Pesquisar No Site
Alunos da escola Profª Maria Aparecida Ujio aprendem sobre triagem de resíduos
Alunos da escola Profª Maria Aparecida Ujio aprendem sobre triagem de resíduos
Os alunos do Projeto Meio Ambiente, da escola Profª Maria Aparecida Ujio, em Caraguatatuba, realizaram na última quinta-feira (27/06) uma visita ao Ecoponto Golfinhos e Cooperativa Maranata. Além de palestras e aulas teóricas, os alunos participaram também do processo de triagem dos resíduos, que consiste na separação dos materiais encaminhados para a reciclagem.

#PraCegoVer: O gestor Reinaldo Gomes está a frente de todos os alunos e professores ministrando a palestra. Eles estão em uma sala de aula e todos os alunos estão sentados prestando atenção nas explicações. (foto: divulgação/ PMC)
Segundo a professora responsável pelo projeto, Beatriz Marques Gabelini, um dia antes da visita dos alunos ao Ecoponto e Cooperativa, a escola recebeu uma palestra ministrada pelo gestor ambiental Reinaldo Gomes, da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), que falou sobre o que são os resíduos sólidos, quais locais de descarte adequados e como funciona o trabalho realizado nesses lugares. “Foi um dia muito importante para os alunos e para mim, não ficamos apenas na teoria e descobrimos na prática a dificuldade e importância do trabalho dos cooperados e como devemos valorizá-los. Todos os alunos colaboraram e aprenderam muito.”, afirmou a professora Beatriz Gabelini.

#PraCegoVer: Um aluno uniformizado está em frente a prensa de reciclagem enquanto ela compacta os materiais de garrafa plástica. (foto: divulgação/ PMC)
A visita ao Ecoponto Golfinhos teve como objetivo mostrar aos alunos sobre o trabalho em um dos pontos estratégicos para descarte de resíduos como pneus, móveis, equipamentos eletrônicos e materiais extremamente poluentes para o meio ambiente. A aluna de Helenna Cristina de Oliveira Cotia, de 13 anos, disse que os dois lugares que visitaram foram muito interessantes. “Todas as pessoas deviam praticar a separação de lixo. Às vezes, mesmo conhecendo os Ecopontos as pessoas não descartam os resíduos direito e isso prejudica o meio ambiente.”, ela afirmou.
O passeio continuou com muito entusiasmo e aprendizado até a cooperativa Maranata aonde os alunos finalmente colocaram a mão na massa. Todos tiveram a oportunidade de conhecer os funcionários, entender melhor para onde vão garrafas plásticas, papelão e eletrônicos que foram descartados nos Ecopontos e Coleta Seletiva, além de ajudar em todo o processo de separação de resíduos e compactação dos materiais.
A aluna Larissa Lopes Bueno, de 11 anos, achou a experiência muito legal e percebeu como é trabalhoso cuidar de muito lixo, mas destacou que é um trabalho de grande importância. “Nós separamos plásticos, papelão, madeiras e vários objetos que foram levados para lá. Foi muito bonito ver que eles trabalham para o bem do meio ambiente, eu gostei muito de lá e gostaria de ir novamente”, afirmou.
No site da Prefeitura de Caraguatatuba você encontra diversas iniciativas de projetos ambientais que são realizados na cidade. Conheça no link: www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/meio-ambiente/

#PraCegoVer: A foto mostra os alunos sendo guiado pelos trabalhador do Ecoponto enquanto passam pela caçambas de separação de resíduos. (foto: divulgação/ PMC)
Veja Também Recentes
Vôlei Adaptado de Caraguatatuba conquista prata e bronze no 2º Torneio da Amizade
As equipes masculina e feminina de Vôlei Adaptado 58+ e 68+ de Caraguatatuba participaram, no último sábado (26), do 2º Torneio Beneficente de Vôlei Adaptado – Torneio da Amizade, realizado no Centro de Apoio Educacional (CAE), no bairro Pontal da Cruz, em São Sebastião. A competição reuniu cerca de 300
Servidoras da Prefeitura de Caraguatatuba recebem dicas de prevenção aos cânceres de mama e colo do útero
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com Unimed de São José dos Campos, realizou duas palestras de Prevenção ao Câncer de Mama e ao Câncer Colo do Útero na última segunda-feira (26/10), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Caraguatatuba
Prefeitura de Caraguatatuba anuncia novo banco para pagamento dos servidores com benefícios exclusivos
A partir de novembro, os servidores da Prefeitura de Caraguatatuba passam a receber seus salários pelo Itaú, instituição financeira contratada após a conclusão de processo licitatório. O anúncio ocorre nesta quarta-feira (28/10), Dia do Servidor Público e marca uma nova etapa na gestão da folha de pagamento municipal, com condições
Caraguatatuba é selecionada para participar da Feira do Empreendedor do Sebrae 2026
Caraguatatuba foi selecionada para participar da Feira do Empreendedor do Sebrae 2026, que será realizada de 19 a 22 de outubro, no pavilhão de exposições São Paulo Expo, na capital paulista. Durante todo o evento, a participação ocorrerá no espaço Crie Políticas Públicas, integrado à Arena Cidade Empreendedora – Cidades
Feira de Economia Criativa e Caiçara reúne cultura, música e gastronomia em Caraguatatuba
A Praça do Caiçara, no Centro de Caraguatatuba, recebe no dia 31 de outubro (sábado), a partir das 11h, mais uma edição da Feira de Economia Criativa e Caiçara. O evento tem entrada gratuita e visa valorizar produtores e artistas da economia criativa da região. A iniciativa busca fortalecer e