Pesquisar No Site
Caraguatatuba capacita mais de 100 Agentes Comunitários de Saúde contra a Dengue
Caraguatatuba capacita mais de 100 Agentes Comunitários de Saúde contra a Dengue

#PraCegoVer 1: Agentes da Secretaria de Saúde sentados no Auditório da Fundacc participam de capacitação. (Foto: Luis Gava/PMC)
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, tem intensificado as ações de combate a criadouros do mosquito Aedes aegypti. Para as atividades diárias, além de contar com os agentes de controle de zoonoses, o município também disponibiliza à população os esforços dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), parte da linha de frente deste combate, já que estão frequentemente em contato com moradores em suas casas.
Nesta sexta-feira (15/02), 114 destes ACSs estiveram presentes no Auditório da Fundacc para uma capacitação contra a Dengue junto à equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e da Vigilância Epidemiológica (VE). Até esta sexta-feira (15/02), Caraguatatuba registrou 111 casos notificados de Dengue; sendo destes 103 negativos; cinco positivos; três em investigação e um óbito.
O coordenador do CCZ, Ricardo Fernandes, falou ao público sobre a importância da pro atividade destes profissionais, quando dentro das residências visitadas. “Muitas das vezes, é o ACS que detecta uma criança doente e reforça a urgência do atendimento médico e isso pode salvar uma vida”, destacou.
Ricardo Fernandes falou sobre o ciclo da larva do mosquito e dos principais criadouros do Aedes aegypti. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz, pesquisas realizadas em campo indicam que os grandes reservatórios, como caixas d’água, galões e tonéis (muito utilizados para armazenagem de água para uso doméstico em locais dotados de infraestrutura urbana precária), são os criadouros que mais produzem Aedes aegypti e, portanto, os mais perigosos.
Isso não significa que a população possa descuidar da atenção a pequenos reservatórios, como vasos de plantas, calhas entupidas, garrafas, lixo a céu aberto, bandejas de ar-condicionado, poço de elevador, entre outros. O Aedes aegypti coloca seus ovos, preferencialmente, nas paredes de criadouros com água limpa e parada, bem próximo à superfície da água. Daí a importância de lavar, com escova ou palha de aço, as paredes dos recipientes que não podem ser eliminados, onde o ovo pode permanecer grudado.
Cap
Nesta semana, de 11 a 15/02, a Prefeitura de Caraguatatuba intensificou ainda mais as ações de combate ao Aedes aegypti. Ao todo, foram nebulizados 450 imóveis; m visitadas 511 casas para realização do controle de criadouros (ação feita antes da nebulização).
As ações de nebulização foram realizadas nos bairros Martim de Sá e Barranco Alto e bloqueios mecânicos foram feitos no Ipiranga e Barranco Alto.
Paralelo a isso, existe uma equipe que realiza constantemente vistorias em Pontos Estratégicos, ou seja, lugares com maior probabilidade de focos de dengue; tais como desmanches, reciclagens e pátios. Somente, nesta semana, cerca de 20 destes pontos foram vistoriados.
Veja Também Recentes
Teatro Mario Covas apresenta show“A Bella Itália – Especial Andrea Bocelli” neste sábado
Neste sábado (31/10), o Teatro Mario Covas apresenta às 19h, o show musical “A Bella Itália – Especial Andrea Bocelli” com o trio A Bela e os Tenores. Os ingressos podem ser adquiridos no site https://tinyurl.com/3bh58e2r. Reconhecido nacionalmente pelo programa de televisão “A Bella Itália”, o trio apresenta um show
Sistema EduConnect fortalece aprendizado de estudantes da Educação Inclusiva da rede municipal de Caraguatatuba
A tecnologia tem ocupado um papel cada vez mais estratégico na construção de uma educação pública inclusiva, organizada e capaz de acompanhar as necessidades de cada estudante. A Secretaria de Educação da Prefeitura de Caraguatatuba desenvolveu o Sistema EduConnect/Educação Especial Inclusiva (EEI), que se desponta como uma importante ferramenta para
Nadadores de Caraguatatuba participam da Seletiva Troféu Kim Mollo 2026
Caraguatatuba esteve representada na Seletiva Troféu Kim Mollo 2026, realizada entre os dias 9 e 11 de outubro, em Mococa, no interior de São Paulo. A competição reuniu cerca de 550 nadadores de todo o estado, selecionados entre os 16 melhores classificados de cada prova, com representantes das oito regiões
Representantes do Governo de São Paulo visitam obras de convênios firmados com a Prefeitura de Caraguatatuba
Representantes da Secretaria Estadual de Governo e Relações Institucionais vistoriaram as obras da Prefeitura de Caraguatatuba realizadas com convênios firmados com o Estado de São Paulo na última quarta-feira (30/9), nos bairros do Sumaré, Perequê-Mirim e Jardim Britânia. Os investimentos do Palácio dos Bandeirantes nas obras vistoriadas totalizam R$ 8.257.136,44,
Espetáculo “Caravana do Circo sem Futuro” do grupo Nômade abre 3º Fecica neste sábado
A peça “Caravana do Circo sem Futuro”, do grupo Nômade, de São José dos Campos (SP), abre neste sábado (17/10), às 19h, na Praça da Cultura, a programação do 3º Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba. A mostra é gratuita e prevê até domingo (18/10) mais de 20 atrações