Pesquisar No Site
Caraguatatuba realiza Caminhada em menção a Luta Antimanicomial nesta terça-feira (28/05)
Caraguatatuba realiza Caminhada em menção a Luta Antimanicomial nesta terça-feira (28/05)
O Dia da Luta Antimanicomial é celebrado em 18 de maio. Para lembrar a data, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promove caminhada com saída do Caps Caraguatatuba, às 9h, em direção à Praça Candido Mota nesta terça-feira (28/05).

#PraCegoVer: Pessoas caminham na rua a favor da luta antimanicomial (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Na quarta-feira (29/05), será realizado o evento Miss e Mister Caps, no Caps Caraguatatuba. Ainda na quarta-feira, às 15h30, haverá o baile de encerramento. Toda a programação será voltada a pacientes e familiares. No dia 28, também haverá aula de Zumba, às 14h30, e bingo recreativo, às 15h30, ambos no Caps Caraguatatuba.
O movimento da Luta Antimanicomial é caracterizado pela luta a favor dos direitos das pessoas com sofrimento mental. A luta combate à ideia de que se deve isolar o paciente com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos. Este movimento quer mostrar que estes pacientes têm o direito fundamento à liberdade; direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidados dignos sem que para isto tenham que abrir mão de sua liberdade e de seu lugar em sociedade.
Centro de Atenção Psicossocial (Caps)
O atendimento no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Caraguatatuba acontece de segunda a sexta-feira das 7h às 17h. Atualmente, 2.443 pacientes são atendidos no local por mais de 20 funcionários.
Entre os profissionais envolvidos no atendimento estão quatro médicos psiquiatras; uma nutricionista; uma psicóloga; três terapeutas ocupacionais; três enfermeiras; cinco técnicos e auxiliares de enfermagem,; um assistente social; quatro administrativos; um motorist; uma educadora física e três funcionários na equipe de apoio, tais como vigia, auxiliar de serviços gerais e limpeza.
Veja Também Recentes
10º Festival de Cinema Curta Caraguá segue até 29 de outubro com exibições de filmes e cerimônia de premiação
A programação do 10º Festival de Cinema Curta Caraguá, que teve início no último dia 15, segue até o dia 29 de outubro com diversas atrações gratuitas, como exibições de filmes, mostras audiovisuais e cerimônia de premiação. Nesta quinta-feira (22), o festival exibe às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, o
Basquete Sub-17 de Caraguatatuba mais uma vez é destaque com invencibilidade na Copa Metropolitana
A equipe masculina Sub-17 de basquete de Caraguatatuba manteve a campanha invicta na Copa Metropolitana de Basquete no último sábado (17), após vencer Guaratinguetá por 66 a 60, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Com 12 vitórias em 12 partidas, o time segue em destaque na competição e garantiu
Rua das Crianças reúne mais de mil pessoas no Travessão e Jardim Casa Branca
Mais de 600 pessoas passaram pelo Ciase do Travessão durante a manhã, e outras 400 estiveram no Núcleo Social e Cultural João Bolinha, no Jardim Casa Branca, à tarde, durante a “Rua das Crianças”, realizada pela Prefeitura de Caraguatatuba e pelo Fundo Social, no último sábado (17). Além de brinquedos
Prefeitura de Caraguatatuba emite terceira convocação de aprovados do Concurso de 2023 desta semana
A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais sete aprovados de duas funções do Concurso Público de 2023 para comparecerem nesta quinta-feira e nas próximas terça-feira e quarta-feira (29/10; 3 e 4/11), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no
Nadadores de Caraguatatuba participam da Seletiva Troféu Kim Mollo 2026
Caraguatatuba esteve representada na Seletiva Troféu Kim Mollo 2026, realizada entre os dias 9 e 11 de outubro, em Mococa, no interior de São Paulo. A competição reuniu cerca de 550 nadadores de todo o estado, selecionados entre os 16 melhores classificados de cada prova, com representantes das oito regiões