Pesquisar No Site

2ª Conferência da Pessoa Idosa em Caraguatatuba discute desafios do envelhecimento e políticas públicas no século 21

Destaques
Pessoas sentadas assistindo palestra do advogado, que está em pé em cima do palco com microfone. Ao seu lado, sentada na mesa, está a promotora
2ª Conferência da Pessoa Idosa em Caraguatatuba discute desafios do envelhecimento e políticas públicas no século 21

Com o salão cheio, cerca de 250 idosos e profissionais do atendimento ao idoso debateram e alinharam propostas na 2ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa, promovida na terça-feira (26/03), no salão do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi).

#PraCegoVer: duas mulheres de cabelo curto, sentadas com papel e caneta preta na mão, conversam sobre algo (Foto: Luis Gava/PMC)

Com o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, os participantes foram norteados com a palestra “Educação para a vida no século XXI”, ministrada pelo advogado Bahij Amin Aur, consultor em educação, com trabalhos realizados pela Unesco e também com participação no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.

A palestra abordou os direitos da pessoa idosa; longevidade no mundo e no Brasil; Direitos Fundamentais do Estatuto do Idoso; violência contra a pessoa idosa; e a educação no envelhecimento.

Em sequência, a promotora de Justiça da Infância e Juventude e dos Direitos Humanos em Caraguatatuba, Dra. Regiane Maria Heil Portes, explicou sobre a função do Ministério Público (MP) na defesa da pessoa idosa. “O MP está de portas abertas para qualquer demanda no combate às vulnerabilidades. Que a políticas públicas definidas hoje se perpetuem para posteridade”, destacou.

#PraCegoVer: várias pessoas sentadas em cadeiras de plástico verdes, enquanto nove autoridades, sete homens e duas mulheres, em cima do palco, falam durante abertura. Na foto, oito estão sentadas e o vice-prefeito em pé, discursa. (Foto: Luis Gava/PMC)

Parabenizando o Poder Público, a promotora agradeceu a parceria da Prefeitura por ter uma equipe técnica sempre presente e engajada na resolução dos atendimentos à população. “O trabalho em rede é de extrema importância para a efetivação do trabalho e a participação dos conselhos municipais nas ações complementa o sucesso desta dedicação”, disse a Dra. Regiane.

A presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI), Zally Pinto de Queiroz, agradeceu pela participação de todos e disse ser um momento de união por ver tanta gente empenhada a favor dos direitos dos idosos. “Somos vencedores de uma luta para ter uma vida digna”, declarou a presidente na abertura do evento.

Para o vice-prefeito, Campos Júnior, o salão cheio é um momento histórico para o município com tantas pessoas preocupadas com o idoso. “Vocês são os verdadeiros defensores dos interesses comunitários. Com esta legítima participação, a voz do idoso será ouvida com toda intensidade. É um dia muito feliz”, encerrou o vice-prefeito.

Ao final das palestras, os participantes foram divididos em grupos por temas. Após as discussões, 12 propostas foram escolhidas e dois delegados eleitos pelo público, Cecília de Oliveira Piauí – Poder Público e Zally Pinto de Queiroz – Sociedade Civil, que representarão o município na Conferência Estadual, prevista para o mês de agosto, com local a definir.

Também participaram do evento, os vereadores Vandinho, De Paula e Tato Aguilar; os secretários dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Léo Macedo, de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes e de Saúde, Amauri Toledo; as presidentes do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas), Alcione Vitório e da Criança e do Adolescente (CMDCA), Cintia Alves e o procurador do município, Danilo Miranda e Silva.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Centro Esportivo de Caraguatatuba recebe 2ª Etapa do Circuito Mirim de Natação da Delegacia da 6ª Região
Centro Esportivo de Caraguatatuba recebe 2ª Etapa do Circuito Mirim de Natação da Delegacia da 6ª Região

Caraguatatuba recebe no dia 17 de outubro a 2ª Etapa do Circuito Mirim da Delegacia da 6ª Região, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), com competição que contempla as categorias Pré-Mirim (6 a 8 anos), Mirim I (9 anos) e Mirim II (10 anos). A participação é destinada a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 05/10/2026
Adesão ao Refis da Prefeitura de Caraguatatuba termina na próxima quinta-feira (29/10)
Adesão ao Refis da Prefeitura de Caraguatatuba termina na próxima quinta-feira (29/10)

Os contribuintes têm até quinta-feira (29/10) para aderir ao benefício do Programa de Recuperação Fiscal (Refis – LC 152/2026 – anistia) da Prefeitura de Caraguatatuba. Anteriormente, o Decreto Municipal nº 2.578, de 28 de agosto de 2026, tinha prorrogado o prazo da vigência do Refis por mais 60 dias, de

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 22/10/2026
10º Festival de Cinema Curta Caraguá segue até 29 de outubro com exibições de filmes e cerimônia de premiação
10º Festival de Cinema Curta Caraguá segue até 29 de outubro com exibições de filmes e cerimônia de premiação

A programação do 10º Festival de Cinema Curta Caraguá, que teve início no último dia 15, segue até o dia 29 de outubro com diversas atrações gratuitas, como exibições de filmes, mostras audiovisuais e cerimônia de premiação. Nesta quinta-feira (22), o festival exibe às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, o

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 19 - Arte, Cultura e Comunicação Publicado em 22/10/2026
Polo Cultural Jac Costa recebe exposição da UNESCO “Canoa Caiçara”
Polo Cultural Jac Costa recebe exposição da UNESCO “Canoa Caiçara”

Teve início no dia 2 de outubro, no Polo Cultural Jac Costa, no Centro de Caraguatatuba, a exposição “Canoa Caiçara”. A mostra é promovida pela UNESCO no Brasil, em parceria com o Ministério Público Federal e Ministério Público do Estado de São Paulo, com o apoio da Fundação Educacional e

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 19 - Arte, Cultura e Comunicação Publicado em 13/10/2026
Professora-escritora da rede municipal apresenta sua obra na próxima Quarta Literária da Kaká em Caraguatatuba
Professora-escritora da rede municipal apresenta sua obra na próxima Quarta Literária da Kaká em Caraguatatuba

A edição da Quarta Literária da Kaká de outubro será na próxima quarta-feira (21/10), às 19h, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, ao lado da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), no Centro. Com o tema “Encontro de Autores Infantojuvenis”, a roda de conversa literária reúne os autores Patrícia Keder,

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 15/10/2026