Pesquisar No Site
Caraguatatuba realiza de 13 a 17 de maio a 3ª Semana do Bebê e do Brincar
Caraguatatuba realiza de 13 a 17 de maio a 3ª Semana do Bebê e do Brincar
A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio das secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social e Cidadania, realizou na noite desta segunda-feira (13/05), no auditório da FUNDACC, a abertura da 3ª Semana do Bebê e do Brincar.

#PraCegoVer: Imagem do auditório durante a palestra do Dr. Alexandre Serafin sobre Neurodesenvolvimento na primeira infância (Foto: Lucas Camargo/PMC)
A Semana do Bebê e do Brincar é uma iniciativa do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, uma estratégia de mobilização social apoiada pela UNICEF, que tem como objetivo promover o desenvolvimento integral de crianças, do nascimento aos três anos.
Com esse objetivo em mente, caminham juntos profissionais da área de saúde, educação infantil e desenvolvimento social. Assim, eles fazem avançar os serviços de atenção e cuidado a famílias gestantes e com crianças nessa faixa etária.
Com a presença das autoridades Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Jonas Fontes, Secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Karina Soares, representante da Secretaria de Educação e Derci Andolfo, Secretária Adjunta de Saúde, foi realizada a solenidade de abertura. Na sequência, uma palestra com o Dr. Alexandre Serafin, Neuropediatra, sobre o tema “Neurodesenvolvimento na primeira infância”.
Na plateia, os profissionais da área de saúde, educação infantil, desenvolvimento social entres outros servidores, ouviram atentamente as informações apresentadas pelo palestrante que enfatizou que “O desenvolvimento integral na primeira infância é crucial. As experiências ocorridas nessa fase terão influência ao longo de toda a vida do indivíduo, seja na área da saúde, seja no seu bem estar social, emocional e cognitivo”.

#PraCegoVer: Logotipo da 3ª Semana do Bebê e do Brincar (Foto: Divulgação/PMC)
A articuladora do programa em Caraguatatuba, a psicóloga Sílvia Helena, explicou que “A primeiríssima infância é um período fundamental para a formação das bases do desenvolvimento físico, intelectual e psicossocial do ser humano. Essa é uma mobilização que envolve toda a sociedade. Porque o futuro começa hoje”.
Este ano, a 3ª Semana do Bebê e do Brincar acontece entre os dias 13 a 17 de maio e conta com atividades em todas as unidades escolares do município. Serão palestras, brincadeiras, rodas de conversa com os pais e a comunidade.
Haverá também atividades nos setores de saúde, como rodas de conversas com profissionais deste setor.
Nos dias 15 e 16/05, quarta e quinta-feira, as atividades estarão centralizadas nas UBS, CRAS e CREAS.
Na sexta-feira, (17/05) será realizado um evento na Praça Cândido Mota, das 9 às 15:00h, envolvendo atividades das Secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social e Cidadania.
Estão previstos serviços de vacinação, saúde bucal, atendimento voltado à saúde da mulher, atendimento do setor de educação inclusiva, além de brincadeiras e atividades lúdicas para as crianças.
Acompanhe conosco os registros das atividades da 3ª Semana do Bebê e do Brincar!
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba recupera área degradada por descarte irregular e transforma espaço no Massaguaçu
A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba realizou mais uma ação de recuperação de área degradada pelo descarte irregular de resíduos. Desta vez, o trabalho foi concentrado no bairro Massaguaçu, onde uma área que vinha sendo utilizada de forma inadequada para o despejo de materiais passou por
Atleta de Caraguatatuba conquista ouro no Jogos Comunitários Abadá Capoeira 2026
A atleta de Caraguatatuba Sofia Marques conquistou a medalha de ouro nos Jogos Comunitários Abadá Capoeira 2026, realizado no último sábado (10), no Centro Olímpico Thomaz Mazzoni, no bairro Vila Maria, na capital paulista. A capoeirista competiu na categoria feminina de 18 a 35 anos e alcançou o lugar mais
Polo Cultural Jac Costa recebe exposição da UNESCO “Canoa Caiçara”
Teve início no dia 2 de outubro, no Polo Cultural Jac Costa, no Centro de Caraguatatuba, a exposição “Canoa Caiçara”. A mostra é promovida pela UNESCO no Brasil, em parceria com o Ministério Público Federal e Ministério Público do Estado de São Paulo, com o apoio da Fundação Educacional e
Caraguatatuba fortalece formação da rede municipal e reúne cerca de 100 servidores no enfrentamento ao trabalho infantil
Durante o mês de setembro, as Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), em articulação com a Comissão Municipal do PETI, promoveram quatro ações formativas voltadas à prevenção e ao enfrentamento do trabalho infantil em Caraguatatuba. As atividades reuniram cerca de 100 servidores municipais de diferentes áreas
Show “A Bella Itália – Especial Andrea Bocelli” é destaque no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta no dia 31 de outubro (sábado), às 19h, o espetáculo musical “A Bella Itália – Especial Andrea Bocelli” com o trio A Bela e os Tenores. Os ingressos custam a partir de R$ 120, com opção de valor promocional mediante a doação de