Pesquisar No Site
Prefeitura inicia estudos para criação da Guarda Civil Municipal e projeto piloto de câmeras de monitoramento
Prefeitura inicia estudos para criação da Guarda Civil Municipal e projeto piloto de câmeras de monitoramento
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, autorizou esta semana o início dos estudos para a criação da Guarda Civil Municipal.

#PraCegoVer : Dois monitores afixados na parede. Um mostra um mapa da cidade e outro mostra a simulação de busca do rosto do secretário em uma rua da cidade (Fotos: Marielle Fernandes/PMC)
Uma equipe técnica já trabalha no tema e fará o diagnóstico da quantidade de guardas que será necessária, se a corporação será armada ou não, sobre o treinamento dos servidores e o edital para a realização do concurso público.
O objetivo do prefeito Aguilar Junior é de que a Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba esteja atuando nas ruas no início do ano que vem.
Além disso, em parceria com a Concessionária Caraguá Luz, a Prefeitura de Caraguatatuba já iniciou o projeto piloto de monitoramento voltado às questões de segurança pública.
O prefeito Aguilar Junior, acompanhado do secretário de Obras Públicas, Leandro Borella, e do diretor da Caraguá Luz, Pedro Iacovino, esteve nesta semana também vendo o sistema que prevê a instalação de 10 câmeras de monitoramento de alta resolução nos postes de iluminação.
O projeto piloto é uma iniciativa da concessionária em conjunto com a NEC Corporation, e sem custo para a Prefeitura de Caraguatatuba.
Uma das ferramentas mais importantes do sistema será o reconhecimento facial de procurados pela Justiça e a divulgação de dados analíticos de veículos roubados, por exemplo.
Trata-se do conceito de safe city, ou seja, cidade mais segura. “Essas câmeras são para identificação de pessoas através de biometria e identificação de veículos atrás da leitura da placa do carro. As câmeras têm zoom de aproximação de até 400 metros em tempo real. Diferentes dos sistemas mais antigos, em que operadores ficam olhando as imagens na tela para identificar alguma irregularidade, esse tem inteligência artificial acoplada”, revelou o prefeito Aguilar Junior.
O próprio sistema lê a placa de um veículo e compara com o banco de dados, gerando um alerta para mapear pelas próprias câmeras o roteiro do carro roubado ou irregular, além de poder localizar procurados da Justiça e pessoas desaparecidas. Com o alerta emitido, as autoridades policiais são acionadas.
Na próxima semana, as 10 câmeras espalhadas por locais de grandes aglomerações começam a funcionar.
Mais câmeras
Já está em fase de publicação de edital de licitação a aquisição de mais de 1,8 mil câmeras de monitoramento na cidade.
Serão instaladas câmeras em logradouros públicos em locais com maior índice de criminalidade, segundo dados repassados pelas Polícias Militar e Civil. Além disso, outras serão implantadas em 113 prédios públicos, incluindo escolas, Unidades de Saúde, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), entre outros. O objetivo é evitar casos de furtos e aumentar a segurança no entorno das unidades escolares.
A Prefeitura trabalha também na criação do COI (Centro de Operações Integradas), que vai gerenciar o monitoramento de toda a cidade e repassar informações em tempo real às autoridades policiais.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba conquista pódios e mantém liderança no Circuito Grow Up de Skate
Os atletas de Caraguatatuba voltaram a se destacar na terceira etapa do Circuito Grow Up, válida pelo Campeonato Paulista de Skate, disputada no último fim de semana (27 e 28 de junho). Com nove representantes, a equipe conquistou pódios e manteve o município entre os destaques da competição, que reuniu
Governo Municipal inicia Conexão Liderança para qualificação de líderes no serviço público
A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou, na quinta-feira (2), o projeto “Conexão Liderança”, voltado a secretários, secretários-adjuntos, diretores e servidores que ocupam cargos estratégicos na administração municipal. A iniciativa, conduzida pelas secretarias de Administração e de Governo, encerra na segunda-feira (6), no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba,
Aloha Spirit Run abre inscrições para etapa de corrida de rua em Caraguatatuba
Caraguatatuba recebe a primeira edição do Aloha Spirit Run no dia 16 de agosto com provas de corrida, caminhada e categorias infantis. As inscrições estão abertas até 13 de agosto pelo site https://www.ticketsports.com.br/e/aloha-spirit-run-caraguatatuba-sp-87537. No endereço, os participantes encontram o regulamento da prova, o percurso, os lotes e valores das inscrições,
Prefeitura de Caraguatatuba abre julho convocando aprovados de seis funções do Concurso de 2023
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais nove aprovados de seis cargos do Concurso Público de 2023 para se apresentar nesta quarta, quinta e sexta-feira (1º, 2 e 3/7), das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de
Artesãos de Caraguatatuba participam do curso de Artefatos Artesanais para datas comemorativas
No primeiro dia do curso prático “Artefatos Artesanais para Datas Comemorativas”, para artesãos profissionais, realizado no Polo Cultural Jac Costa, no Centro, os participantes aprenderam a fazer coelhos e artigos para Páscoa com bucha vegetal. A capacitação, iniciada quinta-feira (25), tem como objetivo ampliar a qualificação técnica dos artesãos locais,