Pesquisar No Site
Departamento Ético Disciplinar da Prefeitura de Caraguatatuba promove orientações para servidores das secretarias

Departamento Ético Disciplinar da Prefeitura de Caraguatatuba promove orientações para servidores das secretarias
O Departamento Ético Disciplinar da Secretaria de Administração promove orientações sobre ética e disciplina para funcionários públicos das secretarias da Prefeitura de Caraguatatuba. As próximas reuniões serão nos dias 30 de maio e 6 de junho, na Secretaria de Educação; 4 de junho, na Integração de Novos Servidores, na Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba; e 26 de junho, na Secretaria de Serviços Públicos, além de outros encontros em fase de agendamento.
Na terça-feira (21/05), a equipe do Departamento Ético Disciplinar esteve na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), a pedido do secretário da pasta, Leonardo Macedo. Com isso o setor, retomou o cronograma das atividades de orientação iniciadas em 2018, previstas no plano de trabalho do prefeito Aguilar Júnior, focado na gestão humanizada e visando a melhoria da prestação de serviços, com enfoque na qualidade.
As orientações têm um caráter educacional e preventivo para que os servidores conheçam o trabalho pelo departamento, como o acolhimento das denúncias; a abertura de procedimento investigativo; processo sindicante e/ou disciplinar; deveres e proibições; estágio probatório e avaliações de desempenho, previstos na Lei Complementar nº 25/2007 (Estatuto do Servidor). A servidora pública Érika Miskolci, formada em Direito, Pedagogia, Psicopedagogia e Mestre em Linguística, integra a equipe nessa dinâmica, para dar explicações bem didáticas ao público-alvo.
A diretora do Departamento Ético Disciplinar, Vera Lúcia Magalhães Albok, assegura que o objetivo das orientações é esclarecer os servidores sobre situações do cotidiano no ambiente profissional. “As situações abordadas nas dinâmicas podem se tornar alvo de denúncias, culminando em sindicâncias ou processos disciplinares. Além de sanar dúvidas, as orientações servem para os funcionários evitarem condutas inadequadas”, destaca.
Sindicância
A critério do Departamento Ético Disciplinar, considerando a denúncia de irregularidade a ser apurada, a sindicância poderá ser realizada por um funcionário ou uma comissão composta de três funcionários estáveis, aprovados no período probatório.
As denúncias devem ser feitas por escrito e, tendo fundamento, serão objeto de apuração. Quando o fato narrado não configurar infração disciplinar ou ilícito penal, a denúncia será arquivada, por falta de objeto.
A sindicância poderá resultar no arquivamento do processo; aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 dias; e instauração de processo disciplinar.
Não poderá participar de comissão de sindicância ou de inquérito cônjuge, companheiro ou parente do acusado, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o 2º grau, bem como colega de trabalho ou com vínculo de amizade com o investigado.
Processo Disciplinar
O processo disciplinar será conduzido por comissão composta de três servidores, designados pela autoridade competente, que indicará, dentre eles, o seu presidente, que deverá ser ocupante de cargo efetivo superior ou do mesmo nível, ou ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado.
Sempre que o ilícito praticado pelo funcionário ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 dias, demissão, cassação de aposentadoria, ou ainda destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar.
A comissão exercerá suas atividades com independência e imparcialidade, assegurado o sigilo necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da Administração.
O processo disciplinar desenvolve-se nas seguintes fases: instauração, com a publicação do ato no Paço Municipal que constitui a Comissão; inquérito administrativo, que compreende instrução, defesa e relatório; e julgamento.
As reuniões da comissão serão registradas em atas que deverão detalhar o ocorrido e as deliberações adotadas. Os trabalhos de apuração realizados garantem ao funcionário o direito ao contraditório e à ampla defesa, de acordo com o Artigo 5º da Constituição Federal.
O Departamento Ético Disciplinar fica na Av. Frei Pacífico Wagner, 1011 – Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3889-1410.
Veja Também Recentes

Festival Muvúka promove extensa programação com expressões culturais afro-brasileiras neste fim de semana em Caraguatatuba
O Festival de Cultura Afro – Muvúka é destaque na programação cultural deste fim de semana em Caraguatatuba. No sábado e domingo (26 e 27/4), o Polo Cultural do Travessão, na zona sul da cidade, recebe diversas atrações – apresentações artísticas, palestras (inclusive do Sebrae), fórum cultural, rodas de conversa, oficinas, atividades para as crianças

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba abre três novas exposições neste sábado
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) abre neste sábado (19/4), às 10h, as exposições: “Edna Lins – Tributo”, uma homenagem em memória da artista; “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini; e “Loucuras Anunciadas”, que reúne uma coleção de obras gravadas do artista espanhol

Mostra Itinerante de Dança “De Ponta a Ponta” atrai aproximadamente 700 pessoas na Praça do Caiçara
Cerca de 700 pessoas prestigiaram, no último sábado (26/4), a segunda edição da mostra itinerante de Dança “De Ponta a Ponta”, que promoveu programação gratuita em diferentes locais da cidade. As apresentações foram realizadas na Praça do Caiçara (Centro), na Praça do skate (Massaguaçu), e na Praça Jorge de Castro

Final da Copa Nova Liga e Torneio Início marcam domingo de futebol em Caraguatatuba
Para comemorar os 168 anos de Caraguatatuba, a programação esportiva do município reservou para o último domingo (20), a final da Copa Nova Liga de Futebol e o Torneio Início de Aniversário da Cidade, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Na disputa do título da Copa Nova Liga, E.C.

Caraguatatuba recebe 5º Festival “Auracy Mansano” de Voo Livre neste fim de semana
O tradicional Festival “Auracy Mansano” de Voo Livre movimenta Caraguatatuba neste fim de semana, dias 26 e 27 de abril, das 9h30 às 17h. O evento reúne pilotos de asa delta e paraglider de diversas cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, além de representantes de