Pesquisar No Site
Educação inclusiva de Caraguatatuba: educação é para todos

Educação inclusiva de Caraguatatuba: educação é para todos
O setor de Educação Inclusiva de Caraguatatuba está em constante atualização. Pensando nisso, foi realizada ontem (27/ 06), uma palestra, aos professores do setor, com a temática inclusão de surdos e cegos.
O tema foi proposto em atenção ao Dia Internacional do Surdocego comemorado no dia 27 de junho. A data foi escolhida em homenagem ao aniversário de nascimento de Helen Keller, a primeira surda e cega a conquistar o título de bacharelado. Ela é uma grande inspiração e exemplo, foi uma escritora, conferencista, ativista social norte-americana e defensora dos direitos das pessoas com deficiência.

#PraCegoVer: Em pé, coordenadora da Educação Inclusiva fala ao microfone.(Fotos: Divulgação/PMC)
A Secretária de Educação, Márcia Paiva, explica que há muitos desafios a serem superados na inclusão de surdos e cegos da educação, mas que em nosso município temos em mente que a capacitação dos professores é um dos caminhos para superarmos essas barreiras.
Para a Coordenadora da Educação Inclusiva, Josiane Alcântara Fernandes, a palestra em alusão ao dia Internacional Surdocego, foi de extrema importância para os profissionais, visto que estamos vivendo um momento único na inclusão em nosso país. “A comunicação tem que acontecer e nossas crianças precisam interagir e ter contato com o mundo. Hoje tivemos acesso a diversas formas onde a comunicação acontece. Vale lembrar que Libras é segunda língua oficial no nosso país”, disse ela.
Atualmente, a rede municipal de ensino de Caraguatatuba atende 22 alunos com deficiência auditiva, que variam de parcial a surdez, e 10 alunos com deficiência visual, também com níveis que variam de baixa visão a cegueira.
Legislação e pioneirismo
No Brasil foi instituída a Lei 10.436/02, que trata da Língua de sinais. Nela o conceito de Libras é reconhecido como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda, ou seja, em nosso país Libras é o segundo idioma oficial.
A lei também serviu de alicerce para uma série de políticas públicas. Em atenção a essas políticas, a Prefeitura de Caraguatatuba implementou a primeira EMEFEBS – Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Bilíngue para Surdos do Litoral Norte.
A unidade escolar Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra, no bairro Praia das Palmeiras, ensina a língua aos alunos surdos e ouvintes.

#PraCegoVer: Educadoras da rede municipal de inclusão sorriem em foto estilo selfie. (Fotos: Divulgação/PMC)
Curiosidade
Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre a história de Helen Keller, há um filme chamado The Miracle Worker, em português “Um trabalho de Milagres” , relatando a história da vida dela e como ela aprendeu a se comunicar. A informação é o primeiro passo para superarmos as barreiras!
Veja Também Recentes

Produtores locais de Caraguatatuba participam da 6ª Feira Agroecológica na Unidade de Tratamento de Gás
A Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) recebeu, na segunda-feira (13), a 6ª edição da Feira Agroecológica. O evento contou com a participação de produtores da agricultura familiar de Caraguatatuba e de empreendedoras locais que comercializam produtos saudáveis. A feira tem como objetivo aproximar os colaboradores da UTGCA

Navegar Experience movimenta Caraguatatuba neste domingo
Mais uma edição do Navegar Experience chega a Caraguatatuba com uma programação que reúne atrações culturais e esportes náuticos na Praia do Centro, neste domingo (28), a partir das 9h. As atividades são ambientadas na faixa de areia localizada atrás da Secretaria de Turismo, na altura da Avenida Dr. Arthur

Autoexame e diagnóstico precoce marcam palestra do Outubro Rosa no Paço Municipal de Caraguatatuba
Além de um café da manhã especial para servidores presentes, o Paço Municipal de Caraguatatuba recebeu uma palestra sobre a importância da prevenção ao câncer de mama na manhã de sexta-feira (17). A ação integrou a Campanha Outubro Rosa e reuniu funcionários das Secretarias de Fazenda, Administração, Obras Públicas, Assuntos

Oficina “Conectando Gerações: aprendendo a usar o celular com segurança” é sucesso na Semana de Valorização à Pessoa Idosa
As gerações que cresceram na era analógica têm muita dificuldade na era digital, principalmente, as pessoas com 60 anos ou mais. Dominar a tecnologia de um celular ou computador é bicho papão para muitos. A proposta da oficina “Conectando Gerações: aprendendo a usar o celular com segurança” idealizada e realizada

Peça ‘Dez de Mim’ encerra programação da Temporada no Maristela nesta semana
A ‘Temporada no Maristela’ segue nesta semana, na sexta-feira e domingo (3 e 5/10), às 19h, com a peça ‘Dez de Mim’, com a atriz Anisha Zevallos. O projeto, realizado pela Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), teve início no dia 19/9 com uma programação especial de peças teatrais com entrada gratuita,