Pesquisar No Site
Mais de três mil atendimentos foram feitos no Multiação realizado no bairro Travessão neste sábado (09/03)
Mais de três mil atendimentos foram feitos no Multiação realizado no bairro Travessão neste sábado (09/03)
A 7ª edição do Programa Multiação, governo itinerante, criado pela Prefeitura de Caraguatatuba, esteve no bairro Travessão, na EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira, neste sábado (09/03). O evento foi encerrado com um balanço de mais de três mil atendimentos nos diversos serviços gratuitos como vacinação contra diversas doenças, emissão de CPF, cuidados com a saúde, orientações judiciais e outros.

#PraCegoVer: Prefeito ao lado de secretários, sentados atrás de uma fileira de mesas, atendem um grupo de moradores, no pátio da escola (Foto: Luis Gava/PMC)
O prefeito Aguilar Junior realizou atendimento diretamente ao público durante o evento, juntamente com a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Aguilar e diversos secretários municipais. Para o prefeito, o programa Multiação tem enorme importância pois é uma oportunidade de aproximar o poder público da população.
Atendimento à população
Moradores do Perequê Mirim aproveitaram a oportunidade para conversar com o prefeito pessoalmente. José Carlos Bonfim, há 50 anos no bairro, conta que ele e outros moradores resolveram se organizar para levar uma série de reivindicações, entre elas, a drenagem do córrego Alta Tensão, a retirada de lombada das ruas e troca por “olho de gato” e operação tapa-buracos na região.
Prontamente os secretários de Obras Públicas, Leandro Borella, Serviços Públicos Hugo Bernardes e Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Júnior agendaram uma diligência ao bairro na próxima quarta-feira (13/03) para averiguação das ações necessárias.
Bonfim considerou o atendimento positivo, assim como Leonardo Martins, também morador do bairro. Leonardo conta que receberá os moradores em sua casa na quarta-feira para alinhar os trabalhos.

#PraCegoVer: menina assiste a uma agente de saúde fazer demonstração de escovação de dentes em um tigre de pelúcia. Outra agente também assiste (Foto: Luis Gava/PMC)
Rafaela Silva Chagas, de 10 anos, foi ao Multiação e aprendeu com as agentes de Saúde como se faz uma boa escovação de dentes. Saiu com uma nova escova e com a certeza de que, agora, não vai mais errar e nem esquecer da limpeza após as refeições. Sua mãe, Jaqueline Maria Chagas, não perdeu a oportunidade e fez o teste de Hepatite. “Temos que aproveitar a chance de usufruir dos serviços oferecidos”, disse ela.
Já Darcy Apolinário Oliveira, moradora da rua João Vicente de Moraes, Estrela D’Alva, no centro da cidade, explica que foi ao Multiação para conversar com o Secretário de Serviços Públicos. “Pedi o nivelamento de um trecho da rua João Marcel, em nome de moradores do bairro. Fui bem atendida pela equipe da Sesep e espero que eles atendam minha solicitação”.
O Multiação
Antes mesmo do encerramento do Multiação, secretários e funcionários públicos já comentavam que foi um dos que mais contou com a presença de munícipes. O prefeito comemora, destacando que o objetivo é justamente beneficiar o maior número possível de pessoas. “A função do Multiação é levar toda a estrutura da Prefeitura de Caraguatatuba para os bairros. É uma grande oportunidade da população falar com o prefeito, secretários e resolver pendências diretamente conosco”, avalia o prefeito.
No ano de 2018, o Programa Multiação realizou um total de 8.789 atendimentos nos meses de março, agosto e novembro.
Defensoria Pública
Uma das novidades do Multiação do Travessão foi a presença de Defensores Públicos que trabalharam voluntariamente no evento, atendendo a população. Para a Prefeitura a parceria é bem vinda pois enriquece o trabalho oferecido aos munícipes.
Confira a lista de serviços oferecidos nesta edição do Multiação:
– Fundacc/ várias atrações culturais;
– Secretaria de Governo/ Sebrae/ Atendimento ao empreendedor;
– Centro Universitário módulo/ Estagiários do curso de Direito;
– Secretaria de Habitação/ Inscrições para o programa de habitação e Regulariza Caraguá;
– Secretaria de Planejamento/ pesquisas;
– Secretaria de Tecnologia da Informação/ Cabeamento de acessos à informática;
– Defensoria Pública/ Na área de família, divórcio, dissolução de união estável, guarda de filhos menores, alimentos e visitas/ Conciliações nos casos de acidentes de trânsito; conciliações de casos cíveis, tais como contratos de prestações de serviços em geral/ Cobranças/ Orientação ao cidadão e encaminhamento à Defensoria;
– Procon/ Orientação aos consumidores e fornecedores sobre relação de consumo, direitos do consumidor, compras e prestação de serviços/ Orientação aos servidores sobre endividamento;
– Secretaria de Comunicação Social/ Divulgação do evento;
– Secretaria de Educação/ fornecimento do local, estrutura e funcionários;
– Caraguá Luz/ Serviço de informações aos munícipes;
– Primeiríssima infância/ Divulgação do próprio trabalho;
– Acessa São Paulo/ Informações, certidões e emissão do CPF.;
– Sabesp/ Atendimento geral, técnico para visita emergencial, distribuição de água no evento;
– Secretaria de Turismo/ Exposição fotográfica;
– Pat/ Banco do povo/ Informações sobre seguro desemprego, confecção de currículos e empréstimos via banco do povo;
– Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania/ CRAS, CREAS, Cadastro único, Conselho Tutelar e corte de cabelos;
– Poupatempo/ Emissão de carteira de trabalho;
-Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão/ Orientação e atendimentos;
– Secretaria de Esportes e Recreação/ Monitores e brincadeiras às crianças;
– Secretaria de Saúde/ Aferição de pressão, teste de glicemia, teste de hepatites b e c, vacina contra a febre amarela, entre outros;
– Ouvidoria/ Orientações e organização do evento;
– Fundo Social (primeira dama municipal);
– Secretaria da fazenda/ IPTU, informações diversas (cadastro e pendências), tributos, débitos, certidões e orientações para comércio;
– Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca/ Orientações, plantio e poda de árvores;
– Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso/ Projetos gratuitos para calçada acessível;
– Secretaria de Urbanismo/ Atendimento ao público;
– Bandeirantes Energia/ Atendimento e orientações;
– Secretaria de Obras Públicas/ Informações em geral;
– Secretaria de Serviços Públicos/ Informações em geral;
– Cejusc/ Regularização de guarda, visitas e pensão alimentícia (as partes devem comparecer com documentos pessoais, certidão de casamento e de nascimento dos filhos menores); Conciliação para negociação de débitos com a Bandeirante Energia Elétrica e a SABESP; Acordos para problemas como Batida de carro (as duas partes devem comparecer com seus documentos pessoais e BO, se tiver), Divórcio;
– Prefeito e secretários/ Atendimento à população.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba amplia formação tecnológica de jovens em parceria com o IFSP durante Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Caraguatatuba (IFSP-CAR), estudantes de Caraguatatuba participaram da Oficina de Desenvolvimento de Jogos Digitais, a PyGame, realizada na tarde desta terça-feira (21), durante a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2025). A ação
Exposição ‘Florescer da Primavera 2025’ reúne obras originais de etnias indígenas do Sul e Sudeste do Brasil
O Ponto de Cultura Viva Espaço Hartãt – Acervo Indígena, em Caraguatatuba, abre neste sábado (18/10), sua nova exposição ‘Florescer da Primavera 2025’, com peças originais de etnias das regiões Sul e Sudeste do Brasil, pertencentes ao acervo do Espaço. A entrada é gratuita e a mostra pode ser visitada
Ceminha compartilha memórias do povo caiçara na Quarta Literária da Kaká nesta semana
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza nesta semana, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, mais uma edição da ‘Quarta Literária da Kaká’. O encontro será nesta quarta-feira (12/11), às 19h, com a memorialista Iracema Mendes de Souza, popularmente conhecida como Ceminha. A entrada é gratuita. A autora caiçara,
Parque Juqueriquerê recebe mostra de cinema ambiental dentro da ação “A COP é Aqui”
O Parque Natural Municipal Juqueriquerê será palco de uma mostra especial de filmes que abordam temas ligados à sustentabilidade, justiça climática e povos tradicionais. As exibições fazem parte da ação “A COP é Aqui”, iniciativa nacional que leva o espírito da COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas)
14º Festival Estudantil de Teatro de Caraguatatuba começa na próxima segunda-feira
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza a partir da próxima segunda-feira (27), no Auditório Maristela de Oliveira, no Centro, a 14ª edição do FET – Festival Estudantil de Teatro de Caraguatatuba. A entrada é solidária com a doação de um kg de alimento não perecível, que será