Pesquisar No Site
Projeto Toca das Corujas visa proteger e preservar os animais que habitam a orla das praias
Projeto Toca das Corujas visa proteger e preservar os animais que habitam a orla das praias
A partir da ideia de alguns munícipes, que construíram uma pequena casinha para corujas na Avenida da Praia, no Centro de Caraguatatuba, a Prefeitura iniciou o projeto Toca das Corujas, que busca proteger e abrigar essas aves, dando a elas um ninho para criar seus filhotes.
A iniciativa, coordenada pela a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), foi para que as corujas tivessem um lugar seguro para ficar, já que muitos adultos e crianças curiosas se aproximavam para ver mais de perto e algumas delas acabavam espantando os animais ou até mesmo sendo atacadas por elas, que reagem para proteger seus ninhos. Para evitar esses acidentes, foi realizado um mapeamento de toda a cidade, buscando os pontos estratégicos para a construção de tocas baseadas no mesmo modelo criado pelos munícipes. “A gestão acredita neste trabalho em conjunto, nas boas ideias e iniciativas”, explicou Roberto Ferreira, secretário adjunto da SMAAP.
Na praia do Camaroeiro e praia do Massaguaçu já possuem tocas preparadas para receber as corujas e seus filhotes. O planejamento é dar sequência no projeto cercando, protegendo e sinalizando as tocas.
Para cada “casa” de coruja construída são colocadas placas com a identificação da espécie e a mensagem de “Respeite”. “Todo o planejamento ambiental é voltado para o cuidado e preservação, por isso é importante a colaboração de todos”, complementou.
No site da Prefeitura de Caraguatatuba é possível encontrar diversas iniciativas de projetos ambientais que são realizados na cidade. Conheça no link: www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/meio-ambiente/
Veja Também Recentes
Inscrições para Conselho Municipal de Saneamento Básico são prorrogadas em dois segmentos
As inscrições para a composição do Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba (CMSB) para o biênio 2026/2027 foram prorrogadas para dois segmentos: prestadores de serviços relacionados à coleta e manejo de resíduos sólidos (Pessoas Jurídicas) e usuários de serviços de saneamento básico (Pessoas Físicas). O edital de prorrogação pode
Mundial de Beach Sambo traz atletas de diferentes continentes a Caraguatatuba na próxima semana
Caraguatatuba recebe atletas de diferentes partes do mundo na próxima semana para o Campeonato Mundial de Sambo de Praia. A competição será realizada nos dias 12 e 13 de setembro (sábado e domingo), na Praça da Cultura, no Centro, com entrada gratuita. Pela primeira vez realizado na América do Sul,
Caraguatatuba disputa 5ª rodada da Superliga da Melhor Idade de Vôlei Adaptado
O Ginásio de Esportes Juca Moreira, em Pindamonhangaba, recebeu, na tarde do último sábado (22), as equipes de Caraguatatuba e Lorena para a 5ª rodada da Superliga da Melhor Idade de Vôlei Adaptado. Em uma partida de alto nível, a equipe de Caraguatatuba manteve a concentração e a disposição até
Caraguatatuba e Estado alinham novas ações para fortalecer o Esporte na região
Na sexta-feira (21), o prefeito Mateus Silva representou Caraguatatuba em uma reunião de alinhamento com a Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer do Estado de São Paulo. O encontro teve como foco o fortalecimento do diálogo entre as equipes e a busca por novas ações para o desenvolvimento esportivo do
Guarda Municipal faz palestra sobre combate à violência contra a mulher para funcionários da Casa de Saúde Stella Maris
A Guarda Civil Municipal (GCM) foi convidada pelo setor de Medicina do Trabalho da Casa de Saúde Stella Maria para abordar o tema Violência contra a Mulher, dentro das atividades do “Agosto Lilás”, mês que promove campanha de prevenção e do enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.