Pesquisar No Site
Caraguatatuba promove 8ª Conferência Municipal de Saúde
Caraguatatuba promove 8ª Conferência Municipal de Saúde
Nesta sexta-feira (29/03), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, com apoio do Conselho Municipal de Saúde (Comus), realizou a 8ª Conferência Municipal de Saúde no Ilha Morena Clube, após promover pré-conferências em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caraguatatuba para levantar os principais temas a serem discutidos durante encontro.

#PraCegoVer: Palestrante, Érico Vasconcelos,em pé, fala ao público sentado em cadeiras (Foto: Luis Gava/PMC)
A abertura do evento contou com a presença do prefeito Aguilar Junior; do secretário de Saúde, Amauri Toledo; da secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo; do presidente do Comus Caraguatatuba, Priscila Meyer; do presidente da Câmara de Caraguatatuba, vereador Carlinhos da Farmácia; da vereadora Vilma Teixeira; do vereador Valmir Tavares (Valmir da Olaria) e demais autoridades e servidores públicos municipais. A palestra de abertura foi feita pelo cirurgião-dentista, sanitarista, mestre em estomatologia, Érico Vasconcelos, que ministrou sobre “Democracia e Saúde”, abrangendo a temática dentro de suas outras formações e no contexto político atual.
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, ressaltou durante o encontro a importância da participação de todos. “Dentro do processo de democratização, um ponto que sempre propomos é o da parceria. Gosto desta palavra. Por isso, sempre incentivo a formação de conselhos, que são pilares onde a sociedade atua junto ao poder público. Vamos envolver e chamar a população a participar cada vez nas decisões do município. Este é o nosso jeito de executar e trabalhar o nosso Plano de Governo”, afirmou.
A 8ª Conferência Municipal de Saúde consolidou a eleição de 176 delegados, 88 usuários de Saúde, 44 trabalhadores de Saúde e 44 gestores ou prestadores de serviço. Foram eleitos, durante as pré-conferências, delegados dos seguintes grupos: Dentro do grupo dos usuários, 15 titulares e 14 suplentes; trabalhadores de Saúde elegeram oito titulares e oito suplentes e dentro do grupo de gestores/prestadores, foram eleitos sete delegados titulares e seis suplentes.
O prefeito aproveitou a ocasião para destacar as principais ações da Prefeitura de Caraguatatuba nos últimos tempos e falou aos convidados sobre a inauguração do Centro de Referência da Mulher, no Camaroeiro, que acontece no dia 20 de abril; e da licitação para a Carreta da Saúde, que ocorrerá em breve no município. “Teremos, além de tudo, mais 54 novos leitos na Casa de Saúde Stella Maris, para termos a retaguarda ideal aos outros postos de atendimento à saúde municipal”, destacou.
As pré-conferências foram realizadas em diversos bairros para que os munícipes fossem ouvidos junto a trabalhadores saúde. O secretário de Saúde, Amauri Toledo, afirma que esta foi uma grande oportunidade do usuário da saúde municipal e outros envolvidos exporem suas propostas e melhorias para a saúde de Caraguatatuba.
“Há cada quatro anos, realizamos as conferências de saúde em nível municipal, regional, estadual e nacional. Cada ano é seguido de uma temática e, desta vez, nosso tema será ‘Democracia e Saúde’”, explicou o secretário.
A conferência contou com quatro eixos temáticos: A Saúde como Direito (I); Consolidação do SUS (II); Financiamento do SUS (III) e Participação Social-Cidadania (IV).
Posteriormente a 8ª Conferência Municipal de Saúde, Caraguatatuba participará da 8ª Conferência Regional de Saúde, em Taubaté, no dia 21 de maio; e, em seguida, da 8ª Conferência Estadual de Saúde, em local ainda não definido, entre os dias 7 e 9 de junho. A 16ª Conferência Nacional de Saúde será em Brasília, de 4 a 7 de agosto.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba convoca aprovados de quatro funções do Concurso de 2023
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais quatro aprovados de quatro cargos do Concurso Público de 2023 para se apresentar nesta quarta, quinta e sexta-feira (27, 28 e 29/5), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de
Grupo Os Originais do Samba apresenta show comemorativo no Teatro Mario Covas em julho
Em turnê comemorativa, o tradicional grupo Os Originais do Samba se apresenta no dia 10 de julho (sexta-feira), às 20h, no palco do Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba. Os ingressos podem ser adquiridos pelo link https://tinyurl.com/wat8kb23. Fundado na década de 1960, o lendário grupo ficou nacionalmente conhecido por sua contribuição
Prefeitura de Caraguatatuba faz plantão do Refis no feriado prolongado da Revolução de 1932
A Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Caraguatatuba realiza plantão do Programa de Recuperação Fiscal (Refis – LC 152/2026 – anistia) nos dias 9 e 10 de julho (quinta e sexta-feira), das 8h às 14h, na Seção de Recuperação de Créditos Fiscais (Dívida Ativa) do Paço Municipal, no Centro. Moradores
Congresso abre espaço para debate sobre tecnologia e novas práticas odontológicas em Caraguatatuba
Profissionais, estudantes e equipes da área da saúde podem conhecer novas práticas durante o 2º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal de Caraguatatuba, realizado nos dias 25 e 26 de setembro, no Teatro Mario Covas. A programação vai abordar inovação, tecnologia e inclusão no atendimento odontológico. Ao longo dos dois
Prisão de homem no bairro Tinga leva Guarda Civil Municipal a aprender mais de mil porções de entorpecentes
Equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba intensificaram o patrulhamento no bairro Tinga, na manhã de quinta-feira (21), após denúncias recebidas pelo telefone 153 informando sobre o frequente abastecimento de drogas realizado por um homem em uma motocicleta de alta cilindrada. Durante as diligências, os agentes conseguiram localizar e