Pesquisar No Site

Semana Santa aquece o comércio de peixe em Caraguatatuba

Entreposto de Pesca do Camaroeiro
Semana Santa aquece o comércio de peixe em Caraguatatuba

O feriado da Semana Santa é um dos mais aguardados pelos vendedores de pescado em Caraguatatuba. A procura por diversidades de peixes aquece o comércio e para atender as grandes demandas de turistas e munícipes, os entrepostos do Porto Novo e Camaroeiro, estão preparados desde o início da semana.

#PraCegoVer: Imagem tirada do Entreposto do Porto Novo. Dona Márcia Santana do Box um, sorri enquanto segura um peixe nas mãos e apresenta para o cliente. (Foto: Marina Larcher / PMC)

No Camaroeiro, região central, são 12 boxes de vendas em funcionamento das 7h às 18h, porém com a Semana Santa a rotina dos trabalhadores tem sido maior. Daniel Martins Ferreira, ajudante do Box 9 disse que começa seu dia mais cedo: “Na sexta-feira especificamente, estamos de pé desde as 6h montando a bancada de peixes para venda. Temos que aproveitar a clientela”, explica.

O pescador Carlos Roberto Jacobelli, que está no ramo da pesca há 50 anos, afirma que o mar nesses dias de lua cheia está mais calmo e ótimo para pesca. Jacobelli ainda destaca que a pesca em maior abundância é a do cação. “É um dos peixes mais vendidos, mas a escolha na hora de comprar fica a gosto do cliente”.

Para Josélia Alves da Silva Paes, comerciante no Entreposto de Pesca do Porto Novo há 19 anos, os dias da Semana Santa são bons para o negócio, mas os fins de semana com sol também são dias que valem a pena. “São excelentes para as vendas”.

Com a animação do feriado, Dona Márcia Santana do Box 1 do Porto Novo, afirma que os preços se mantêm na média. São oferecidos: tainha, cação, corvina, carapau e o porquinho que, segundo ela, é o mais procurado e está sendo comercializado a R$ 20,00 o quilo, limpo.

 

Como escolher o peixe

#PraCegoVer: Imagem tirada do Entreposto do Camaroeiro. Uma fileira de clientes está dando uma olhada nos peixes vendidos. (Foto: Marina Larcher / PMC)

Na hora de escolher o peixe, observe se a pele está firme, úmida e sem manchas. Outros aspectos que indicam que o peixe está fresco são: olhos brilhantes, escamas unidas entre si e guelras que vai da tonalidade rosa ao vermelho intenso, e sem viscosidade. O cheiro do peixe não deve ser repugnante.

Após descongelar, os pescados só podem ser recongelados após o seu preparo. Para fazer o congelamento caseiro, os peixes devem ser conservados inteiros, mas sem as vísceras. Não congele espécies diferentes no mesmo recipiente.

 

Serviço

Entreposto de Pesca do Camaroeiro – Av. Dr. Artur Costa Filho, s/nº, Cento.

Entreposto de Pesca do Porto Novo – Alameda Antônio Luiz da Câmara Coutinho, 135, Porto Novo.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe exposição dos Bombeiros e intensifica divulgação da Corrida Cabo PM Pereira
Caraguatatuba recebe exposição dos Bombeiros e intensifica divulgação da Corrida Cabo PM Pereira

A 1ª Corrida do Bombeiro Cabo PM Pereira, marcada para o dia 12 de julho em Caraguatatuba, ganha reforço na divulgação com uma exposição especial do Corpo de Bombeiros neste fim de semana (12 a 14 de junho), das 10h às 22h, no Centro de Compras do Pontal de Santamarina.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 10/06/2026
img 1
Profissionais debatem inovação e novas práticas clínicas em Congresso de Odontologia em Caraguatatuba

Tecnologias aplicadas à harmonização facial, odontopediatria com foco em mínima intervenção, reabilitação estética digital e acessibilidade no atendimento a pacientes com necessidades especiais estão entre os temas que serão debatidos no 2º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal de Caraguatatuba, marcado para os dias 25 e 26 de setembro, no

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/05/2026
Prefeitura de Caraguatatuba inicia asfaltamento de trecho da Av. Geraldo Nogueira da Silva no Jardim Aruan
Prefeitura de Caraguatatuba inicia asfaltamento de trecho da Av. Geraldo Nogueira da Silva no Jardim Aruan

A Secretaria de Obras Públicas da Prefeitura de Caraguatatuba começou o asfaltamento do trecho da Avenida Geraldo Nogueira da Silva, a partir do Quiosque nº 6, no Jardim Aruan.  A fresagem (remoção da camada antiga) de pavimento asfáltico do perímetro foi realizada no final de maio. A Secretaria de Segurança

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 11/06/2026
Refis 2026 da Prefeitura de Caraguatatuba com até 100% de descontos nos juros e multas termina no dia 31 de agosto
Refis 2026 da Prefeitura de Caraguatatuba com até 100% de descontos nos juros e multas termina no dia 31 de agosto

Os contribuintes do município podem quitar seus créditos tributários e não tributários no Programa de Recuperação Fiscal (Refis – LC 152/2026 – anistia) com a Prefeitura de Caraguatatuba, decorrentes de sanção por ato ilícito (multas administrativas), inscritos em Dívida Ativa, protestados e/ou ajuizados ou não, vencidos até o dia 31

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 01/06/2026
Ações contínuas do Programa “Pontes para o Futuro” garantem segurança e ordenamento urbano em Caraguatatuba
Ações contínuas do Programa “Pontes para o Futuro” garantem segurança e ordenamento urbano em Caraguatatuba

O Programa “Pontes para o Futuro”, uma parceria entre a Concessionária Tamoios e a Prefeitura de Caraguatatuba, realizou mais uma ação na manhã da última terça-feira (9), em dois pontos estratégicos do município. A iniciativa tem como objetivo promover o ordenamento e limpeza dos espaços públicos, melhorar as condições urbanas

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 1 - Erradicação da pobreza ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 10/06/2026