Pesquisar No Site
Bloco do Urso e a missão de transformar o Carnaval em ação solidária

Bloco do Urso e a missão de transformar o Carnaval em ação solidária
Ele surgiu em 2003, primeiro como Bloco da Integração, mas depois se transformou no tradicional Bloco do Urso, que embala os domingos de Carnaval de Caraguatatuba. Mais que só folia, a agremiação traz como seu lema a ajuda solidária, com donativos ou recursos doados para entidades carentes.

#PraCegoVer: Foliões do Bloco do Urso brincam carnaval na avenida. Uma porta-bandeira e um bonecão com camiseta do bloco vão à frente
O radialista Ricardo Mazzei lembra do surgimento do bloco, tendo ele como um dos fundadores. “Na primeira versão, o mascote já era o urso e tínhamos o amigo mais velho da turma com apelido de Urso Branco. Por três anos a gente se reunia e falava em montar um bloco e não saía, mas, um ano resolvemos que ele ia pra rua e nunca mais paramos”.
Ele lembra que no primeiro ano o desfile foi debaixo de uma chuva que Deus mandava e mesmo assim reuniu mais de 100 pessoas. Inicialmente, a concentração era próximo da quadra esportiva da Avenida da Praia e, nos anos seguintes, passou a sair do Sumaré.
“Já desde as primeiras edições a gente pedia para os participantes doarem leite em pó para a Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba e fraldas geriátricas. Como não atingia o que esperávamos, no terceiro ano passamos a cobrar pelo abadá e fazer a doação diretamente para as instituições”.
Hoje, o Bloco do Urso sai com cerca de 300 pessoas, com a bateria do Mestre Leandro e 40 componentes. Mazzei lembra que outra tradição é o pré carnaval, este ano marcado para o dia 27 de fevereiro no Quiosque 32. “As vendas dos abadás começam no dia 25 e eles podem ser adquiridos comigo na Rádio Caraguá FM”.
A estimativa dos organizadores é arrecadar em torno de R$ 20 mil que depois são usados para aquisição de cadeira de roda, andador, muleta, fralda, entre outros produtos que são doados a instituições.
Uma das características do Bloco do Urso é a festa grandiosa que é feita após o desfile, sempre em um salão fechado. O abadá custa R$ 160, mas com direito a bebidas com cerveja, vinho, uísque, vodka, água, refrigerante, água de coco, queijos, salgados, hot dog, lanche de pernil, pães de metro, pães de batata, sorvete, mini churros e muito mais.
Veja Também Recentes

Perequê Mirim vence Torneio Início de Aniversário da Cidade
A equipe do Perequê Mirim foi campeã da primeira edição do Torneio Início de Aniversário da Cidade de Futebol de Campo. As finais ocorreram no domingo (27), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), com sete jogos. Na primeira partida, o Força Jovem venceu o Riza por 1 a 0.

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de exploração de jogos de azar e apreende máquinas caça-níqueis em bar
A Guarda Civil de Caraguatatuba apreendeu três máquinas caça-níqueis localizadas em um bar no bairro Jaraguazinho, no último sábado (12). A ação, realizada após os guardas municipais concederem apoio à equipe de Fiscalização de Postura e Urbanismo, ocorreu em um bar e mercearia do bairro. Durante a operação, a equipe

Problemas financeiros e de internet dominam ranking de reclamações do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre
O balanço de atividades do Procon de Caraguatatuba registrou 2.896 procedimentos formalizados dos 5.806 atendimentos realizados nos meses de janeiro, fevereiro e março. Desses, 2.910 atendimentos foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O ranking de reclamações do 1º trimestre foi marcado por problemas com envio de produtos sem solicitação

#ElasTech reúne centenas de alunas em evento de tecnologia de inclusão de gênero em Caraguatatuba
Para comemorar o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), Caraguatatuba realizou nesta quinta-feira (24), no Teatro Mário Covas, a primeira edição do #ElasTech, evento de tecnologia de inclusão de gênero. As atividades foram propostas para conscientizar sobre a necessidade de mais meninas e mulheres no

Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Luiz Melodia – No Coração do Brasil” nesta sexta-feira
O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui apresenta nesta sexta-feira (11/4), às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, o longa-metragem “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”. A exibição tem entrada gratuita e conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Dirigido por Alessandra Dorgan, o filme