Pesquisar No Site

Moradores do Residencial Getuba podem participar de diversas palestras até sexta-feira (28/06)

Publicado em: 24/06/2019
Destaques
Moradores do Residencial Getuba podem participar de diversas palestras até sexta-feira (28/06)
Moradores do Residencial Getuba podem participar de diversas palestras até sexta-feira (28/06)

Os moradores do Residencial Getuba “Sylvio Luis dos Santos”, região Norte de Caraguatatuba, recebem a partir desta segunda-feira (24/06), um ciclo de palestras com diversos assuntos do dia a dia da comunidade. A ação seguirá até sexta-feira (28/06), sempre das 14h às 16h, no salão de festas do local.

#PraCegoVer: faixa branca e azul com as informações das palestras presa em parede (Fotos: Gabriel Batalha/PMC)

O primeiro dia de palestras começou com as orientações do Sargento Sidomar do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba, que levou aos moradores os principais acidentes domésticos e como preveni-los dentro de casa.

Segundo Sidomar cerca de 75% das quedas de idosos acontecem no próprio lar. “Mantenha sempre a casa iluminada; instale barras fixas ao lado do chuveiro e vaso sanitário, se necessário tome banho sentado e esteja sempre atento aos ambientes molhados”, explicou.

O bombeiro ainda acrescentou que chinelos, sapatos ou tapetes soltos também causam quedas, tanto para crianças ou adultos. “Todo cuidado é necessário para evitar qualquer acidente. Se a vítima ficar desacordada ligue imediatamente para 193 ou 192 e verifique os sinais de respiração”, acrescentou.

A moradora do residencial, Lúcia Helena Francelino, explica que a ação foi um pedido da comunidade e que a Prefeitura de Caraguatatuba prontamente organizou as palestras. “Tenho certeza que esses encontros serão muito esclarecedores para todos nós e sem dúvidas evitaremos diversos problemas já ocorridos”, disse.

O secretário de Habitação, José Eduardo da Silva, agradeceu ao público presente e destacou que o serviço é para o bem de todos com a oferta de mais conhecimento. “Vocês já tem um bem precioso que é a casa de vocês, então cuidem do seu lar, tenham zelo por ele e mantenham uma boa relação com seu vizinho. Façam sua parte para que o sonho da casa própria continue sendo realidade. Participem!”, reforçou.

#PraCegoVer: destaque para uma mão segurando um folder do Corpo de Bombeiros na cor vermelha escrito Conte com a gente – Bombeiros 193 (Fotos: Gabriel Batalha/PMC)

Após palestra do Corpo de Bombeiros, o encontro seguiu com o enfermeiro do Ambulatório de Saúde Mental, Bruno Lima, que explicou sobre o serviço ofertado às pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas e também de seus familiares. Durante a palestra também foi abordado sobre o alcoolismo, dependência, sintomas e tratamento.

O ciclo segue na terça-feira (25/06), às 14h, com os técnicos da Secretaria de Urbanismo que irão explicar sobre diversos serviços como: Lei do Silêncio; Alvará de Construção e Habite-se; Obstruções de passeio público por materiais de construção, entre outros. Às 15h, técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania abordarão sobre Programas Sociais (Bolsa Família, NIS, Cadastro Único).

As palestras continuam na quarta-feira (26/06), com a equipe da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), com o tema “Direitos e qualidade de vida da pessoa com deficiência e idoso e acessibilidade”. Às 15h, enfermeiros da Secretaria de Saúde explicarão sobre a importância da vacinação.

No dia 27 (quinta-feira), agentes da Defesa Civil, irão ministrar palestra sobre Missão, meta e funcionamento; Utilização do telefone 199; Iniciativa da Educação e Defesa Civil sobre os sinais que podem ocasionar inundações e outros desastres. Às 14h30, professores da Secretaria de Esportes e Recreação irão abordar sobre “Incentivo e desenvolvimento do esporte para crianças e adolescentes”.

Ainda no mesmo dia, às 15h, a diretora da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Tatiana Soares, abordará os temas “Incentivar o plantio de árvores; Orientação para o plantio de mudas e horta comunitária; Orientações para descarte de contaminantes (óleo de cozinha, óleo de motor, etc.) e materiais inertes (provenientes da construção civil, móveis, etc.)

Para encerrar o ciclo de palestras, na sexta-feira (28/06), a equipe do Conselho Tutelar de Caraguatatuba explicará sobre o trabalho do Conselho; apresentação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e direitos e deveres das crianças e adolescentes.

Às 15h, o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Ricardo Fernandes, levará o tema “Dengue, sintomas da doença, controle do mosquito, principais criadouros e etc”.

O ciclo de palestras é um projeto de pós-ocupação de acompanhamento dos empreendimentos do município. Tem como objetivo ofertar auxílio jurídico, social e técnico construtivo, além de outras orientações necessárias ao bom convívio dos moradores dos Empreendimentos Habitacionais Sociais do município.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira
Prefeitura de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira

Somente na próxima sexta-feira (12), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração gratuita de cães e gatos, a partir dos seis meses de idade. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (12) 3887-6888 ou pessoalmente ao CCZ, a partir das

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 11/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba instala e recupera mais de 200 pontos de sinalização de trânsito em março
Prefeitura de Caraguatatuba instala e recupera mais de 200 pontos de sinalização de trânsito em março

A Prefeitura de Caraguatatuba, somente no mês de março, instalou e recuperou 207 pontos de sinalização de trânsito em toda a cidade entre verticais e horizontais. A responsável pelo trabalho é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão. Das sinalizações verticais (placas do tipo sentido obrigatório, proibido estacionar,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 04/04/2024
UPAS ultrapassam 1,8 mil atendimentos diários e 10% do público são de outros municípios
UPAS ultrapassam 1,8 mil atendimentos diários e 10% do público são de outros municípios

Caraguatatuba tem registrado aumento de atendimentos e sobrecarga nas unidades de saúde municipais, hospitais públicos e particulares, por conta da demanda de casos de dengue e doenças respiratórias. Um balanço feito das três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no período de 01 a 07 de abril, aponta crescimento de 50%

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 12/04/2024
Prefeitura divulga candidatos ao Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba
Prefeitura divulga candidatos ao Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba

A Secretaria de Turismo publicou os nomes dos candidatos e candidatas da sociedade civil na eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC) – Gestão 2024/2026 na Edição 1.279 do Diário Oficial Eletrônico desta quarta-feira (3/4). O Conselho terá composição paritária entre membros do poder

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 03/04/2024
Prazo para emissão e regularização de título eleitoral encerra dia 8 de maio
Prazo para emissão e regularização de título eleitoral encerra dia 8 de maio

O prazo para tirar o título eleitoral pela primeira vez, transferir o domicílio eleitoral e regularizar a situação para votar nas eleições municipais do dia 6 de outubro termina no dia 8 de maio, no Cartório Eleitoral de Caraguatatuba, no Sumaré, ou por meio do autoatendimento eleitoral para quem já

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 11/04/2024