Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba promove Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Prefeitura de Caraguatatuba promove Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Para marcar o 18 de maio (sábado), “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, a Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania promove nesta semana (13 a 17/5), diversas atividades de orientação e conscientização sobre o tema.
Durante toda a semana, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS – Sul, Centro, Norte, Jetuba, Massaguaçu e Morro do Algodão) realizarão palestras, grupos socioeducativos, roda de conversas e diversas atividades às famílias, com o objetivo de conscientizar e alertar sobre esse tipo de violação.
O encerramento da Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e Semana do Bebê e do Brincar ocorre na sexta-feira (17), com várias atividades, das Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania, Educação e Saúde, das 9h às 16h, na Praça Dr. Cândido Mota (Praça do Coreto), Centro.
Atendimento em Caraguatatuba – O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é o local que atua no atendimento desse tipo de crime na cidade. O setor recebe vítimas de todo o município que procuram ajuda espontaneamente ou são encaminhadas pelo Disque 100, Conselho Tutelar, Vara da Infância e Juventude, escolas, unidades de saúde e os CRAS.
As vítimas e seus familiares recebem acompanhamento de assistente social e psicólogo. O projeto contempla crianças e adolescentes (até 18 anos de idade incompletos) que passaram por situações de violência (física, sexual, psicológica, moral ou verbal).
Os atendimentos são individuais e em grupos, com visitas domiciliares na escola ou nos locais frequentados pelas vítimas. Os profissionais fazem o acompanhamento direcionado para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares.
História – Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
#pracegover Cartaz com fundo cinza tem uma flor amarela com o miolo laranja com os dizeres: Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes. Há três fotos embaixo: uma com várias crianças, outra com duas meninas se abraçando, outra com um menino segurando uma máquina fotográfica.
Veja Também Recentes

Primeira rodada do Torneio da Cidade de Futebol registra 31 gols em dez jogos
A primeira rodada do Torneio da Cidade de Futebol de Caraguatatuba foi realizada no último domingo (4), e contou com goleadas e 31 gols em dez jogos. Na Toca do Gato, no Campo do Golfinho, o Beira Mar goleou o Tabashow por 7 a 0. Vitória do Sertão dos Tourinhos

Secretaria de Esportes convoca professores e formadores esportivos de processo seletivo
Foi publicado nesta quinta-feira (17), o edital de convocação dos candidatos aprovados no processo seletivo de professores e formadores esportivos da Secretaria de Esportes. O edital está disponível com os classificados no site www.caraguatatuba.sp.gov.br ou no link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/servicos/servicos-ao-cidadao/concursos-e-processos-seletivos/. Foram convocados 32 formadores esportivos e 28 professores de educação física. A

Caraguatatuba abre inscrições para Jogos Escolares Municipais 2025
Estão abertas as inscrições para os Jogos Escolares Municipais (JEM) 2025 de Caraguatatuba. O evento, regulamentado pela Lei Municipal nº 2.708 de 8 de março de 2024, tem como objetivo fomentar a prática esportiva entre os estudantes do ensino fundamental, promover a integração entre as escolas e a descoberta de

Jogos Escolares do Estado começam com vôlei masculino em Caraguatatuba
A segunda fase dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo – JEESP começou, na quinta-feira (8), em Caraguatatuba, com jogos da modalidade ‘vôlei masculino’ no Ginásio Municipal ‘Benedito Lippi’, no bairro Poiares. A disputa contou com a participação de escolas municipais e particulares na categoria sub-14. Entraram em quadra

Sarau “Difusão Literária” prevê lançamento de livros entre outras atrações neste sábado em Caraguatatuba
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc realiza neste sábado (3/5), das 15h às 18h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, em Caraguatatuba, o sarau “Difusão Literária”. A entrada é franca e a classificação é livre. A programação prevê o lançamento dos livros “O ventre construído”, de Vanessa da Conceição; e