Pesquisar No Site
Curso do Fundo Social de Caraguatatuba desperta a formação de cooperativa

Curso do Fundo Social de Caraguatatuba desperta a formação de cooperativa
Mais do que gerar renda, os cursos do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba têm despertado em ex-alunos a mobilização de grupos para a criação de cooperativa.

#PraCegoVer: logo da cooperativa tem um círculo em diversas cores e dentro escrito Cooperativa de Artesanato – Caraguatatuba/SP
Como é o caso do aposentado Giovani da Silva, de 58 anos, que viu no curso de Serigrafia a oportunidade de poder ajudar a comunidade em que vive no bairro Massaguaçu. Ele conta que a ideia começou durante a oficina e desde então houve uma mobilização.
“Agreguei à minha ideia, vizinhos e outros interessados e partimos para o ramo de artesanato, pois conseguiríamos utilizar diversas técnicas em apenas uma área. Com dois meses de formação, nossa cooperativa tem 15 membros e aberta a novos integrantes”, explicou Giovani.
Desde então a cooperativa de artesanato já participa de feiras livres no bairro Massaguaçu, às terças-feiras e no bairro Capricórnio, toda sexta-feira, além de exposições por toda a cidade.
As peças confeccionadas são de artesanato em feltro, em madeira, tecido e materiais reutilizáveis, a maioria de matéria prima da natureza, como conchas e folhas.

#PraCegoVer: barraca do artesanato coberta com lona azul e diversas peças expostas. Artesã está em pé atrás da tenda;
Giovani conta que o foco do trabalho da cooperativa é resgatar a cultura caiçara por meio do artesanato, com a confecção de peças em formato de animas ou plantas.
“Fazemos peças em formato de tartarugas, corujas, peixes, pássaros, diversos animais. Direcionamos a produção para temas locais. Com a venda dos produtos, 20% do valor arrecadado fica na cooperativa e 80% para o artesão da peça. Aos poucos vamos nos estruturando e um vai ajudando o outro”, destacou Giovani.
O ex-aluno ainda explica que o logo da cooperativa foi criado com conceitos adquiridos durante as aulas de Serigrafia. “As cores frias embaixo representam o chão da cidade e as cores quentes em cima, a impressão de horizonte e amplitude. A árvore foi criada com a técnica de pintura com carimbos”, disse.
Como prova da dedicação e foco do grupo, a Igreja Nossa Senhora da Visitação no bairro Massaguaçu convidou a cooperativa para coordenar a tenda de artesanato da Festa de São Pedro Pescador, que será realizada de 27 a 30 de junho, na Praça José Marques de Mello, no bairro Massaguaçu.
Interessados em participar da cooperativa ou convidar para exposições podem entrar em contato com o Giovani por meio do telefone (12) 98829-8089.
Veja Também Recentes

Alunos do 6º ano da EMEF Professor Auracy Mansano aprendem e se divertem com lançamento de foguete de garrafa pet
A quarta-feira (30/4) foi dia de aprendizado e diversão para os alunos do 6º anos da EMEF Professor Auracy Mansano, no Jetuba, zona norte de Caraguatatuba. As crianças tiveram aula com os professores Rafael Silva Nunes (Ciências) e Osias de Barros Anunciação (Ciências e Matemática) sobre como montar um foguete

Caraguatatuba realiza campanha de vacinação em escolas para atualização da caderneta de crianças e adolescentes
O município iniciou a campanha de avaliação das carteiras de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. A ação é realizada pela Secretaria de Saúde e busca identificar atrasos no esquema vacinal e realizar as devidas atualizações. A avaliação específica nas escolas é direcionada para estudantes de

Fundacc reabre inscrições para seleção do Corpo de Baile
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) reabriu as inscrições para a seleção de três bailarinos para compor o Corpo de Baile Municipal. As inscrições devem ser feitas entre os dias 31 de março e 7 de abril de 2025, por meio do link: https://forms.gle/sx2vGaCL8pQa1sFN9. É necessário ter, no

Exposições no Museu de Arte e Cultura integram programação dos 168 anos de Caraguatatuba
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) apresenta três exposições em alusão ao aniversário de 168 anos de emancipação político-administrativa do município, celebrado em 20 de abril. As mostras “Edna Lins – Tributo”, “terra terreno território”, de Dani Sandrini, e “Loucuras de Goya” estarão disponíveis para visitação entre

Caraguatatuba abre chamada pública para seleção de vídeos promocionais de turismo
Caraguatatuba lançou nesta quarta-feira (23), o edital de Chamada Pública nº 015/2025. A proposta é selecionar dez vídeos promocionais sobre o turismo na cidade, que serão exibidos durante a 1ª Mostra de Filmes Turísticos, realizada durante o 21º Salão São Paulo de Turismo, na capital paulista, entre os dias 25