Pesquisar No Site

Caraguatatuba lança projeto pioneiro de Prevenção da Automutilação e do Suicídio na adolescência

Publicado em: 06/06/2019
Destaques
Caraguatatuba lança projeto pioneiro de Prevenção da Automutilação e do Suicídio na adolescência
Caraguatatuba lança projeto pioneiro de Prevenção da Automutilação e do Suicídio na adolescência

A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba realizou na manhã desta quinta-feira (06/06), na sede da Secretaria de Educação, o lançamento do Projeto “Saúde Mental nas Escolas: Valorização da Vida”.

#PraCegoVer: Em pé, Prefeito Aguilar Junior, acompanhado pela Secretária de Educação, Márcia Paiva, falam aos diretores que estão sentados em auditório.(Fotos: Lucas Camargo/PMC)

Caraguatatuba é pioneira na implantação do projeto no Litoral Norte, em atendimento à Lei Federal N.º 13.819, que instituiu a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio.

O Prefeito Aguilar Junior participou da reunião de lançamento com os diretores das unidades escolares, e ressaltou a importância desta política pública para a promoção da saúde mental e prevenção da violência autoprovocada (mutilação).

Para Aguilar Junior, o engajamento dos educadores é de extrema importância, pois é na escola que muito dos sintomas se manifestam. “Com a capacitação dos nossos educadores estamos ampliando o olhar do cuidado para com nossas crianças e adolescentes, pois quanto mais precocemente for realizada a constatação da ameaça, mais rapidamente é possível oferecer ajuda”, disse ele.

O objetivo do projeto é capacitar os educadores da rede municipal de ensino fundamental II, para que possam identificar mudanças de comportamento, comportamentos de risco relacionados à depressão e ao sofrimento na adolescência, e a partir desta identificação, possam realizar os encaminhamentos à rede de saúde.

#PraCegoVer: Em pé, psicóloga Estela Lourenço fala ao microfone.(Fotos: Lucas Camargo/PMC)

A psicóloga Estela Ramires Lourenço, Mestranda em Ensino em Ciências da Saúde pela Unifesp/SP, é a profissional responsável pela implantação do projeto. Para ela, o ambiente escolar é onde o sofrimento se revela, já que é o espaço onde os alunos passam grande parte do tempo e, muitas vezes, onde buscam ajuda e acolhimento. “Vamos apresentar os principais sintomas e as formas de identificar a depressão e o sofrimento na adolescência, sensibilizando e orientando os educadores sobre algumas possibilidades de prevenção”, explicou.

O foco são os alunos do ensino fundamental II, dos 6º aos 9º anos, identificados como faixa etária de maior vulnerabilidade emocional. O projeto terá a duração de 10 meses e serão realizadas capacitações, palestras, rodas de conversas envolvendo os profissionais da rede municipal de ensino, professores, diretores, coordenadores, supervisores, psicólogos, assistentes sociais, etc.

Para a Secretária de Educação, Márcia Paiva, é importante pensar e agir de forma coletiva, toda a comunidade escolar, família e os próprios alunos, informando, conscientizando e contribuindo com a prevenção ao suicídio e violência autoprovocada.

COMVIV

Desde outubro de 2018, foi reativado em Caraguatatuba o Comitê Municipal de Vigilância à Violência (COMVIV), órgão que presta apoio às vítimas de violência e contribui para desenvolvimento das políticas e atuações governamentais.

Disque 188

O telefone 188 é válido em todo o território nacional como número de apoio para quem precisa falar com alguém no momento que pensa em cometer suicídio. Que tal divulgar essa informação? Pode ter alguém perto de você que está precisando e não quis te pedir ajuda. A ligação é gratuita.

A campanha de prevenção ao suicídio também é incentivada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Reclamações financeiras e de internet fixa marcam ranking do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre de 2024
Reclamações financeiras e de internet fixa marcam ranking do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre de 2024

O relatório do  Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 785 procedimentos formalizados dos 1.449 atendimentos realizados entre os dias 1º e 31 de março. Desse total, 664 registros foram de consumidores orientados e encaminhados para outros órgãos. Os balanços de janeiro, fevereiro e março foram marcados por problemas com o envio

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 08/04/2024
UBS Golfinhos completa dois anos de funcionamento com mais de 135 mil atendimentos
UBS Golfinhos completa dois anos de funcionamento com mais de 135 mil atendimentos

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Golfinhos completa dois anos de funcionamento nesta terça-feira (23). O equipamento foi um diferencial aos moradores da região que antes necessitavam se deslocar até a unidade do Morro do Algodão. Neste período, a unidade já realizou 135.656 atendimentos e conta com duas

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 23/04/2024
Caraguá tem representante no reality de confeitaria “Que Seja Doce”, exibido no canal GNT
Caraguá tem representante no reality de confeitaria “Que Seja Doce”, exibido no canal GNT

O município de Caraguatatuba está sendo representado pelo confeiteiro Felipe Barreto Pereira na 10ª temporada do reality de confeitaria ‘Que seja Doce’, exibido pelo canal GNT. Morador de Caraguá há oito anos, onde atua como professor de confeitaria, Felipe passou pela primeira prova do reality e agora, no dia 9

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 05/04/2024
Acesso ao Morro Santo Antônio estará fechado neste sábado e domingo para Festival de Voo Livre
Acesso ao Morro Santo Antônio estará fechado neste sábado e domingo para Festival de Voo Livre

Caraguá vai receber neste sábado e domingo, dias 27 e 28 de abril, o 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre, a partir das 10h. Em preparação ao evento, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, anunciou o fechamento do acesso ao Morro Santo Antônio para veículos.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/04/2024
GCM de Caraguatatuba leva palestra antibullyng e sobre drogas em escola da região Norte
GCM de Caraguatatuba leva palestra antibullyng e sobre drogas em escola da região Norte

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba realizou nessa quarta-feira (24) uma palestra aos alunos da EMEF Professora Antonia Antunes Arouca, no bairro Massaguaçu, para tratar de temas sempre em pauta nas escolas, como a prática de bullyng, uso de drogas e de cigarro eletrônico. Mais de 180 alunos de

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 25/04/2024