Pesquisar No Site
Grupo Ubuntu homenageia 162 anos de Caraguatatuba com exposição ‘Heranças’ no MACC

Grupo Ubuntu homenageia 162 anos de Caraguatatuba com exposição ‘Heranças’ no MACC
O MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe neste sábado (20), a exposição ‘Heranças’, do grupo Ubuntu. Ela será aberta a partir das 10h pelo prefeito Aguilar Junior como parte das comemorações dos 162 anos de emancipação político-administrativa do município.

#PraCegoVer: Peças em cerâmica expostas na exposição Heranças (Fotos: JC Curtis/Fundacc)
São mais de 60 peças em cerâmica criadas pelos artistas plásticos que compõe o grupo – Carlo Cury, Cláudia Canova, Lu Chiata, Zandoná, Rita Engi e Rose Teles de Caraguá, e Lícida Vidal e Érica Sanches, de Ubatuba. Como convidado, participa Ennio Bertoncini com suas telas.
A exposição é definida por Carlo Cury como ‘herança’ do que ficou após o trabalho realizado pelo grupo com o projeto Origens, onde os ceramistas trabalharam o negro, o índio e o caiçara. “É tudo aquilo do qual nos apropriamos durante os estudos desses povos”.
Todo esse processo vem de 2017, tão lago acabou a proposta da exposição Origens que foi idealizada em 2012.
Nas palavras do crítico de artes Oscar D´Ambrósio, que acompanhou todo o processo criativo, “o Projeto ‘Heranças’ tem em sua essência algo que diferencia a Humanidade de outros seres do planeta, a capacidade de armazenar conhecimento. Uma das nossas principais características está justamente em poder aprender com as civilizações passadas para, em tese, buscar um aperfeiçoamento nos mais diversos aspectos”.
Em sua análise, o diálogo entre os artistas no momento em que entram em contato com novas técnicas proporciona um refletir sobre o que se absorveu anteriormente, o que é feito hoje e o que pode ser produzido no futuro, pois aprender de verdade significa justamente abrir-se para o novo e esquecer momentaneamente aquilo que se acha que se sabe.
O acervo pode ser visitado de terça a sábado das 10h às 18h na sala Antonio Carelli, no MACC, até o dia 8/6.A entrada é gratuita.
Serviço
Exposição ‘Heranças’
Dia: 20/4
Abertura: 10h
Até 08/6
Horário: 10h às 18h
Local: MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba – Praça Dr. Cândido Motta, 72, Centro
Veja Também Recentes

Governo Municipal de Caraguatatuba adere à plataforma de contratação de serviços de MEIs locais
A Secretaria de Administração de Caraguatatuba concluiu à adesão da cidade à plataforma federal Contrata+Brasil, que simplifica a contratação direta de microempreendedores individuais (MEIs) locais para serviços de manutenção e reparos de pequeno porte em bens móveis e imóveis das secretarias municipais. Em Caraguatatuba, a gestão do Contrata+Brasil é de responsabilidade da

Circo Navegador apresenta peça teatral ‘Cirquim do Serafim’ neste domingo na Praça da Cultura
O Circo Navegador apresenta neste domingo (10/8), às 10h, na Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba, a peça teatral ‘Cirquim do Serafim’ – uma metáfora da história do circo brasileiro, escrito e dirigido pelo ator e Mestre da Cultura Popular, Luciano Draetta. Na obra, dois palhaços cultuam a imagem

Feira Agroecológica valoriza agricultura familiar na Unidade de Tratamento de Gás em Caraguatatuba
A 4ª edição da Feira Agroecológica, promovida pela Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), foi realizada na quarta-feira (14). O evento promoveu o contato dos funcionários da unidade com produtos da agricultura familiar de Caraguatatuba (SP), cultivados sem o uso de insumos químicos. Nesta edição, quatro empreendedores participaram

Última edição do Projeto ‘Bendita Fruta – A Leitura Como Semente’ é neste sábado na Casa da Democracia
O Espaço Cultural Casa da Democracia, em Caraguatatuba, recebe neste sábado (16/8), às 9h, o quinto e último encontro do projeto ‘Bendita Fruta – A Leitura Como Semente’, na temporada de 2025. O encontro tem entrada gratuita e é aberto ao público. Com o tema ‘Brincar e Versejar a Cultura

Tênis de Mesa de Caraguatatuba se destaca no JEESP e conquista vaga na seletiva para Campeonato Brasileiro
A equipe de tênis de mesa de Caraguatatuba obteve resultados expressivos nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP), e garantiu a classificação para a seletiva para disputa do Campeonato Brasileiro de duplas. A trajetória até a conquista envolveu diversas etapas e vitórias importantes. A primeira fase ocorreu no