Pesquisar No Site
II Congresso de Tecnologia na Educação – Educatech começa nesta quinta (28/03) em Caraguatatuba

II Congresso de Tecnologia na Educação – Educatech começa nesta quinta (28/03) em Caraguatatuba
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, será palco de um encontro entre professores e alunos com profissionais que são referência nacional na área de Tecnologia e Educação, entre os dias 28 e 30 de março.
A palestra de abertura do II Congresso de Tecnologia na Educação – Educatech será com o matemático e mestre em Tecnologias Educacionais e Educação Matemática (UNESP), Fernando Mello Trevisani, que é pós-graduado em Educação Inovadora: Design, Autoria, Didática e Tecnologia (Instituto Singularidades).
Trevisani apresentará exemplos de aulas realizadas por ele mesmo usando dois modelos de ensino considerados inovadores: um é o Ensino Híbrido, que utiliza tecnologias e sobre o qual organizou um livro (“Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação”) e de um curso virtual; o outro é um modelo de ensino chamado Trabalho em Grupo, que, apesar do nome conhecido, apresenta algumas características peculiares para engajar e motivar alunos na aprendizagem em grupo dentro de sala de aula.
Na sexta (29), é a vez do professor Edgar Andrade, fundador do primeiro Fab Lab de Recife. O FabLab tem um laboratório focado no desenvolvimento de produtos e ferramentas de inovação e outro direcionado exclusivamente na prototipação de experiências de aprendizagem criativa. O profissional falará sobre a parceria com o Centro de Educação da Universidade Federal de Pernanbuco (UFPE) e a Prefeitura de Recife, onde crianças e jovens participam de oficinas e caravanas da escola de preparação de makers.
Também neste dia haverá a final do GeoGames, jogo virtual desenvolvido pelo professor de Geografia, Antonio Carlos Oliveira, o Lula, da EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar, voltado para alunos do 6º ao 9º anos. O GeoGames é um jogo virtual onde os competidores devem localizar países, estados e cidades de forma rápida e precisa. A final reunirá os representantes das unidades escolares participantes. O 1º lugar receberá um smartphone; 2º lugar, um tablet; 3º lugar, uma bicicleta.
No sábado (30), o professor de Geografia e Filosofia, Alfero Mendes Neto, abordará o tema “Uma Nova Dinâmica de Ensino, Uma Nova Forma de Aprendizagem”, que trará aos participantes sua metodologia em sala de aula e contribuir para que repensem a prática pedagógica e redefinam as metodologias de ensino.
No último dia do evento, também haverá uma prática “maker educacional” com representantes da empresa MundoMaker e a oficina “Metodologias Ativas e Ensino Híbrido no Contexto da Cultura Digital” com representantes da Empresa Tríade Educacional, onde serão propostas ações envolvendo Ensino Híbrido, com o objetivo de promover a reflexão e a vivência da abordagem, identificando para seu potencial para o desenvolvimento de uma educação conectada às necessidades do Século XXI.
O II Educatech é uma iniciativa da Secretaria de Educação por meio da equipe do Setor de Informática Educativa e visa demonstrar experiências práticas assertivas em sala de aula bem como os excelentes resultados.
Programação – Teatro Mario Covas
Dia 28/3 – Quinta-feira
18h30 – Palestra: Metodologias Ativas: Relatos de Experiências – com Fernando Mello Trevisani
Dia 29/3 – Sexta-feira
14h – Final do GeoGames
18h30 – Palestra: O Pensamento Maker pode ajudar a construir a Escola do Futuro? – Com Edgar Andrade
Dia 30/3 – Sábado
9h – Palestra: Uma Nova Dinâmica de Ensino, Uma Nova Forma de Aprendizagem – com Alfero Mendes Neto
Dia 30/3 – Sábado
9h – Workshop – Uma Prática Maker Educacional – Empresa Mundo Maker
Dia 30/3 – Sábado
9h – Secretaria de Educação – Salão Monteiro Lobato
Oficina: Metodologias Ativas e Ensino Híbrido no Contexto da Cultura Digital
Empresa Tríade Educacional
Veja Também Recentes

Servidores municipais se mobilizam para doar chocolates ao projeto Padrinhos da Alegria em Páscoa Solidária
Servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão entraram na corrente solidária e arrecadaram bombons, que serão doados à “Páscoa Solidária” do projeto “Padrinhos da Alegria de Caraguatatuba”. A ação teve o objetivo de angariar caixas de bombons para atender 500 crianças dos bairros Morro do Algodão, Golfinho,

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse

Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Luiz Melodia – No Coração do Brasil” nesta sexta-feira
O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui apresenta nesta sexta-feira (11/4), às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, o longa-metragem “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”. A exibição tem entrada gratuita e conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Dirigido por Alessandra Dorgan, o filme

Inscrições para 1ª Conferência Municipal das Cidades de Caraguatatuba estão abertas a partir desta sexta-feira
A cidade de Caraguatatuba será sede, no dia 23 de abril, das 8h às 17h, no Auditório Módulo (Av. Frei Pacífico Wagner, 653, centro), da 1ª Conferência Municipal das Cidades. Os interessados podem se inscrever no site oficial e preencher o formulário de inscrição até o dia 22 de abril.

Palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi” é destaque em Caraguatatuba; quinta-feira
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realiza nesta quinta-feira (10/4), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A ação integra a programação de aniversário da