Pesquisar No Site
Curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos atrai funcionários, microempreendedores e curiosos da área
Curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos atrai funcionários, microempreendedores e curiosos da área
O curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio do Banco Municipal de Alimentos, com a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, formou mais uma turma nesta terça-feira (02/07).

#PraCegoVer: pessoas sentadas em cadeiras azuis no auditório assistem palestra (Foto: Marina Larcher/PMC)
A capacitação foi realizada no auditório da Fundacc – Centro, ministrada pelas nutricionistas Paula Almeida e Cíntia de Araujo e contou com cerca de 80 participantes, entre eles funcionários, pessoas interessadas na área e microempreendedores.
A área da alimentação é delicada e precisa de muita atenção. Por isso, o curso aborda assuntos como: tipos de contaminação; higienização das mãos; o que é proibido quando manusear o alimento; uso de adornos (anéis, pulseiras, relógios) e a importância dos EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual.
A nutricionista Cíntia de Araujo disse que o curso é muito importante para a sociedade, pois se trata de assunto que envolve a saúde das pessoas. Ela conta que “a partir do momento em que a pessoa se envolve e aprende mais sobre as condutas de manipulação de alimentos, ela se torna mais crítica e acaba tendo um olhar mais crítico. Às vezes, a mesma pessoa manipula o alimento e o dinheiro e isso não deve acontecer”, afirmou a nutricionista.

#PraCegoVer: sentados de costas, homens e mulheres assistem palestra da nutricionista, que está no meio do auditório, próximo aos participantes (Foto: Marina Larcher/PMC)
Para Paula Almeida, “os detalhes para a preparação dos alimentos são muito importantes”. No curso, a nutricionista também tirou dúvidas do público, que iam desde as mais simples até as muito complexas. Quanto ao número de participantes, Paula ressaltou que o curso atingiu todas as suas expectativas. “Estou muito satisfeita com o resultado do curso”, afirmou.
Cidiane Silva, de 41 anos, trabalha em uma microempresa que é muito exigente no quesito qualidade, cuja matéria-prima é o milho. Segundo ela, os proprietários da microempresa prezam muito a qualidade do alimento, desde a compra do milho à entrega para o cliente.
Ela disse que procurou o curso para aprender mais, melhorar a qualidade do serviço e que busca se reinventar, já que trabalhou na área administrativa por 10 anos, e precisou se adaptar para a nova fase da vida. “Eu sou curiosa e, também, sou apaixonada pela área da alimentação”, ressaltou.
É importante lembrar que a capacitação promovida mensalmente serve para todos que possuem contato com alimentos e, também, dá direito ao certificado, que é uma exigência da Vigilância Sanitária do município e deve ser renovado todo ano.
Veja Também Recentes
Alunos do Instituto Federal participam de mutirão de plantio de jundu em Caraguatatuba
O primeiro mutirão de plantio de mudas de Vegetação de praia (jundu) foi realizado na tarde desta quinta-feira (6), no bairro Indaiá. A ação contou com a participação de alunos do curso técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal (IF) e deu continuidade aos avanços do Programa de Recuperação de
Caraguatatuba participa de Seminário Estadual de Agricultura e Abastecimento em São Paulo
O município de Caraguatatuba participou do “Seminário Estadual Diálogo entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e os Municípios Paulistas”, realizado nesta segunda-feira (29). O evento ocorreu no Salão Nobre da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em São Paulo. O encontro foi destinado a todos
Caraguatatuba participa de mesa de diálogo sobre equilíbrio ambiental, adaptação e mudanças climáticas
A 2ª Mesa de Diálogo – Equilíbrio Ambiental, Adaptação e Mudanças Climáticas, que ocorre no próximo dia 13 de novembro, quinta-feira, contará com a participação de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. O evento será realizado das 8h às 17h, no Auditório Cynthia Cliquet Luciano,
Caraguatatuba leva cinco escolas à etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Foguetes e conquista vice-campeonato
Caraguatatuba alcança um marco histórico na educação científica. Até esta quinta-feira (27), estudantes de cinco escolas da rede municipal representam a cidade na 19ª Olimpíada Brasileira de Foguetes (Obafog), em Barra do Piraí (RJ), após conquistarem resultados expressivos na etapa classificatória. A participação rendeu à cidade o vice-campeonato nacional, conquistado
Secretaria de Obras Públicas de Caraguatatuba inicia recapeamento de 7 km de ruas do Perequê-Mirim
A Secretaria de Obras Públicas executará o recapeamento asfáltico de sete quilômetros de 24 ruas do bairro Perequê-Mirim, na Região Sul de Caraguatatuba. O investimento é de R$ 5.488.260,06. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos ainda no primeiro semestre de 2026. Desse valor, R$ 4.421.925,21 são provenientes de