, drenagens de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 02/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com a municipalização do Licenciamento Ambiental em reunião com CETESB
Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com a municipalização do Licenciamento Ambiental em reunião com CETESB

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, marcou presença em um encontro com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) nesta quarta-feira (17). A reunião foi realizada no Auditório Augusto Ruschi, da SEMIL, em São Paulo. O encontro foi uma continuidade

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 18/04/2024
Banco de Leite Humano completa seis anos e beneficia 830 recém-nascidos prematuros
Banco de Leite Humano completa seis anos e beneficia 830 recém-nascidos prematuros

Há seis anos, Caraguatatuba implantava o Banco de Leite Humano (BLH), um equipamento que contribui para toda região do Litoral Norte, com objetivo principal de fornecer leite pasteurizado aos bebês prematuros da maternidade e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris que atende as

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 17/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba publica edital convocando 36 candidatos aprovados em concurso público para GCM
Prefeitura de Caraguatatuba publica edital convocando 36 candidatos aprovados em concurso público para GCM

A Prefeitura de Caraguatatuba publicou nessa quinta-feira (25), no Diário Oficial Eletrônico, Edição 1296 ,  o edital de convocação de 36 candidatos aprovados na primeira fase do Concurso Público 001/2019 para o segundo curso de Formação da Guarda Civil Municipal (2ª fase do certame). Ao todo, serão chamados 36 candidatos,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 25/04/2024