Pesquisar No Site

Caraguatatuba realiza de 13 a 17 de maio a 3ª Semana do Bebê e do Brincar

Publicado em: 14/05/2019
Destaques
Caraguatatuba realiza de 13 a 17 de maio a 3ª Semana do Bebê e do Brincar
Caraguatatuba realiza de 13 a 17 de maio a 3ª Semana do Bebê e do Brincar

A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio das secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social e Cidadania, realizou na noite desta segunda-feira (13/05), no auditório da FUNDACC, a abertura da 3ª Semana do Bebê e do Brincar.

#PraCegoVer: Imagem do auditório durante a palestra do Dr. Alexandre Serafin sobre Neurodesenvolvimento na primeira infância (Foto: Lucas Camargo/PMC)

A Semana do Bebê e do Brincar é uma iniciativa do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, uma estratégia de mobilização social apoiada pela UNICEF, que tem como objetivo promover o desenvolvimento integral de crianças, do nascimento aos três anos.

Com esse objetivo em mente, caminham juntos profissionais da área de saúde, educação infantil e desenvolvimento social. Assim, eles fazem avançar os serviços de atenção e cuidado a famílias gestantes e com crianças nessa faixa etária.

Com a presença das autoridades Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Jonas Fontes, Secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Karina Soares, representante da Secretaria de Educação e Derci Andolfo, Secretária Adjunta de Saúde, foi realizada a solenidade de abertura. Na sequência, uma palestra com o Dr. Alexandre Serafin, Neuropediatra, sobre o tema “Neurodesenvolvimento na primeira infância”.

Na plateia, os profissionais da área de saúde, educação infantil, desenvolvimento social entres outros servidores, ouviram atentamente as informações apresentadas pelo palestrante que enfatizou que “O desenvolvimento integral na primeira infância é crucial. As experiências ocorridas nessa fase terão influência ao longo de toda a vida do indivíduo, seja na área da saúde, seja no seu bem estar social, emocional e cognitivo”.

#PraCegoVer: Logotipo da 3ª Semana do Bebê e do Brincar (Foto: Divulgação/PMC)

A articuladora do programa em Caraguatatuba, a psicóloga Sílvia Helena, explicou que “A primeiríssima infância é um período fundamental para a formação das bases do desenvolvimento físico, intelectual e psicossocial do ser humano. Essa é uma mobilização que envolve toda a sociedade. Porque o futuro começa hoje”.

Este ano, a 3ª Semana do Bebê e do Brincar acontece entre os dias 13 a 17 de maio e conta com atividades em todas as unidades escolares do município. Serão palestras, brincadeiras, rodas de conversa com os pais e a comunidade.

Haverá também atividades nos setores de saúde, como rodas de conversas com profissionais deste setor.

Nos dias 15 e 16/05, quarta e quinta-feira, as atividades estarão centralizadas nas UBS, CRAS e CREAS.

Na sexta-feira, (17/05) será realizado um evento na Praça Cândido Mota, das 9 às 15:00h, envolvendo atividades das  Secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social e Cidadania.

Estão previstos serviços de vacinação, saúde bucal, atendimento voltado à saúde da mulher, atendimento do setor de educação inclusiva, além de brincadeiras e atividades lúdicas para as crianças.

Acompanhe conosco os registros das atividades da 3ª Semana do Bebê e do Brincar!

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Exposição apresenta fotos indígenas impressas artesanalmente com pigmento extraído do Jenipapo
Exposição apresenta fotos indígenas impressas artesanalmente com pigmento extraído do Jenipapo

Segue no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) até o dia 21/5, a exposição “terra terreno território”, da fotógrafa e artista visual Dani Sandrini. A mostra tem entrada gratuita e pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 10h às 18h. A artista apresenta uma seleção de obras,

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 22/05/2025
Nova fiscalização para motos na Zona Azul já está em operação em Caraguatatuba
Nova fiscalização para motos na Zona Azul já está em operação em Caraguatatuba

Já está em vigor a fiscalização das motocicletas estacionadas na área da Zona Azul realizada pelo sistema de OCR (leitura automática de placas), desde o dia 1º de junho em Caraguatatuba. A medida visa otimizar a rotatividade das vagas e garante que um número maior de usuários tenha a oportunidade

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 03/06/2025
Parque Natural Municipal do Juqueriquerê ganha cadeira especial para transporte nas trilhas de pessoas com deficiência
Parque Natural Municipal do Juqueriquerê ganha cadeira especial para transporte nas trilhas de pessoas com deficiência

A equipe de servidores do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê passou capacitação sobre como usar a cadeira Julietti, específica para transportar pessoas com deficiência (PcD) em trilhas na natureza. A doação do equipamento foi feita pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), que também já

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 06/06/2025
Atletas de Caraguatatuba brilham na 4ª etapa do Campeonato Paulista de BMX
Atletas de Caraguatatuba brilham na 4ª etapa do Campeonato Paulista de BMX

Os atletas de Caraguatatuba continuam com um excelente desempenho no cenário estadual do BMX. No último domingo (8), atletas da cidade participaram da 4ª etapa do Campeonato Paulista da modalidade, realizada em Jarinu, no interior do Estado, e conquistaram importantes resultados. O evento reuniu mais de 400 pilotos de diversas

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 10/06/2025
Caraguatatuba encerra ciclo de oficinas sobre Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
Caraguatatuba encerra ciclo de oficinas sobre Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

A Secretaria Municipal de Assistência Social finalizou, nesta sexta-feira (30), as oficinas voltadas ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Os encontros ocorreram ao longo de todas as sextas-feiras do mês de maio na Videoteca Lúcio Braun, no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, no Centro. Os encontros possibilitaram

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 30/05/2025