Pesquisar No Site
CEI/EMEI Messias Mendes inaugura a “Casinha Caiçara”

CEI/EMEI Messias Mendes inaugura a “Casinha Caiçara”
Foi inaugurada nesta terça-feira (21/05), no CEI/EMEI Messias Mendes dos Santos, bairro Ipiranga, a “Casinha Caiçara”. O projeto foi elaborado pela educadora Edna do Espírito Santos e tem por objetivo levar as crianças a conhecer um pouco mais da vida de um pescador e resgatar partes da cultura caiçara.

#PraCegoVer: Imagem do homenageado, Sr. Dito Chico, retratada entre cortinas de chita (Foto: Lucas Camargo/PMC)
O ambiente representado é uma cozinha típica das casas caiçaras, com réplica do fogão a lenha e utensílios domésticos que também representam a cultura, como cestas de vime, pilão, panela de barro. Redes de pesca e cobertura de sapê também estão presentes no ambiente que proporciona aos alunos vivenciarem situações de forma lúdica contribuindo no processo de aprendizagem.
A idealizadora do projeto, Edna do Espírito Santo, ainda teve a oportunidade de homenagear seu pai, o Sr. Benedito Francisco do Espírito Santo, tradicional pescador de Caraguatatuba que foi escolhido como patrono do projeto.
Presente na cerimônia de inauguração e acompanhado por diversos familiares, Sr. Benedito, mais conhecido como “Dito Chico”, relembrou seus 62 anos de atividades como pescador e, sobre o trabalho da filha, disse que se sente orgulhoso e feliz pela homenagem.

#PraCegoVer: Duas meninas brincando na casinha caiçara com utensílios típicos: fogão a lenha e vassoura de palha (Foto: Lucas Camargo/PMC)
Para Edna, que é caiçara e nascida em Caraguatatuba, o projeto que surgiu de um trabalho de conclusão de curso e tornou-se uma missão. Apaixonada pela cultura caiçara ela disse: “Pude deixar que meu lado humano, minha essência caiçara e minha vontade de superação e renovação me levassem ao compromisso com a proteção do Patrimônio Humano – a Memória Caiçara. E através disso, com todo apoio que recebo da equipe da direção da escola, da Secretaria de Educação e da Fundacc, tive a oportunidade de concretizar esse sonho e projeto em nosso município”.
Também participaram da cerimônia, a Secretária de Educação, Márcia Paiva e a Presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, que reforçaram a importância da valorização dos “Saberes caiçaras” de forma a despertar o interesse das crianças pela história e cultura local, preservando nossa identidade.
Após uma apresentação das crianças da 1ª fase, a Diretora da unidade escolar, Cristiana Picoli, convidou o homenageado a cortar o laço inaugural da casinha. Com esse ato simbólico, a cerimônia foi encerrada e as atividades lúdicas com as crianças iniciadas.
Confira abaixo as fotos da inauguração e conheça a Casinha Caiçara!
Veja Também Recentes

Agricultores familiares de Caraguatatuba participam de capacitação sobre legislação ambiental
Agricultores familiares de Caraguatatuba terão a oportunidade de participar do curso de Administração Rural sobre Legislação Ambiental na sexta-feira (4). A formação será realizada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, das 8h às 17h, e tem como objetivo apresentar a legislação ambiental vigente e auxiliar na adequação das propriedades rurais.

Encerrado ciclo de Audiências Públicas do PPA 2026-2029 e LDO 2026
Caraguatatuba encerrou a série de três audiências públicas do Plano Plurianual 2026-2029 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026. O evento foi na EMEF Professora Antonia Antunes Arouca, no bairro do Massaguaçu, na segunda-feira (28), entre 19h e 21h. A primeira ocorreu no dia 24 deste mês, na

1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal chega à Caraguatatuba em junho
Para fortalecer as práticas clínicas e trazer melhoria na qualidade dos serviços prestados à população, Caraguatatuba recebe o 1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal no dia 30 de junho, das 13h às 17h. O evento será realizado na sede da Secretaria de Educação e já tem confirmada a participação

Bicicross de Caraguatatuba conquista bons resultados na 2ª Etapa do Campeonato Paulista
Mais uma vez os atletas de bicicross de Caraguatatuba conquistaram bons resultados no campeonato paulista da categoria. Pela 2ª etapa, em Americana, no último final de semana, o atleta Caio Garcia ganhou a etapa na categoria 17-24 anos, enquanto Matheus Santos venceu na categoria ‘boys 12 anos’. Na categoria ‘Cruiser

Município trata de habitação, royalties e infraestrutura em agenda institucional em Brasília
Nesta terça-feira (29), representantes de Caraguatatuba participaram da Assembleia Geral da ABRAMT (Associação Brasileira dos Municípios com Terminais Marítimos, Fluviais e Terrestres para Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural), em Brasília. A pauta abordou a recuperação das receitas de royalties do petróleo e gás, com destaque para decisões